Colunistas

Dr. Luis Felipe Ensina - CRM 86.758
Alergologista
Artigos | Currículo   

A pele do alérgico no inverno

Cuidados com a pele do alérgico no inverno



Os indivíduos que tem uma predisposição genética para manifestar determinados tipos de alergia, como asma, rinite e eczema, são chamados de atópicos. Os indivíduos atópicos podem apresentar a pele mais ressecada do que o normal, e muitas vezes com lesões que se caracterizam por coceira intensa, descamação, vermelhidão e liquenificação (acentuação dos sulcos da pele). Estas lesões aparecem geralmente no pescoço e face dos bebês, ou nas flexuras dos braços e pernas de crianças maiores e adultos, e caracterizam um quadro de dermatite ou eczema atópico.

Durante os meses de inverno, em que o clima fica mais seco e frio, é comum observar uma piora nos quadros de eczema atópico. Isso ocorre porque nesta época do ano, os banhos ficam mais quentes e utilizamos roupas que estavam guardadas há algum tempo no armário, especialmente aquelas de lã. Banhos quentes, demorados, com muito sabonete e bucha ou esponja, são a combinação ideal para retirar da pele toda a sua gordura, que acaba funcionando como uma proteção.

Assim, a pele torna-se mais seca e, consequentemente, começa a coçar. Cada vez que coçamos a pele, são liberadas diversas substâncias que, por sua vez, levam a um quadro inflamatório que resulta nas lesões características do eczema atópico. Estas mesmas substâncias são capazes de provocar mais coceira, levando a um ciclo vicioso que não tem fim.

Além disso, a pele do indivíduo atópico é mais sensível e fica irritada com mais facilidade ao contato com determinadas substâncias como lã e tecidos sintéticos, contribuindo para a coceira e desenvolvimento do quadro inflamatório. Como se não bastasse, roupas em geral, mas principalmente as de lã, guardadas nos armários por longos períodos, são cheias de ácaros, que também tem um papel importantíssimo neste processo de inflamação alérgica da pele.

A melhor forma de prevenir as exacerbações ou o desenvolvimento do eczema atópico é tomando medidas que visam melhorar a hidratação da pele. O banho ideal para o indivíduo atópico é um banho rápido, com água morna e sabonete neutro, de preferência apenas nas partes íntimas, evitando a utilização de buchas ou esponjas. Após o banho, recomenda-se o uso de hidratantes sem perfume, que podem ser aplicados mais de uma vez ao dia. Beber bastante líquido também é importante, e o uso de roupas de algodão, são menos irritantes para a pele. Nos casos em que o eczema já está presente, medicamentos como corticosteróides e imunossupressores em creme ou pomadas, ajudam a diminuir a inflamação, mas só devem ser usados quando indicados por um médico especialista.



Dr. Luis Felipe Ensina - Alergologista - CRM 86.758








Veja todos os artigos
Urticária
Alergia às penicilinas
A pele do alérgico no inverno
Mas afinal, o que é alergia?
Alergias e oscilações de temperatura
Anafilaxia

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas