Colunistas

Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo
Qualidade de Vida
Artigos | Currículo   

Aula de Bike: Não é para todos

Hoje em dia se fala muito nas aulas de bike ou spinning, ou bike indoor. É uma aula que alia motivação e gasto calórico, por isto atrai tantos adeptos. Normalmente estes adeptos são viciados nesta aula, não a dispensam de jeito nenhum e ainda a combinam com outros exercícios, muitas vezes exagerando e ultrapassando limites individuais. O problema não é a combinação das atividades. Pelo contrário! Eu, quando prescrevo algum programa, procuro combinar as atividades adequadamente, levando em consideração o objetivo do aluno, sua condição física, freqüência semanal e disponibilidade de tempo.

O que me preocupa e que gostaria de orientar, é que na aula de bike é bastante difícil controlar a freqüência cardíaca, entrar no ritmo correto das pedaladas e de carga e não deixar ultrapassar sua freqüência cardíaca ideal de treino. O ideal seria você treinar com o frequencímetro monitorando-se sempre, e/ou a sala de aula tivesse vários monitores para o Prof. controlar a freqüência cardíaca dos alunos (alguma academias já possuem esta tecnologia). A mudança de posição na bike "te obriga" a colocar mais carga e alterar o ritmo das pedaladas. Pois bem, você que não é tão bem condicionado – mas também não é sedentário – procure seguir seu ritmo, seu batimento cardíaco. Não se deixe levar pelo ritmo da música e/ou pelo incentivo do professor.

Respeite sua freqüência cardíaca de treino, por mais que a aula esteja animada e o professor peça para você aumentar a carga ou ritmo das pedaladas (nenhuma das técnicas sugere que você pedale acima de 110 rotações por minuto!). Se for combinar outras atividades - dependendo do seu grau de condicionamento e objetivo - procure adicionar de 15 a 45 minutos de exercícios aeróbicos moderados (até 75% da frequência cardíaca máxima) o que daria um total de 60 a 90 minutos, considerando que a duração comum de uma aula de bike é 45 minutos. Não ultrapasse isto se o seu objetivo for emagrecimento e/ou condicionamento. Somente atletas que visam alto rendimento e/ou performance estarão preparados para treinos superiores a este tempo.

Para hipertensos não controlados esta aula é totalmente contra-indicada. Já para os hipertensos controlados, é possível fazê-la, mas, repito: CONTROLE SUA FREQUÊNCIA CARDÍACA, ela é sua segurança. O ideal de combinação com esta aula (adicionando ou não mais tempo de exercício aeróbico) é um treino de membros superiores (pode-se incluir abdômen) e alongamento. Deixe para o dia seguinte o treino de membros inferiores para não sobrecarregar a musculatura. Se sua academia tiver aula para iniciantes, melhor. Nunca entre nesta aula se não conseguir fazer 45 minutos ininterruptos de bicicleta ergométrica estacionária com uma carga média. Ajeite seu banco da bicicleta para não promover uma hiperextensão dos joelhos e leve garrafa de água (pelo menos 500ml). Se quiser, uma toalhinha para enxugar o suor também é benvinda.








Veja todos os artigos
Responsabilidade Humana, um novo conceito em qualidade de vida!
Que músculo é este?
As funções dos hormônios
Por quê terceirizar a Avaliação e Orientação Física?
10 hábitos para uma vida saudável!
Treinamento para caminhada e futura corrida
No ritmo "incerto"
Avaliação da Composição Corporal
Limite: você o conhece e o respeita?
Avaliação postural
O teste ergométrico
Prescrição de exercícios
Ergoespirometria
Hipertensão
Protocolos de Composição Corporal
Creatina
Creatina – parte II
Força X Resistência Aeróbia - o que fazer primeiro???? - O ideal é priorizar os objetivos
Retorno à atividade física pós-tratamento cardiológico
Prescrição de exercícios pós-tratamento cardiológico
Treinamento para caminhada e futura corrida
Aula de Bike: Não é para todos
Por quê é tão difícil emagrecer e manter-se magro(a)?
É necessário suplementar?
Importância de medir a Freq. Cardíaca
Recuperar é preciso !
Exercício e fumaça
Fazer ou não musculação?
Seu corpo não pode estar CONTRA sua saúde
Cuidar da possível obesidade deve começar cedo
Hormônios e o Exercício
Prevenção ainda é o melhor remédio

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas