Entrevista
José Neto, Campeão do NBB (Novo Basquete Brasileiro)

01/06/2015


José Alves Neto é jovem, tem 42 anos. É paulista, da pequena cidade (150 mil habitantes) de Itapetininga, no sudoeste do estado de São Paulo, e é formado em Educação Física pela USP. Aceitou o desafio de dirigir o Flamengo para a temporada 2012/2013. É uma pessoa simples que deixa amigos por onde passa e cultiva os que já tem.



Neto, como é chamado pelos amigos, nos concedeu – gentilmente - uma entrevista exclusiva! Veja abaixo as respostas do treinador campeão:


1) Portal Sentir Bem: Você é Professor de Ed. Física, formado pela EEFUSP. Quando entrou na faculdade seu objetivo já era ser técnico de basquete ou teve mudança de rumo, no decorrer do curso? Nunca pensou em ser atleta ao invés de técnico? Como você resume sua trajetória no basquete profissional?

Neto: sempre pensei em fazer Educação Física para poder trabalhar com Basquete. Fui um jogador mediano mas me dedicava muito nos treinamentos. Durante a graduação pude ver que o campo de trabalho ia muito além do basquete e comecei a trabalhar com avaliação física em uma academia. Porém, o basquete seguia sendo uma paixão! Fui monitor da disciplina de basquete na faculdade ministrada pelo professor Dante De Rose Jr. que me indicou ao C. A. Paulistano (clube tradicional paulistano) e então apareceu a primeira oportunidade de trabalhar em um clube com escolinha de basquete! Neste clube passei por todas as categorias de base e dirigi a equipe adulta. Esta trajetória foi de 1992 a 2007. Depois dirigi as equipes da Ulbra, Palmeiras, Joinville e agora Flamengo. Também trabalho com a seleção brasileira desde 2004.


2) Portal Sentir Bem: Para trabalhar com o basquete você é necessária alguma especialização?

Neto: não é exigida nenhuma especialização, porém com a criação da Escola Nacional de Treinadores, futuramente o técnico terá que passar pelo curso para ser credenciado a trabalhar nos níveis o qual for aprovado.


3) Portal Sentir Bem: Você está na sua segunda participação como técnico no campeonato nacional, comandando o Flamengo e se tornou apenas o sexto treinador a chegar à decisão da maior competição de basquete do país (um feito conquistado apenas pelos técnicos Paulo Chupeta (Flamengo), Lula Ferreira (Uniceub/BRB/Brasília), José Vidal (Uniceub/BRB/Brasília), Hélio Rubens (Vivo/Franca) e Régis Marrelli (São José/Unimed). O que você acha que contribuiu para isto? Você fez algum trabalho diferenciado?

Neto: Fico muito feliz por este feito! Isto porque e uma recompensa à dedicação ao trabalho diário e comprometimento ao mesmo! Sempre sonhei coisas grandes! Aprendi que o impossível somente significa que tenho que trabalhar sempre um pouco mais! Ultrapassar limites! Procurei sempre observar e aprender com aqueles que estavam no meu dia a dia! Professores, técnicos, jogadores, dirigentes, amigos, familiares, etc... Tudo contribuiu para minha formação.



4) Portal Sentir Bem: Você fez sua estreia no NBB, na edição 2011/2012, no comando do Cia. do Terno/Romaço/Joinville. O que te fez aceitar o desafio de assumir o Flamengo, um apelo de “nova era” e ter “apenas 7 meses” - com um time recém-montado - para preparar a equipe para uma disputa deste porte?

Neto: a temporada passada em Joinville tínhamos um time modesto que foi formado com recursos bem inferiores ás grandes equipes inclusive ao que investia a própria equipe de Joinville nas temporadas anteriores. Mesmo assim, a equipe surpreendeu vencendo jogos contra grandes equipes e chegou ás quartas de final. Sou movido a desafios! Gosto de colocar em pratica aquilo que penso e acredito.


5) Portal Sentir Bem:Como afirmou Ruy Castro em sua obra O vermelho e o negro, “O Flamengo é o cimento que dá coesão nacional, do Oiapoque ao Chuí.” Suas cores materializam e encarnam a máxima de Nélson Rodrigues de que o futebol, e só ele, faz com que um sujeito perca qualquer sentimento de sua própria identidade e torne-se também multidão". - A NAÇÃO, pg. 267 . Como foi atuar numa equipe que tem um apelo forte da “camisa” , dos torcedores do Flamengo? Sentiu muita diferença para os outros clubes que dirigiu?

Neto: Dirigir uma equipe como o Flamengo e um sonho para qualquer técnico! A torcida e uma verdadeira Nação que te empurra pra frente! E uma energia indescritível! Isto tudo me motiva!



6) Portal Sentir Bem:No início da temporada, mais precisamente no primeiro jogo, seu capitão Marcelinho Machado sofre uma lesão grave no joelho direito o que lhe tirou da equipe, te causando um grande problema, certo? Como você costuma contornar estes desfalques imprevisíveis?

Neto: a lesão do Marcelinho logo no inicio do campeonato fez com que o time tivesse um momento de muita preocupação e incertezas de como seria o restante da temporada já que ele era uma das referencias e um líder deste time recém montado. Tivemos que ja colocar em pratica um discurso de que pra conseguirmos alguma coisa importante teríamos que superar dificuldades! Então a ideia foi de tirar o foco do problema e colocar o foco na solução! Ou seja, como teríamos que agir para resolver as situações para atingirmos o nossos objetivos mesmo sem termos a condição ideal. A partir dai nos fortalecemos como equipe e a cada dia buscávamos estar mais preparados para superar outras dificuldades que pudessem acontecer.



7) Portal Sentir Bem: Na semana seguinte à conquista do título, ou seja, 2ª semana de Junho, você esteve em SP com a seleção de basquete e ficou até o final do mês. Logo depois partiu para a Rússia. Como você se acostumou a este ritmo estressante, saindo de uma competição deste porte, com muitas cobranças e já assume outro importante desafio, que é a seleção brasileira?

Neto: não é fácil, pois a exigência e grande! Trabalhar buscando a excelência exige foco e tomadas de decisões com mínima margem de erro. Estou neste ritmo desde 2004 e acabei criando hábitos que contribuem para poder exercer esta função cada vez melhor.


8) Portal Sentir BemVocê agradeceu à sua família na entrevista dada no final da partida à Rede Globo. Como é sua relação com seus filhos, sua esposa? Como fazê-lo sempre te acompanhar e não prejudicar a rotina familiar?

Neto: Esta e uma outra questão nada fácil! Sou abençoado de ter uma família que apóia meu trabalho e me incentiva sempre! Estão sempre comigo nesta minha trajetória! São sempre presentes em tudo que vivo e compartilhamos as vitorias, derrotas, alegrias, tristezas, preocupações enfim, todo o dia a dia de um técnico. Por isso minha família merece todo meu agradecimento nos meus êxitos!


9) Portal Sentir Bem:Você confrontou com o Helio Rubens, técnico do Unitri/Universo, o qual você sempre se referenciou como “mestre” e grande referência na sua profissão. A vitória teve um “gostinho especial”?

Neto: disputar uma final contra o Helio Rubens o maior vencedor da história do basquete brasileiro e poder dividir este cenário com ele foi um orgulho grande pra mim. Talvez este "gosto especial" foi de ter conseguido vencer um time dirigido por este profissional exemplar para nos técnicos. Sempre tive muito respeito por ele e acredito ser reciproco por parte dele pois como ele mesmo diz, temos um objetivo em comum que é ajudar a fazer com que o nosso basquete brasileiro seja cada vez mais forte!


10) Portal Sentir Bem:Quais os conselhos/dicas para quem:

- quer ser treinador de esporte de alto nível (profissional)?
- quer ser um atleta profissional?

Neto: tanto para um quanto para o outro não existe outra forma a não ser dedicar-se cada dia mais! Adquirir conhecimentos e aplica-los. Ter Atitude! Isto e fundamental para conseguir atingir os objetivos traçados!



Neto se Sentindo Bem, BATE-BOLA:

1. Um sonho ainda não realizado:
Um título mundial e olímpico com a seleção brasileira


2. O que mais gosta:
Ficar com a família depois do dever cumprido!


3. O que não gosta:
Falsidade

4. Política:
Procurando ainda saber exatamente o que é isso pois os exemplos que temos em sua grande maioria não são os melhores!


5. Olimpíadas no Brasil, um sonho ou pesadelo?:
Sonho!!!!!

6. Chocolate, doce de leite ou goiabada com queijo?
Doce de leite

7. Loiras ou Morenas?:
Aquela que faz seu coração bater mais forte


8. Família:
Motivo de eu sempre buscar ser melhor a cada dia! Meu alicerce!


9. Rotina, a favor ou contra?:
A favor, desde que esta rotina seja para te trazer novas oportunidades e não ficar na mesmice!


9. Como ter e manter os amigos?:
Respeito!


10. Extrovertido ou tímido?:
Tímido


11. Programa predileto?:
Praia com a família


12. Comida predileta?
Churrasco

13. TV, música/show ou cinema?:
Música/ show

14. Casa ou Apto?:
Casa

15. Café, Refrigerante ou Suco?:
Café e suco


16. Sua melhor qualidade?:
Ser comprometido com o que me proponho a fazer


17. Seu maior defeito?:
perfeccionismo


18. Sua cor predileta?:
Vermelho


Agradecemos ao Neto que, mesmo estando na Rússia, nos atendeu prontamente, com seu jeito atencioso e dedicado de sempre!

Compartilhar




Veja todas as entrevistas

O que é, afinal, Diabetes Gestacional? Dr. José Bento, Ginecologista e Obstetra, responde!

Ingredientes nacionais e excelência, levam, novamente, ALEX ATALA, ao reconhecimento internacional!

Xuxa faz 51 anos, bem disposta, confiante e com novos projetos!

José Neto, Campeão do NBB (Novo Basquete Brasileiro)

Esclareça suas dúvidas sobre INDIGESTÃO!

Dr. Paulo Hoff, médico das celebridades!

Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

Antonio Britto, Presidente da Interfarma!

Alimentação equilibrada garante bem-estar e peso adequado

Malu Mader aposta no café da manhã!

Como os atores do Mamma Mia mantém a forma?

Dieta rica em fibras melhora as funções intestinais e promove bem-estar

Qual a melhor maneira de começar uma atividade física com o Personal Trainer Carlos Klein!

Cirurgia bariátrica: o futuro da técnica de gastrectomia vertical

Dúvidas comuns sobre a cirurgia plástica de redução dos seios

Paulo Ricardo, um sucesso!

Fernando Meligeni, um nome eterno no tênis!

Jacqueline Dalabona, elegância, talento e beleza!

Orientações de urologista, Dr. Amilcar Martins Giron!

A nova musa da TV: Patrícia Maldonado

Tire suas dúvidas sobre bebidas das festas com Gianni Tartari, Sommelier Renomado

Dra Tanit Ganz Sanchez - Zumbido tem cura?

Homeopatia: mais simples do que parece

Entrevista com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

Entrevista com Luciana Vendramini

DEGENERAÇÃO MACULAR: Como conhecer, como combater

Dr. Marco Antonio Munia

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas