Alimentos Funcionais
Alimento funcional é aquele semelhante em aparência ao alimento convencional, consumido como parte de uma alimentação normal, capaz de produzir efeitos metabólicos ou fisiológicos desejáveis na manutenção da saúde. Além das suas funções nutricionais como fonte de energia e substrato para a formação de células e tecidos, possui, em sua composição, uma ou mais substâncias capazes de agir no sentido de facilitar os processos metabólicos, melhorando as condições de saúde, promovendo o bem-estar das pessoas e prevenindo o aparecimento precoce de doenças degenerativas, que levam a uma diminuição da longevidade . O consumo destes alimentos promovem efeitos benéficos à saúde, como retardo no estabelecimento de doenças crônicas , melhora na qualidade e na expectativa de vida das pessoas. Esses efeitos vão além da função meramente nutricional que é de fornecer energia e nutrientes essenciais em quantidades equilibradas, para a promoção do crescimento normal e evitar desequilíbrios nutricionais. Além do termo, alimentos funcionais, várias outras denominações têm sido usadas para designar alimentos que oferecem proteção especial à saúde, tais como alimentos planejados, alimentos saudáveis, alimentos protetores, alimentos farmacêuticos, nutracêuticos entre outros. O termo Alimentos Funcionais foi inicialmente proposto no Japão, em meados da década de 80 , devido ao aumento na população de idosos e a preocupação, do governo, na prevenção das doenças crônicas e degenerativas Embora seja inegável a forte ligação entre dieta e saúde, apregoada há milênios, particularmente por populações orientais, esse conceito tem sido fortalecido e rapidamente propagado nos últimos anos. Essa nova Área das Ciências dos Alimentos e da Nutrição constitui, atualmente, uma tendência marcante na pesquisa e na indústria de alimentos. Porém é importante lembrar que estas substâncias, fisiologicamente ativas, devem estar presentes nos alimentos funcionais, em quantidades suficientes e adequadas, para produzir o efeito fisiológico desejado, ou seja, não é suficiente que um determinado alimento contenha determinadas substâncias com propriedades funcionais fisiológicas, para que ele seja imediatamente classificado como funcional.
Dentre várias substâncias, apenas uma parte tem a sua ação parcialmente comprovada, como por exemplo:
ü Ácidos graxos w-3: tem ação protetora reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, colesterol sangüíneo e o risco de câncer.
ü Proteínas: Ativação do sistema imunológico, regulação do sistema gastrintestinal, e da pressão sangüínea, funcionamento do sistema nervoso.
ü Fibra alimentar: Aumenta velocidade de trânsito intestinal, aumenta excreção de substâncias tóxicas, aumenta excreção de ácidos biliares e estrógenos, alivia a constipação, melhora qualidade da microflora intestinal, diminui o risco do aparecimento de câncer de cólon.
ü Cálcio : protege contra câncer de cólon
ü Selênio: protege contra câncer de próstata sendo também importante para o metabolismo das glândulas tireóides
ü Zinco , Piridoxina (Vitamina B6), Vitamina B12 : melhora o sistema imunológico
ü b-caroteno : previne o câncer de pulmão e úlcera de estômago
ü Acido ascórbico (Vitamina C): diminui o risco para as doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Tem ação antioxidantes juntamente com a Vitamina E, pois reduz a velocidade de iniciação ou previnem a propagação de radicais livres
ü Colecalciferol (Vitamina D): melhora o sistema imunológico e ósseo
Porém, a pergunta que vocês devem estar fazendo é: como posso usufruir de todos estes benefícios como meu dia a dia? Que alimentos devo ingerir?
Os grãos de cereais e de leguminosas, particularmente a aveia, os feijões, a soja, além das farinhas integrais ou farelos de trigo e de arroz, constituem excelentes fontes de fibra alimentar tanto em sua forma natural como processada.
As frutas e hortaliças naturais são recomendadas pela riqueza em vitamina C, carotenóides e pela ação antioxidante protegendo contra a evolução do envelhecimento, Você também pode consumir sucos de frutas naturais.
O chá (chá verde e preto) e o vinho tinto têm sido reconhecidos como benéficos à saúde, em quantidades moderadas, por conterem substâncias com propriedades antioxidantes e anticancerígenas.
Peixes e outros produtos do mar também devem fazer parte da sua alimentação pela predominância dos ácidos graxos poliinsaturados da família w-3 e pela qualidade nutritiva e funcional de suas proteínas.
Produtos lácteos adicionados de culturas selecionadas como leite fermentado, especialmente os iogurtes, exerce importante ação inibitória sobre o desenvolvimento do câncer de cólon.
Por fim, a lista de alimentos funcionais manufaturados é muito grande e tem aumentado muito rapidamente nos últimos anos, desta forma, você tem inúmeras opções para tornar a sua alimentação mais saudável e consequentemente melhorar a sua qualidade de vida.
|