Colunistas

Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo
Qualidade de Vida
Artigos | Currículo   

Recuperar é preciso !

Um período muito importante para o rendimento esportivo - não precisa ser atleta para recuperar adequadamente - é a recuperação após o esforço. Com a contração muscular que ocorre de forma sucessiva durante a atividade, os mecanismos que captam o açúcar sanguíneo (glicose) e que regulam (modulam) a insulina, passam a ocorrer independente deste hormônio. Assim, após a atividade física, a musculatura exercitada passa a realizar maior captação de glicose. Com isso, o consumo de alimentos ricos em carboidratos, após o esforço, favorecem a recuperação do esforço, pois disponibiliza glicose no sistema circulatório a ser mais facilmente captada pela musculatura exercitada.

Essa captação permanece elevada por um período de aproximadamente quatro horas após a atividade. Você oferecendo glicose à sua célula durante este período, você estará favorecendo a recuperação do conteúdo de glicogênio muscular, tornando-se mais rapidamente apto para nova sessão de treinamento.

Após o esforço prolongado (leia-se acima de 1h30min ininterruptos), o consumo de carboidratos deve ser da ordem de 1g por kg de peso corporal a cada 2 horas após o esforço. Com esse consumo após 24horas a ingestão de carboidratos deve estar entre 7g e 10g por kg de peso corporal. A opção de alimentos sólidos ou líquidos deve obedecer basicamente à palatabilidade do indivíduo.

Lembre-se que a quantidade de carboidrato acima mencionada tem haver com um treino intenso e contínuo. Se você é sedentário e vai começar um programa de exercícios ou realiza exercícios sem muita regularidade, estes casos são diferentes. Aí dependendo de como "anda" sua composição corporal e qual vai ser a sua intensidade e regularidade, deve-se reavaliar a quantificação adequada do carboidrato necessário, senão você ficará sujeito a aumentar a sua ingesta porque fez exercícios e acabar engordando, pois o excesso de carboidratos ao final do dia promove aumento da gordura corporal. O importante é a orientação correta, tanto da alimentação quanto dos exercícios, para você alcançar seu melhor rendimento e com segurança para sua saúde. A melhoria estética - seja para emagrecimento ou ganho de massa muscular - é conseqüência da boa orientação, pois a pessoa que te orientará deverá respeitar sua constituição genética, colocando à você o que é possível e impossível ganhar ou perder me determinado período de tempo.

Procure realizar uma Avaliação e Orientação Física seguida de uma Orientação Nutricional. Infelizmente - ou felizmente - não podemos prescrever e/ou indicar nenhum tipo de dieta ou suplementação via internet, é ilegal e você estará correndo riscos.








Veja todos os artigos
Responsabilidade Humana, um novo conceito em qualidade de vida!
Que músculo é este?
As funções dos hormônios
Por quê terceirizar a Avaliação e Orientação Física?
10 hábitos para uma vida saudável!
Treinamento para caminhada e futura corrida
No ritmo "incerto"
Avaliação da Composição Corporal
Limite: você o conhece e o respeita?
Avaliação postural
O teste ergométrico
Prescrição de exercícios
Ergoespirometria
Hipertensão
Protocolos de Composição Corporal
Creatina
Creatina – parte II
Força X Resistência Aeróbia - o que fazer primeiro???? - O ideal é priorizar os objetivos
Retorno à atividade física pós-tratamento cardiológico
Prescrição de exercícios pós-tratamento cardiológico
Treinamento para caminhada e futura corrida
Aula de Bike: Não é para todos
Por quê é tão difícil emagrecer e manter-se magro(a)?
É necessário suplementar?
Importância de medir a Freq. Cardíaca
Recuperar é preciso !
Exercício e fumaça
Fazer ou não musculação?
Seu corpo não pode estar CONTRA sua saúde
Cuidar da possível obesidade deve começar cedo
Hormônios e o Exercício
Prevenção ainda é o melhor remédio

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas