Entrevista
Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

O laboratório de Reprodução Humana do Hospital Sírio Libanês foi inaugurado em maio de 2011 e seu objetivo é manter a excelência no atendimento através de uma equipe multiprofissional altamente qualificada, da incorporação dos mais avançados recursos tecnológicos e da humanização da prática hospitalar, princípio que norteia todas as atividades do Hospital Sírio Libanês.

O Centro de Reprodução Humana conta com equipamentos de última geração, desde incubadoras e micromanipuladores de gametas até sistemas de monitoramento embrionário computadorizado, unindo alta tecnologia à segurança do paciente.

A equipe responsável pelo Centro de Reprodução Humana do Hospital Sírio Libanês é altamente qualificada e em permanente processo de atualização e produção científica. Dentre os procedimentos para tratar e preservar a fertilidade destacam-se: tratamentos clínicos e cirúrgicos dos fatores que causam infertilidade conjugal, indução da ovulação e coito programado (relação programada),inseminação intrauterina, fertilização in vitro (bebê de proveta),diagnóstico pré-implantacional e preservação da fertilidade em pacientes oncológicos.

Portanto, para saber mais sobre o assunto, entrevistamos, o médico responsável pela nova área do Hospital, que também é Colunista do Sentir Bem em Saúde Feminina, Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão, ginecologista.


1.Sentir Bem: Quando a mulher deve procurar um médico se está tentando engravidar?

Dr. Mauricio: A chance de um casal fértil engravidar é ao redor de 25% ao mês. Segundo a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, quando um casal está tentando engravidar há mais de 1 ano sem sucesso, já deve ser submetido a uma investigação diagnóstica. Como a idade da mulher tem influência direta na fertilidade, mulheres com mais de 35 anos de idade e mais de 6 meses de tentativa já podem procurar também um especialista.


2.Sentir Bem: Quais as causas mais comuns da infertilidade nas mulheres?

Dr. Mauricio:Dentre as causas mais comuns relacionadas à infertilidade nas mulheres destaca-se o fator ovulatório, responsável por aproximadamente 30% de todos os casos. São diversas as causas de problemas relacionados à ovulação, como ovários policísticos, diminuição da reserva ovariana, insuficiência ovariana precoce, etc. Além do fator ovulatório, alterações tubárias são também muito frequentes, sendo responsáveis por cerca de 16% das causas relacionadas a mulher. Problemas no útero e endometriose, também podem afetar a fertilidade feminina e devem também ser pesquisados.


3. Sentir Bem:O número de óvulos produzidos pelas mulheres tem “vida útil”?

Dr. Mauricio: As mulheres nascem com o número de óvulos que irão utilizar durante toda a vida. Não há uma produção contínua de oócitos, diferentemente dos homens. Por isto, além da diminuição do número de óvulos (reserva ovariana), com o tempo, há também uma queda da eficiência reprodutiva, principalmente acima dos 35 anos de idade.

4. Sentir Bem: Sempre que for feita fertilização in vitro (FIV) ocorrerá gravidez múltipla?

Dr. Mauricio: Não. Dependerá do número de embriões transferidos para a cavidade uterina. Com a melhora das técnicas de reprodução assistida e da tecnologia utilizada, a tendência mundial é que se transfira o menor número de embriões possível, evitando-se gestações múltiplas e suas complicações.


5.Sentir Bem: Se a mulher ‘já passou da idade’ de produzir óvulos e ainda assim quer ter filhos, tem algum jeito? Ao que ela pode recorrer?

Dr. Mauricio: Caso a mulher não tenha mais óvulos ou haja uma significativa diminuição da sua qualidade, ela pode recorrer ao óvulo doado. A ovodoação é um processo permitido no Brasil, em que mulheres mais jovens, doam por livre e espontânea vontade seus óvulos a mulheres com a reserva ovariana comprometida. A doação é anônima e sem fins lucrativos.


6. Sentir Bem: No homem quais as causas mais comuns da baixa produção de espermatozoides? É possível prevenir?

Dr. Mauricio: A varicocele é uma das principais causas de alteração seminal que levam a infertilidade. Ela consiste na dilatação das veias do plexo pampiniforme, presentes no testículo. No entanto, outros fatores também podem afetar a produção dos espermatozoides, como infecções geniturinárias e doenças sistêmicas e genéticas, que atuam direta ou indiretamente a função reprodutora masculina. A prevenção da infertilidade masculina, muitas vezes pode ser realizada, evitando-se fatores ambientais como tabagismo, obesidade, excesso de calor (saunas e jacuzis), radiação, contato com pesticidas e o uso de alguns medicamentos como finasterida, inibidores do canal de cálcio e alguns antidepressivos que podem diminuir a fertilidade nos homens.


7. Sentir Bem: As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) podem interferir na fertilidade?

Dr. Mauricio: Algumas doenças sexualmente transmissíveis podem interferir na fertilidade tanto do homem quanto da mulher. Os microorganismos mais relacionados a diminuição da fertilidade masculina são a Chlamydia Trachomatis e o Ureaplasma Urealyticum . Já na mulher, além da Clamydia , outro patógeno causador de infecção pélvica que pode comprometer a fertilidade é a Neisseria gonorrhoeae ( gonococo) e são responsáveis por causar doença inflamatória pélvica, aderências e alterações tubárias.


8. Sentir Bem: Quanto tempo demora – normalmente – o processo de fertilização in vitro? Quais as chances em % de sucesso? A idade interfere?

Dr. Mauricio: O processo de fertilização in vitro leva cerca de quinze dias, desde a indução da ovulação até a transferência embrionária. As chances de sucesso dependem principalmente da idade da mulher, sendo cerca de 40% em mulheres com menos de 35 anos, diminuindo significante mente com a idade, principalmente após os 40 anos.


Nós, do Portal Sentir Bem, agradecemos pela exclusividade da entrevista e ressaltamos que Dra. Ana Lucia Beltrame, colaborou com o material!


Compartilhar




Veja todas as entrevistas

O que é, afinal, Diabetes Gestacional? Dr. José Bento, Ginecologista e Obstetra, responde!

Ingredientes nacionais e excelência, levam, novamente, ALEX ATALA, ao reconhecimento internacional!

Xuxa faz 51 anos, bem disposta, confiante e com novos projetos!

José Neto, Campeão do NBB (Novo Basquete Brasileiro)

Esclareça suas dúvidas sobre INDIGESTÃO!

Dr. Paulo Hoff, médico das celebridades!

Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

Antonio Britto, Presidente da Interfarma!

Alimentação equilibrada garante bem-estar e peso adequado

Malu Mader aposta no café da manhã!

Como os atores do Mamma Mia mantém a forma?

Dieta rica em fibras melhora as funções intestinais e promove bem-estar

Qual a melhor maneira de começar uma atividade física com o Personal Trainer Carlos Klein!

Cirurgia bariátrica: o futuro da técnica de gastrectomia vertical

Dúvidas comuns sobre a cirurgia plástica de redução dos seios

Paulo Ricardo, um sucesso!

Fernando Meligeni, um nome eterno no tênis!

Jacqueline Dalabona, elegância, talento e beleza!

Orientações de urologista, Dr. Amilcar Martins Giron!

A nova musa da TV: Patrícia Maldonado

Tire suas dúvidas sobre bebidas das festas com Gianni Tartari, Sommelier Renomado

Dra Tanit Ganz Sanchez - Zumbido tem cura?

Homeopatia: mais simples do que parece

Entrevista com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

Entrevista com Luciana Vendramini

DEGENERAÇÃO MACULAR: Como conhecer, como combater

Dr. Marco Antonio Munia

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas