Colunistas

Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo
Qualidade de Vida
Artigos | Currículo   

Prevenção ainda é o melhor remédio

As pessoas estão buscando melhor qualidade de vida com informação e exercícios. Não que prevenção seja um assunto novo. Não! Na verdade nos EUA, esta palavra já é estudada há muitos anos e o Brasil só veio dar continuidade ao processo, fazendo a população se cuidar e se mexer, literalmente.

Fazer exercício é bom para a saúde, isto é senso. Fazer muito exercício, portanto, seria excelente? Raciocínio equivocado. Os limites da malhação devem ser respeitados para o exercício não causar um efeito rebote, ou seja, ao invés dele minimizar estresse seria mais um causador dele. Deixe este patamar de prática para os competidores de alto nível. A busca pela qualidade de vida e prevenção deve ter espaços bem divididos, para o lazer, família, trabalho e exercícios. De acordo com Dr. Helio Raia, diretor comercial do Hospital do Coração em São Paulo (HCor), “as pessoas em primeiro lugar devem analisar a sua herança genética”. Quais problemas de saúde têm na sua família? Não que seja exata a relação, mas tudo pode começar pela hereditariedade. Já o Prof. Doutor Livre-docente do HC, Dr. Mauricio Simões Abrão, ginecologista e obstetra, salienta sobre a mulher, dizendo que, “nas últimas décadas, o perfil de doenças da mulher tem mudado de forma relevante. Percebeu-se aumento na incidência de doenças hormônio-dependentes como câncer da mama, câncer do endométrio (tecido que reveste a cavidade do útero), endometriose, entre outras. Dentre os fatores que concorrem para isto, destacam-se o aumento da incidência de obesidade (uma vez que mulheres obesas têm níveis hormonais femininos mais elevados); causas medicamentosas, aumento do estresse com conseqüente maior fragilidade do sistema imunológico, além de possíveis fatores do próprio ambiente. Acredita-se hoje, que substâncias que decorrem da combustão de alguns poluentes, possam elevar os níveis de estrogênio na mulher."Com as afirmações do Dr. Helio e do Dr. Mauricio, devemos ficar mais atentos ainda à prevenção, porque o que nos rodeia, seja hereditariedade ou as condições em que vivemos, nos desfavorecem em todos os sentidos.

O corpo em seu auge e a longevidade

Que a juventude por si só nos protege é fato. Mas que o envelhecimento é implacável também é. Então temos que prolongar ao máximo a boa saúde para tirar o melhor proveito das fases da vida.

A mulher na década dos 30 anos está em seu auge biológico. Mas deve ficar atenta também que, é também a partir dos 30 anos que o metabolismo feminino começa a ficar mais lento, preguiçoso. A corrida contra o envelhecimento e prevenção de doenças deve ser levada mais a sério ainda, porque uma vida boa aos 80 anos é conseqüência de uma prevenção desde a juventude. Exercícios que são muitas vezes negligenciados aos 20 anos, e, se tornam quase uma obrigação quando se chega aos 30. Ainda mais e, especialmente, depois da gravidez. Uma mulher ativa antes de engravidar, após liberação médica, deverá continuar seus exercícios com as devidas adaptações, mas não deve parar, virar sedentária. Já a mulher que era inativa e engravida, a preocupação com o início de um programa de exercícios já deve ser bem mais controlada e estudada. De vinte anos para cá, o número de mulheres que engravidam pela primeira vez após os 30 anos de idade triplicou no mundo. É a era do casal moderno, ou seja, procuram estabilidade nas relações afetivas e financeiras para depois vir à dedicação familiar. A mulher moderna está bem mais ocupada e não procura mais um marido para “apenas ser casada” e sim para ter um companheiro para dividir emoções, decepções, conquistas e realizações.

O homem aos 30 anos não é muito diferente da mulher. Está em plena atividade, é o auge da potência sexual. Consegue ganhar 15% de massa muscular com uma rotina de exercícios constante. Após os 35 anos, ganha-se em média, 3 quilos a cada década. Já aos 40 anos, a perda de massa óssea é de 0,3% ao ano. Aos 60 anos, o homem já perdeu em torno de 5% de sua massa óssea. Como vemos, a queda do organismo é certa, mas pode ser prolongada. A mulher ainda tem o fantasma mais presente da osteoporose, agravada muitas vezes pela falta deste mineral na dieta alimentar desde a juventude e na falta da reposição exógena (ingesta de complementos). E, para finalizar, a gordura acumulada nos últimos anos aumentará o risco de diabetes e hipertensão. Desanimador não ? Se você pensar somente nos aspectos ruins e em doenças sim, mas se você se cuidar, o panorama pode ser diferente.

Moral da estória é: se o envelhecimento é inevitável, vamos torná-lo saudável ! Isto, requer prevenção, cuidados e disciplina com a saúde. O Departamento de Geriatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo - chefiado por Dr. Wilson Jacob Filho - tem como meta em seus estudos e propostas, prolongar a qualidade de vida das pessoas e não apenas prolongar a idade, entenda bem a diferença. As pessoas devem se dedicar a viver mais com QUALIDADE! Previna-se !








Veja todos os artigos
Responsabilidade Humana, um novo conceito em qualidade de vida!
Que músculo é este?
As funções dos hormônios
Por quê terceirizar a Avaliação e Orientação Física?
10 hábitos para uma vida saudável!
Treinamento para caminhada e futura corrida
No ritmo "incerto"
Avaliação da Composição Corporal
Limite: você o conhece e o respeita?
Avaliação postural
O teste ergométrico
Prescrição de exercícios
Ergoespirometria
Hipertensão
Protocolos de Composição Corporal
Creatina
Creatina – parte II
Força X Resistência Aeróbia - o que fazer primeiro???? - O ideal é priorizar os objetivos
Retorno à atividade física pós-tratamento cardiológico
Prescrição de exercícios pós-tratamento cardiológico
Treinamento para caminhada e futura corrida
Aula de Bike: Não é para todos
Por quê é tão difícil emagrecer e manter-se magro(a)?
É necessário suplementar?
Importância de medir a Freq. Cardíaca
Recuperar é preciso !
Exercício e fumaça
Fazer ou não musculação?
Seu corpo não pode estar CONTRA sua saúde
Cuidar da possível obesidade deve começar cedo
Hormônios e o Exercício
Prevenção ainda é o melhor remédio

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas