Colunistas

Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo
Qualidade de Vida
Artigos | Currículo   

Hormônios e o Exercício

O sistema endócrino ajuda a integrar e controlar as funções corporais e, dessa forma, proporciona estabilidade ao meio ambiente interno do corpo. Os hormônios afetam quase todos os aspectos da função humana. Regulam o crescimento, o desenvolvimento e a reprodução e aprimoram a capacidade do corpo em lidar com o estresse físico e psicológico.

Os hormônios são substâncias químicas sintetizadas por uma glândula hospedeira específica e são secretados para dentro do sangue e transportados através de todo o corpo.

Além de alterar a atividade enzimática, os hormônios podem tanto facilitar quanto inibir a captação de determinadas substâncias pelas células. Por exemplo, a insulina facilita o transporte de glicose para dentro da célula, combinando-se com a glicose extracelular e um carreador da glicose dentro da membrana plasmática. Em contrapartida, o hormônio adrenalina age de maneira oposta inibindo a liberação de insulina, tornando, portanto mais lenta a captação de glicose. Este foi só um exemplo para você ver como a ação hormonal é importante e indispensável.

LIBERAÇÃO DE HORMÔNIO INDUZIDA PELO EXERCÍCIO

Um período agudo de atividade física estimula a liberação do GH e, ao ser aumentada a intensidade do exercício, observa-se uma elevação brusca na produção de GH. Esta seria uma resposta benéfica para o crescimento do músculo, do osso e do tecido conjuntivo, assim como para aprimorar a mistura metabólica durante o exercício.

Já a prolactina, que tem um efeito de mobilizar os ácidos graxos, também aumenta com o exercício. Uma curiosidade: por causa da sua importante função sexual das mulheres, sua liberação induzida pelo exercício atua nos ovários e contribui para alterações no ciclo menstrual, observada em mulheres atletas, aquelas que faze exercício visando alta performance, com prática extremamente intensa e mais de 5x/semana. As endorfinas, que bloqueiam a dor que promovem a euforia, podem afetar a alimentação e o ciclo menstrual da mulher. Elas aumentam com o exercício de longa duração. Os hormônios ovarianos, o estrogênio e a progesterona, controlam o ciclo menstrual e aumentam a deposição de gordura. Aumentam com o exercício, mas depende da fase menstrual.

As “famosas” endorfinas aumentam em geral como resposta ao exercício. A elevação de beta-endorfina durante o exercício aumenta em até 5 vezes em relação ao nível de repouso, com valores ainda mais altos ocorrendo no cérebro. Para o exercício aeróbico, a intensidade do exercício é um fator primário capaz de estimular as elevações dos níveis plasmáticos de beta-endorfina. Com o exercício de resistência, a liberação de beta-endorfina responde diferentemente aos vários protocolos de exercícios, com o protocolo de maior duração e os intervalos entremeados de repouso mais longos acarretando a maior resposta. O efeito mais notável destes hormônios foi seu papel desencadeante da denominada “alegrai do exercício” – um estado descrito por alguns como euforia e jovialidade à medida que progride a duração do exercício aeróbico de moderado a intenso.

Bom, falar de hormônios e do efeito dos exercícios é um assunto bem longo e mais complexo. Procurei apenas introduzir o assunto de forma que você saiba alguns efeitos deles sobre o nosso organismo e como o exercício deve ser sempre orientado para que ele não seja um causador de estresse e sim um fator modulador de qualquer oscilação hormonal.

Fonte: Fisiologia do Exercício - McArdle








Veja todos os artigos
Responsabilidade Humana, um novo conceito em qualidade de vida!
Que músculo é este?
As funções dos hormônios
Por quê terceirizar a Avaliação e Orientação Física?
10 hábitos para uma vida saudável!
Treinamento para caminhada e futura corrida
No ritmo "incerto"
Avaliação da Composição Corporal
Limite: você o conhece e o respeita?
Avaliação postural
O teste ergométrico
Prescrição de exercícios
Ergoespirometria
Hipertensão
Protocolos de Composição Corporal
Creatina
Creatina – parte II
Força X Resistência Aeróbia - o que fazer primeiro???? - O ideal é priorizar os objetivos
Retorno à atividade física pós-tratamento cardiológico
Prescrição de exercícios pós-tratamento cardiológico
Treinamento para caminhada e futura corrida
Aula de Bike: Não é para todos
Por quê é tão difícil emagrecer e manter-se magro(a)?
É necessário suplementar?
Importância de medir a Freq. Cardíaca
Recuperar é preciso !
Exercício e fumaça
Fazer ou não musculação?
Seu corpo não pode estar CONTRA sua saúde
Cuidar da possível obesidade deve começar cedo
Hormônios e o Exercício
Prevenção ainda é o melhor remédio

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas