Colunistas

Dr. Luis Felipe Ensina - CRM 86.758
Alergologista
Artigos | Currículo   

Mas afinal, o que é alergia?

A prevalência de doenças alérgicas vem crescendo significativamente nos últimos anos. Sintomas como coceira no nariz, espirros, coriza e nariz entupido, falta de ar e chiado no peito, e coceiras e lesões na pele são freqüentes queixas nos consultórios de alergia. Muitas vezes os pacientes alérgicos me questionam se alergia é uma “queda na imunidade”, no entanto, vamos ver que as alergias são exatamente o oposto a isso.

A alergia é uma reação do sistema imune contra uma substância normalmente inofensiva. O sistema imune funciona como um mecanismo de defesa contra uma série de diferentes substâncias presentes no ar, nos alimentos e nos objetos, tais como vírus, fungos e bactérias. No entanto, algumas vezes, o sistema imune trata substâncias inofensivas como um agente invasor indesejável, e tenta combatê-las provocando uma reação exagerada. Essa reação exagerada do sistema imune é uma reação alérgica.

Essas substâncias geralmente inofensivas que provocam uma reação exagerada do sistema imunológico são chamadas de alérgenos. Ao reconhecer um alérgeno, o sistema imune passa a produzir grandes quantidades de um anticorpo chamado IgE, que é específico para aquele determinado alérgeno. Essa IgE tem uma grande capacidade de se ligar a superfície de uma célula chamada mastócito. Cada vez que o indivíduo tem um novo contato com o alérgeno, este se liga a IgE, que por sua vez leva o mastócito a liberar uma série de substâncias dentre as quais a mais conhecida é a histamina. Essas substâncias provocam uma inflamação no local onde foram liberadas, e esse processo inflamatório é o responsável pelas manifestações clínicas das diversas formas de alergias.

Não se sabe ao certo porque algumas substâncias provocam alergia e outras não, ou porque nem todas as pessoas manifestam reações alérgicas após o contato com um alérgeno. O que se sabe é que as alergias tem um componente genético importante. Portanto, um história familiar de alergia é o fator mais importante que predispõe um indivíduo a desenvolver um processo alérgico. Estima-se que o risco de uma pessoa desenvolver alergia quando um dos pais é alérgico é de 40%, aumentando para 70% caso ambos tenham algum tipo de alergia. Assim, podemos dizer que o tipo de alergia que cada um apresenta depende de uma predisposição genética, bem como da exposição a fatores potencialmente alergênicos.




Dr. Luis Felipe Ensina - Alergologista - CRM 86.758








Veja todos os artigos
Urticária
Alergia às penicilinas
A pele do alérgico no inverno
Mas afinal, o que é alergia?
Alergias e oscilações de temperatura
Anafilaxia

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas