Colunistas

Dr. Filippo Pedrinola - CRM 62.253
Endocrinologia e Saúde
Artigos | Currículo   

O que o estresse pode fazer com você e seu peso?

O que é o estresse?
É uma condição física e psicológica causada pela forma como reagimos às pressões do mundo externo.
É praticamente impossível viver sem algum nível de stress e a maioria de nós nem gostaria porque de alguma forma ele faz com que a vida se torne mais interessante e desafiadora. Porém, se o grau de estresse sair fora de controle, pode prejudicar a sua saúde, seus relacionamentos e até tirar a sua alegria de viver.


O que causa o estresse?
Poderíamos pensar, de forma intuitiva, que os eventos estressantes são desagradáveis, como perder o emprego ou ter problemas em casa. Porém, existem algumas situações agradáveis que também causam stress como, por exemplo, o nascimento de um bebê, casamento ou a compra de uma casa nova. Na realidade não podemos fugir dessas situações estressantes, mas podemos aprender a modificar a nossa reação a elas e dessa forma reduzir seu impacto em nossa saúde física e mental.


O que é estressante para você?
O que é estressante para você pode ser bem diferente do que é estressante para o seu melhor amigo, esposa ou um estranho.Alguns exemplos disso são pessoas que adoram falar em público e outras que ficam apavoradas; algumas pessoas se tornam mais produtivas quando há pressão de prazos de trabalho enquanto outras se tornam incontrolavelmente tensas.


Como o estresse afeta seu corpo?
Uma vez que a situação de estresse é percebida, nosso cérebro emocional levará à ativação de uma verdadeira “cascata” de produção de hormônios e estímulos neurológicos que irão, em última análise, estimular as glândulas supra-renais (conhecidos como glândulas do stress) a produzir os hormônios adrenalina noradrenalina e cortisol. Esses hormônios atuam em nosso organismo levando ao que se conhece como “reação de luta ou fuga” que se caracteriza agudamente por: aumento dos batimentos cardíacos, diminuição do processo digestivo, aumento da tensão muscular e do ritmo respiratório, etc. Tudo isso pode ser benéfico a curto prazo, porém, a vida moderna leva a um stress crônico e principalmente de origem psicológica levando a problemas físicos como: fadiga crônica, dores de cabeça, dores pelo corpo, mal funcionamento do sistema imunológico, aumento da chance de ataque cardíaco, insônia, diminuição do desejo sexual e quedas importantes de ansiedade e até depressão.

Existem muitas coisas que você pode fazer para diminuir o estresse. Algumas são materiais, como comer de forma saudável e fazer exercícios regulares, mas algumas delas são psicológicas. Aprender a tratar bem você mesmo e como interagir adequadamente com as pessoas que vivem ao seu redor pode melhorar muito sua qualidade de vida.

Recentemente, constatou-se que o stress crônico pode levar ao aumento de peso devido á atuação dos hormônios cortisol e insulina e o que é pior é que também dificultam o emagrecimento como se não deixasse a gordura sair das células.









Veja todos os artigos
O que o estresse pode fazer com você e seu peso?
Você come sem fome?
“Chocolate”: Vícios e Benefícios
Fome, vontade ou apetite?
É injusto ser mulher?
Será que é tireoide?
Cinco formas do estresse impactar sua saúde!
Gravidez e ganho de peso
A polêmica do Victoza
Energia para malhar!
A obesidade na berlinda
Saúde e estilo de vida: uma questão de atitude

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas