Colunistas

Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo
Qualidade de Vida
Artigos | Currículo   

Que músculo é este?

É muito bom lidar com pessoas e ter amigos! Nós, professores de educação física, temos que gostar de lidar com pessoas, afinal, nossa missão é zelar e trabalhar pelo seu bem-estar físico e, consequentemente,mental. Uma das formas é conversar e explicar, durante uma avaliação e orientação física, ou até num papo entre amigos!

Outro dia uma grande amiga minha, que está treinando com um personal trainer, quis explicar a ele, quais músculos ela estava sentindo serem trabalhados no dia seguinte, já que estavam um pouco, digamos, doloridos. Mas ela queria explicar com a terminologia correta, afinal, já são alguns meses de treinamento e ela não gostaria de “falar qualquer coisa”. Aí veio me perguntar: (1) “Como chama aquele músculo da parte da frente da coxa que é o primeiro a aparecer quando estamos treinando? (2) E aquele da parte interna da coxa? (3) E aquele que fica na parte de trás do braço?”


Pois bem, logo abaixo vou esclarecer alguns termos e tipos de exercícios, que, para nós professores, são básicos, mas que para a grande maioria que está no início do seu treinamento ou que nunca treinou podem ajudar a entender melhor o que irá ser trabalhado.

Primeiro, respondendo aos questionamentos da minha amiga, e de várias outras pessoas, as respostas por ordem, são:

1. Músculo Quadríceps: localiza-se na parte anterior da coxa (na frente), e se compõem, basicamente, do vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio e reto femural;



Fonte: Netter, Frank H..Atlas de Anatomia Humana.2ed.Porto Alegre: Artmed, 2000.


2. Adutores da coxa: localizados na parte interna da coxa, tem como função princial, realizar o movimento de fechamento das pernas;


3. Músculo Tríceps: ou também chamado de tríceps braquial, é localizado na parte posterior do braço e é responsável pela extensão do braço.



Fonte: Netter, Frank H..Atlas de Anatomia Humana.2ed.Porto Alegre: Artmed, 2000.


Outra dúvida interessante é: “porque uma pessoa mais treinada começa a transpirar mais cedo e em maior quantidade do que uma pessoa não tão treinada ou mais sedentária?” Esta mesma amiga, estava achando estranho que depois de – aproximadamente - 12 meses de treinamento, ela não para de transpirar, até quando dá uma pequena caminhada para ir almoçar, já começa a ficar com o rosto mais molhado. Pois bem, a resposta é simples se compararmos nosso corpo a um carro. Chama-se mecanismo de termorregulação, ou seja, o organismo passa por adaptações ao treinamento e, entre elas, a melhor regulação da temperatura corporal vem através da sudorese (produção de suor).

O ser humano é um homeotérmico, com uma temperatura do corpo entre 36 e 37ºC. Abaixo destes valores há hipotermia e mecanismos de controle são acionados, como a vaso-constrição, arrepios, aumento da taxa metabólica, na tentativa de se elevar a temperatura corporal. Estas são respostas de curto prazo, há respostas mais longas, com o aumento dos depósitos de gordura, gordura subcutânea e outros mecanismos.

Para o caso de hipertermia, acima de 37ºC ou quando estamos praticando exercícios, temos o suor, a vaso-dilatação e respostas também de mais longo prazo.

Se temperatura se eleva sem controle, entramos em fadiga mais rápido, que é o mesmo que acontece com um motor de carro, quando ele aquece demais, ele pára! Uma pessoa mais bem treinada demora mais tempo para entrar em fadiga pois a produção de suor aumenta para regular melhor a temperatura. Por isto a reposição de água antes, durante e depois de todo treinamento, torna-se fundamental, pois é necessário haver reposição dos líquidos perdidos.

O conforto se dá quando nenhum destes mecanismos foi acionado, gerando um estado de neutralidade.

Quando você faz uma avaliação e orientação física ou mesmo uma reavaliação física, todos estes conceitos são cuidadosamente explicados, e, se não forem, exija sua explicação, afinal você precisa treinar entendendo o que está acontecendo com seu corpo!


O importante é não ficar parado!








Veja todos os artigos
Responsabilidade Humana, um novo conceito em qualidade de vida!
Que músculo é este?
As funções dos hormônios
Por quê terceirizar a Avaliação e Orientação Física?
10 hábitos para uma vida saudável!
Treinamento para caminhada e futura corrida
No ritmo "incerto"
Avaliação da Composição Corporal
Limite: você o conhece e o respeita?
Avaliação postural
O teste ergométrico
Prescrição de exercícios
Ergoespirometria
Hipertensão
Protocolos de Composição Corporal
Creatina
Creatina – parte II
Força X Resistência Aeróbia - o que fazer primeiro???? - O ideal é priorizar os objetivos
Retorno à atividade física pós-tratamento cardiológico
Prescrição de exercícios pós-tratamento cardiológico
Treinamento para caminhada e futura corrida
Aula de Bike: Não é para todos
Por quê é tão difícil emagrecer e manter-se magro(a)?
É necessário suplementar?
Importância de medir a Freq. Cardíaca
Recuperar é preciso !
Exercício e fumaça
Fazer ou não musculação?
Seu corpo não pode estar CONTRA sua saúde
Cuidar da possível obesidade deve começar cedo
Hormônios e o Exercício
Prevenção ainda é o melhor remédio

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas