Colunistas

Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo
Qualidade de Vida
Artigos | Currículo   

É necessário suplementar?

Nós professores que trabalhamos com atividade física e saúde, somos constantemente abordados por alunos/clientes, questionando a utilização de suplementos, vitaminas e outros recursos chamados ergogênicos (que melhoram a performance). Para finalidades de saúde e aptidão física não competitiva, não se deve encorajar o uso de nenhuma substância com finalidade de promover um melhor desempenho físico, sexual ou intelectual. A melhor recomendação para praticantes amadores (mesmo os mais assíduos) deve ser a correção e reeducação de hábitos saudáveis por suplementos ou drogas compensatórias ou potencializadores do treinamento. Desconfie de depoimentos de sucessos individuais e artigos de revistas pseudo-especializadas.

Suplementos alimentares são definidos e comercializados como produtos alimentícios, não havendo conotação de medicamento, por isso são pouco controlados pelas autoridades sanitárias. Geralmente apresentam composição e apresentação em "formato" de remédio, o que confunde e ilude os consumidores mais ingênuos.

A deficiência real de micronutrientes e oligoelementos como vitaminas e minerais são raras. A princípio, estes suplementos foram criados para suprir deficiências. Megadoses de vitaminas e minerais não só pode ser um desperdício de dinheiro como pode causar intoxicações e até mal-formações congênitas nos fetos em desenvolvimento embrionário.

Até hoje as pessoas acreditam que a vitamina C melhora a resistência do sistema imunológico contra gripes e resfriados. É uma crença popular, mas não tem respaldo científico.

Uma das principais estratégias para estimular apetite de pacientes debilitados é a ingestão de vitaminas do complexo B. Dizer que estas vitaminas não engordam porque não possuem calorias, é estranho para quem conhece um pouco de bioquímica. Isto porque as vitaminas do Complexo B aumentam a síntese de carboidratos e, conseqüentemente podem engordar sim.

Todo ano aparecem novidades nas lojas de suplementos alimentares que serão comercializadas como soluções quase todos os males, principalmente para o combate ao estresse, envelhecimento, indisposição, falta de ânimo, cansaço, emagrecimento e melhora no desempenho geral. Não caia no "conto do vigário", acreditando em tudo que lançam. Espere por comprovações científicas e peça orientação à profissionais da nutrição, pois são eles (além dos médicos da área) os mais indicados de prescrever ou não algum tipo de suplementação.








Veja todos os artigos
Responsabilidade Humana, um novo conceito em qualidade de vida!
Que músculo é este?
As funções dos hormônios
Por quê terceirizar a Avaliação e Orientação Física?
10 hábitos para uma vida saudável!
Treinamento para caminhada e futura corrida
No ritmo "incerto"
Avaliação da Composição Corporal
Limite: você o conhece e o respeita?
Avaliação postural
O teste ergométrico
Prescrição de exercícios
Ergoespirometria
Hipertensão
Protocolos de Composição Corporal
Creatina
Creatina – parte II
Força X Resistência Aeróbia - o que fazer primeiro???? - O ideal é priorizar os objetivos
Retorno à atividade física pós-tratamento cardiológico
Prescrição de exercícios pós-tratamento cardiológico
Treinamento para caminhada e futura corrida
Aula de Bike: Não é para todos
Por quê é tão difícil emagrecer e manter-se magro(a)?
É necessário suplementar?
Importância de medir a Freq. Cardíaca
Recuperar é preciso !
Exercício e fumaça
Fazer ou não musculação?
Seu corpo não pode estar CONTRA sua saúde
Cuidar da possível obesidade deve começar cedo
Hormônios e o Exercício
Prevenção ainda é o melhor remédio

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas