Entrevista
Dra Tanit Ganz Sanchez - Zumbido tem cura?


Sentir Bem - Existe algum zumbido que é considerado normal? E o que é este zumbido "anormal"?

Dra. Tanit Ganz Sanchez - A maioria das pessoas que não tem problema no ouvido consegue ouvir um som baixinho em seus ouvidos se ficarem em um lugar bem silencioso e prestando atenção nos ouvidos. Isso é o que muitos chamam de “som do silêncio”. Ninguém se incomoda com isso, pois deixa instantaneamente de perceber esse som quando sai do silêncio. Entretanto, as pessoas que se queixam de zumbido a ponto de procurar um médico escutam um som mais alto ou mais constante e, por isso, passam a se incomodar com ele.

Sentir Bem - A causa do zumbido é sempre auditiva?

Dra. Tanit Ganz Sanchez - Não. Hoje acredito que o ouvido é como um minúsculo sensor do nosso corpo, pois pode ser afetado por vários problemas em outros órgãos. Claro que as causas auditivas são comuns (cera, otites, doenças dos ossinhos do ouvido médio, labirintites e tumores do nervo auditivo), mas o zumbido também pode ser causado por erros alimentares, diabetes ou pré-diabetes, colesterol alto, pressão alta, alterações hormonais da tireóide, da menopausa ou da tensão pré-menstrual, problemas cardiovasculares, meningite, trauma craniano, problemas ósseos ou musculares na coluna cervical e na oclusão dentária, além dos fatores emocionais, como ansiedade e depressão. Para dificultar, uma única pessoa pode ter mais de uma causa para o seu zumbido.



Sentir Bem - Tem faixa etária com maior prevalência?

Dra. Tanit Ganz Sanchez - O zumbido pode aparecer em todas as idades, inclusive nas crianças e adolescentes. Cada grupo etário tem suas causas mais comuns. A terceira idade tem uma causa a mais, que é o envelhecimento natural do ouvido.



Sentir Bem - Por que o zumbido deve ser investigado? Quando procurar ajuda?

Dra. Tanit Ganz Sanchez - Ele sempre deve ser investigado, pois pode ser o primeiro sintoma de problemas mais importantes. Entretanto, nem sempre precisa ser tratado. O tratamento vai depender de uma combinação da(s) causa(s) encontrada(s) e do incômodo que o paciente sente com ele. A combinação de uma causa estável em um paciente que não tem repercussão na qualidade de vida pode ser simplesmente observada. Quando se decide tratar, essa opção deve ser personalizada para a causa e as repercussões de cada paciente.



Sentir Bem - Somente o médico Otorrinolaringologista é quem cuida do zumbido?

Dra. Tanit Ganz Sanchez - O otorrino é o profissional central na investigação e tratamento do paciente com zumbido. Entretanto, algumas vezes vai precisar de uma equipe multidisciplinar que envolve fonoaudiólogos, psiquiatras ou psicólogos, neurologistas, endocrinologistas, cardiologistas, dentistas ou fisioterapeutas, dependendo das causas encontradas na avaliação de cada paciente.



Sentir Bem - Quais as conseqüências para as pessoas que têm zumbido, mas que não procuram ajuda, nem tratamento?

Dra. Tanit Ganz Sanchez - Depende muito. Se a causa for uma doença progressiva, a tendência do zumbido e da perda auditiva é aumentar. Se a causa for estável, o cérebro tem mecanismos adaptativos interessantes e o paciente deixa de perceber o zumbido continuamente. Só que não vale a pena ficar esperando para ver em que grupo cada um está... vale a pena investigar logo no início!



Sentir Bem - O que é, qual a função e há quanto tempo existe o Instituto Ganz Sanchez?

Dra. Tanit Ganz Sanchez - O Instituto Ganz Sanchez é uma das ondas de propagação de novas idéias mais otimistas – embora realistas – sobre zumbido, assim como o Dia Nacional de Conscientização sobre Zumbido e o livro “Quem Disse que Zumbido Não Tem Cura?”.

O primeiro centro latinoamericano especializado no atendimento de ZUMBIDO NO OUVIDO, oferecendo serviços de excelência também para distúrbios do sono, perda de audição, hipersensibilidade auditiva e tonturas.


Sentir Bem - Quais as maiores queixas das pessoas que chegam com zumbido até você, no consultório?

Dra. Tanit Ganz Sanchez - São basicamente 3: a dificuldade de encontrar médicos que valorizem o problema e orientem o tratamento; a falta de controle sobre o zumbido, que aumenta e diminuiu sem causas aparentes; e a falta de compreensão dos familiares, que muitas vezes acham que é frescura ou exagero.



Sentir Bem - Afinal, o zumbido tem cura?

Dra. Tanit Ganz Sanchez - O zumbido é como qualquer outro problema da medicina: alguns casos têm cura, sim, enquanto outros casos são controláveis e outros são terríveis! Só que nós fomos criados ouvindo o rótulo de que “zumbido não tem cura”, o que faz a maioria dos profissionais se desanimar, se afastar desse estudo e nem mesmo se esforçar para tentar identificar quais pacientes têm as causas curáveis. Estamos fazendo todos os esforços para mudar essa mentalidade.



Sentir Bem - Conselhos e dicas da Dra. Tanit Ganz Sanchez para prevenir e tratar o zumbido.

Dra. Tanit Ganz Sanchez - Procure sempre o seu otorrino de confiança. Ele saberá lhe ajudar. A interação médico-paciente deve ser uma parceria e, portanto, você também tem um papel importante na sua recuperação...

Mantenha sua qualidade de vida saudável, pois várias causas podem ser prevenidas ou tratadas com uma alimentação sadia (sem jejum prolongado ou abuso de cafeína, doces, álcool e nicotina), atividades físicas e uma válvula de escape que centralize o seu emocional (estresse causa zumbido e zumbido causa estresse).

Evite o silêncio e os ruídos fortes, pois ambos aumentam a percepção do zumbido. Tenha sempre por perto sons agradáveis, suaves e baixos. Quando for a ambientes ruidosos, use protetores de ouvido e faça intervalos periódicos.


Acima de tudo, mantenha sua esperança em relação ao tratamento!


Ouça a ENTREVISTA da Dra. Tanit Sanchez, no extinto Programa Comando Record, clicando aqui





b>Mais informações sobre o Instituto Ganz Sanchez em:

Av Padre Pereira de Andrade, 353. Alto de Pinheiros
05469-000 São Paulo

Telefone +55 11 3021-5251

E-mail: contato@institutoganzsanchez.com.br

Website: www.institutoganzsanchez.com.br/




Veja mais sobre Otorrinolaringologia e Saúde com:

Otorrinolaringologia com Dr. Mauricio Kurc



Compartilhar




Veja todas as entrevistas

O que é, afinal, Diabetes Gestacional? Dr. José Bento, Ginecologista e Obstetra, responde!

Ingredientes nacionais e excelência, levam, novamente, ALEX ATALA, ao reconhecimento internacional!

Xuxa faz 51 anos, bem disposta, confiante e com novos projetos!

José Neto, Campeão do NBB (Novo Basquete Brasileiro)

Esclareça suas dúvidas sobre INDIGESTÃO!

Dr. Paulo Hoff, médico das celebridades!

Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

Antonio Britto, Presidente da Interfarma!

Alimentação equilibrada garante bem-estar e peso adequado

Malu Mader aposta no café da manhã!

Como os atores do Mamma Mia mantém a forma?

Dieta rica em fibras melhora as funções intestinais e promove bem-estar

Qual a melhor maneira de começar uma atividade física com o Personal Trainer Carlos Klein!

Cirurgia bariátrica: o futuro da técnica de gastrectomia vertical

Dúvidas comuns sobre a cirurgia plástica de redução dos seios

Paulo Ricardo, um sucesso!

Fernando Meligeni, um nome eterno no tênis!

Jacqueline Dalabona, elegância, talento e beleza!

Orientações de urologista, Dr. Amilcar Martins Giron!

A nova musa da TV: Patrícia Maldonado

Tire suas dúvidas sobre bebidas das festas com Gianni Tartari, Sommelier Renomado

Dra Tanit Ganz Sanchez - Zumbido tem cura?

Homeopatia: mais simples do que parece

Entrevista com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

Entrevista com Luciana Vendramini

DEGENERAÇÃO MACULAR: Como conhecer, como combater

Dr. Marco Antonio Munia

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas