Colunistas

Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo
Qualidade de Vida
Artigos | Currículo   

Seu corpo não pode estar CONTRA sua saúde

Se você tem corpo esguio, em forma de banana

Antes de começar a assaltar a geladeira feito um louco – e engordar demais e/ou prejudicar a saúde -, marque consulta com um endocrinologista. Ele vai pedir alguns exames para ver se sua magreza não é sinal de algum distúrbio, como diabetes, tireóide ou até uma anorexia (a pessoa não consegue comer e emagrece sem parar). Você também pode ter dificuldade para engordar se tiver um metabolismo acelerado. Depois de ver qual o motivo, o médico pode receitar fórmulas para abrir o apetite, suplementos, vitaminas, etc. O médico, o professor de educação física e uma nutricionista farão uma bela parceria.Depois do médico, você deverá passar por uma Avaliação e Orientação Física.

Não é porque você está a magro (a) que pode “deitar e rolar”, e comer só besteiras. Uma forma muito eficaz – e muito saudável – de encorpar é fazendo exercícios. Só que dispense os exercícios prolongados, chamados aeróbicos. Eles priorizam a queima de gordura, e não é isso que você precisa. O que interessa é aumentar a massa muscular, conseguida com exercícios localizados que modelam e esculpem o corpo.

É bom ficar sabendo que celulite e estrias não são privilégio dos gordinhos. Magros também têm celulite. Não espere que elas apareçam. Faça exercícios, se alimente direito e hidrate a região com cremes e óleos.

Nas roupas, use e abuse de estampas grandes, tecidos acolchoados e também de babados.

No dia-a-dia as mulheres podem usar vestidos folgados, só cuidado com as cavas, por causa do braço magro. Na praia você é a única que pode usar sem medo as tangas de amarrar, de lacinho. Já os homens podem preferir sungas to tipo mais largas que deixarão as pernas “visualmente” mais grossas.

Se você tem corpo gordinho, em forma de melancia

Quem é gordinho e quer emagrecer, terá que se esforçar também, mas com dieta que reduz quantidades, muita ginástica e cuidados extras com o corpo. Algumas roupas se tornam até grandes aliadas.

Não adianta começar um regime maluco, sem orientação, e acabar ficando anêmico. O caminho certo é o da nutricionista e/ou endocrinologista também! Por meio de exames, o médico verá se não tem nada de errado com sua tireóide ou com seus hormônios (e aí descobrir porque mesmo fechando a boca você não consegue emagrecer). Com um acompanhamento você também evita aquele engorda emagrece, que acaba com a saúde – e a elasticidade da pele – de qualquer um.

Mais do que fechar a boca, você tem que aprender a comer direito, pois normalmente quem tem tendência a engordar, vai ter que controlar a vida toda, e não só um período. Ficar sem comer doce um mês pode ajudar a perder alguns quilos, mas é só voltar a comer para voltar tudo de novo. Você precisa se alimentar com baixas calorias, mas sem esquecer dos nutrientes. O ideal é comer mais vezes e menores (muito menores) quantidades. Para emagrecer, você precisa gastar mais calorias do que você ingere. Então já para os exercícios! Aí sim eles têm que ser prolongados e moderados, e de três a cinco vezes por semana. Correr, andar de bicicleta e nadar ajudam bastante. Durante a dieta, o cuidado com a pele tem que ser redobrado, por causa da flacidez. Quando for passar cremes, faça uma boa massagem para ativar a circulação.

Na academia use roupas não muito cavadas e, no dia-a-dia legging com camiseta comprida que cubra a barriga e metade dos quadris. Você tem que tomar cuidado com as camisetas que” colam” na pele, e também evitar de usar somente top. Os tops por baixo das camisetas também são confortáveis e, usando as camisetas compridas, você poderá combiná-las com calças justas de lycra ou cotton lycra; mas prefira sempre calças e bermudas, evitando os shorts”, completa a especialista. Os tecidos lisos também são mais indicados, fuja das estampas. Cores escuras dão a impressão de mais magro (a), além de ficar mais “chic".
Se você está realmente muito acima do seu peso, preste muita atenção na escolha do seu tênis. Dê preferência aos que tem bom sistema de amortecimento (como as bolhas de ar), para proteger o impacto dos exercícios; até mesmo o impacto de uma simples caminhada.

Na praia um maiô preto de lycra sem muitas invenções, babados e estampas. Dê preferência para cores escuras e fuja das listras grossas.

O importante é você se sentir bem, valorizar seus pontos fortes e realizar exercícios físicos orientados regularmente!








Veja todos os artigos
Responsabilidade Humana, um novo conceito em qualidade de vida!
Que músculo é este?
As funções dos hormônios
Por quê terceirizar a Avaliação e Orientação Física?
10 hábitos para uma vida saudável!
Treinamento para caminhada e futura corrida
No ritmo "incerto"
Avaliação da Composição Corporal
Limite: você o conhece e o respeita?
Avaliação postural
O teste ergométrico
Prescrição de exercícios
Ergoespirometria
Hipertensão
Protocolos de Composição Corporal
Creatina
Creatina – parte II
Força X Resistência Aeróbia - o que fazer primeiro???? - O ideal é priorizar os objetivos
Retorno à atividade física pós-tratamento cardiológico
Prescrição de exercícios pós-tratamento cardiológico
Treinamento para caminhada e futura corrida
Aula de Bike: Não é para todos
Por quê é tão difícil emagrecer e manter-se magro(a)?
É necessário suplementar?
Importância de medir a Freq. Cardíaca
Recuperar é preciso !
Exercício e fumaça
Fazer ou não musculação?
Seu corpo não pode estar CONTRA sua saúde
Cuidar da possível obesidade deve começar cedo
Hormônios e o Exercício
Prevenção ainda é o melhor remédio

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas