Entrevista
Orientações de urologista, Dr. Amilcar Martins Giron!

Dr. Amilcar Giron, é Prof. Livre-docente, Divisão de Urologia da Faculdade de Medicina da USP, nos esclarece algumas dúvidas, veja só:

Sentir Bem:Quais os principais hormônios masculinos e suas ações?

Dr. Amilcar: Os Hormônios masculinos iniciam sua atividade secretória ao nível do hipotálamo (dentro do cérebro) passando pela hipófise. Os neurônios hipotalâmicos secretam um hormônio (Gn-RH) estimulando a hipófise, a qual também secreta dos hormônios (gonadotrofinas) que são o hormônios luteinizante (LH) e folículo-estimulante (FSH). Essas gonodotrofinas entram na circulação sanguínea e no testículo (principal glândula masculina); o LH estimula as células de Leydig do testículo a produzir o hormônio masculino - Testosterona - enquanto que o FSH estimula outras células do testículos - células de Sertoli - à produção de espermatozóides.
A concentração de testosterona no sangue está fisiologicamente alterada durante o ciclo da vida; assim, apresenta um pico na vida fetal entre 12 e 18 semanas, outro pico aos 2 meses de idade, aumenta novamente sua concentração entre 12 a 17 anos (período puberal), alcançando concentração máxima no adulto na 2ª e 3ª década, declinando à seguir.



Sentir Bem: O que a diminuição ou aumento pode causar no organismo ? Quais doenças ou problemas mais comuns qdo ocorre esta "instabilidade"?

Dr. Amilcar:Um exemplo típico que pode aumentar o nível de testosterona é o tumor da glândula suprarenal; ela produz vários hormônios entre eles a testosterona (andrógenos), que causa virilização. No sexo feminino e virilização caracteriza-se pelo aumento do clitóris, engrossamento da voz, suspensão da menstruação (amenorréia) e pêlos genitais com distribuição masculina. No homem pré-puberal ocorre puberdade precoce, aumento de massa muscular, aumento do pênis, da libido (desejo sexual), da ereção e também mudança do timbre de voz.
Nessas condições, o médico pode chegar ao diagnóstico do problema fazendo uma série de dosagens hormonais e exames de imagens tipo ultra-som, tomografia e muitas vezes uma cirurgia de remoção de tumor faz regredir todas anormalidades descritas anteriormente.A diminuição dos níveis de testosterona no sangue pode ser conseqüente de alteração no eixo hipotálamo-hipófise de causas congênitas ou adquiridas, como retiradas de tumores ou mesmo alterações primarias do testículo.O quadro clínico é definido como hipogonadismo e pode causar disfunção erétil, infertilidade conjugal, alterações comportamentais do indivíduo.


Sentir Bem: Quais os fatores de risco para um desequilíbrio hormonal?

Dr. Amilcar:O principal fator de risco para desequilibrar o eixo hormonal, creio que é a administração de hormônio (testesterona) para paciente adulto. Geralmente são pacientes na sexta /sétima década com níveis androgênicos baixos, perda de libido. As injeções hormonais devem ser precedidas de cuidadosa avaliação clínica e laboratorial; o hormônio masculino (testosterona) funcionaria como "pólvora" na "fogueira" no paciente que apresenta câncer de próstata não diagnosticado; portanto, cautela. Em outras situação administração de hormônio que desequilibra o eixo hormonal, não é preocupante pois a suspensão do medicamento faz regredir eventuais efeitos colaterais.


Sentir Bem: O que "analisar" no corpo que pode ser apontando como "aviso do desequilíbrio hormonal"? Existe algum sinal que devemos ficar "de olho" ?

Dr. Amilcar:Quando se examina o paciente, geralmente criança ou adolescente, alguns sinais podem sugerir deficiência de hormônio masculino. Já citamos a puberdade precoce (tumor de supra-renal), puberdade tardia com alterações hormonais de causas desconhecidas. Criptorquidia ou ausência de testículo na bolsa escrotal, pode significar alteração de todo eixo hormonal, desde o hipotálamo passando pela hipófise até o testículo, com insuficiência de testosterona.
Outro sinal que aparece no exame físico da criança pode ser o micropenis, que a ponta de um "iceberg" , isto é, uma série enorme de desarranjos hormonais.

Um aspecto importante nos dias atuais é o tratamento da andropausa (equivalente a menopausa nas mulheres), isto é, terapia de reposição hormonal no homem que na literatura médica ainda é assunto controvertido. No entanto, quando bem documentada a queda nos níveis hormonais, a terapia com a administração de hormônios contribuem para a manutenção das características sexuais, do humor, desenvolvimento de massa muscular e restauração do bem estar físico e mental. Está indicada quando os nível de testosterona sangüínea estiver abaixo de 300 ng/ml.

Existem várias tipos de andrógenos (hormônios masculinos) disponíveis no mercado: administração por via oral, transdérmica, subcutânea e injetável. É importante o monitoramento clinico principalmente em pacientes com predisposição e/ou antecedentes de câncer da próstata.



Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Disfunção erétil

2) Cálculos urinários

3) Próstata


Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Urologia e Saúde com Dr. Antonio Otero Gil

Compartilhar




Veja todas as entrevistas

O que é, afinal, Diabetes Gestacional? Dr. José Bento, Ginecologista e Obstetra, responde!

Ingredientes nacionais e excelência, levam, novamente, ALEX ATALA, ao reconhecimento internacional!

Xuxa faz 51 anos, bem disposta, confiante e com novos projetos!

José Neto, Campeão do NBB (Novo Basquete Brasileiro)

Esclareça suas dúvidas sobre INDIGESTÃO!

Dr. Paulo Hoff, médico das celebridades!

Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

Antonio Britto, Presidente da Interfarma!

Alimentação equilibrada garante bem-estar e peso adequado

Malu Mader aposta no café da manhã!

Como os atores do Mamma Mia mantém a forma?

Dieta rica em fibras melhora as funções intestinais e promove bem-estar

Qual a melhor maneira de começar uma atividade física com o Personal Trainer Carlos Klein!

Cirurgia bariátrica: o futuro da técnica de gastrectomia vertical

Dúvidas comuns sobre a cirurgia plástica de redução dos seios

Paulo Ricardo, um sucesso!

Fernando Meligeni, um nome eterno no tênis!

Jacqueline Dalabona, elegância, talento e beleza!

Orientações de urologista, Dr. Amilcar Martins Giron!

A nova musa da TV: Patrícia Maldonado

Tire suas dúvidas sobre bebidas das festas com Gianni Tartari, Sommelier Renomado

Dra Tanit Ganz Sanchez - Zumbido tem cura?

Homeopatia: mais simples do que parece

Entrevista com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

Entrevista com Luciana Vendramini

DEGENERAÇÃO MACULAR: Como conhecer, como combater

Dr. Marco Antonio Munia

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas