Colunistas

Gizele Monteiro
A Gestante na sua Melhor Forma
Artigos | Currículo   

Benefícios dos exercícios de fortalecimento durante a gravidez

Muitas gestantes procuram o nosso programa com a dúvida se podem continuar ou iniciar um programa de musculação durante a gravidez.



O primeiro ponto que temos que entender é quem é essa gestante. Podemos dividi-la em dois grupos:

- gestantes que já conhecem a modalidade e desejam continua-la durante a gravidez,

- gestantes que são sedentárias, isto é, nunca realizaram a atividade (ou qualquer outra) ou estão paradas há muito tempo.

A modalidade pode ser realizada por ambas, com as devidas mudanças decorrentes do período gestacional e nível de aptidão, mas o primeiro passo é saber a opinião do obstetra.

Para iniciar ou continuar qualquer programa de exercícios o obstetra deve concordar com a realização da atividade, sendo assim, o médico deve liberar essa gestante ativa ou sedentária para a prática da musculação. Alguns obstetras não concordam com a realização da atividade, mas o bom é saber que isso tem diminuído devido ao melhor conhecimento e especialização dos profissionais em atender e adaptar a modalidade para a gestante.

Havendo a liberação e estando tudo certo com a saúde da grávida e do bebê, o próximo passo é procurar um profissional que entenda das mudanças que devem ocorrer em intensidade, seleção de exercícios e nível de aptidão da gestante.

Uma boa orientação levará a mudanças em todo o programa. Na intensidade deverá haver redução de carga, isto é, ela não poderá manter o mesma carga, tanto em peso quanto repetições. Alguns exercícios devem ser modificados, um exemplo muito importante é a mudança da postura deitada, ela não deverá ser realizada por causa do aumento do volume abdominal, pois pode restringir a circulação materna e fetal. É o caso dos abdominais e outros exercícios realizados em postura deitada. Outro cuidado deve ser também com a sobrecarga na coluna. Essa região devido as mudanças posturais e efeitos hormonais, passa a ser um local sensível para cargas e pressão, movimentos de torção e trancos. A dor nas costas é a maior queixa das gestantes, atingindo 50 a 70% das gestantes. Um programa preventivo é muito importante.

A musculação com carga controlada e adequada durante a gravidez é muito saudável pois proporciona o fortalecimento de músculos importantes para a gestante, ajudando na manutenção da postura, equilíbrio de força dos músculos das costas e da parte anterior do corpo. Realizar musculação não quer dizer trabalhar somente exercícios nas máquinas. O profissional poderá adaptar muitos exercícios para materiais simples como banda elástica, halteres de baixa kilagem, ou materiais que hoje vem sendo utilizados como medicineball ou bolas de borracha também com baixa kilagem.

Lembramos também que um programa complementar é importante. A musculação é uma parte do programa sendo que ainda devem ser desenvolvidos exercícios aeróbicos, alongamento, posturais, funcionais e relaxamento-respiratórios.

Um profissional qualificado saberá como orientar todas essas atividades, podendo dessa forma realizar os exercícios com segurança, com as mudanças na intensidade e nos exercícios no decorrer dos trimestres gestacionais.

Esse programa completo complementa as necessidades biomecânicas e fisiológicas que a gestante tem, além de favorecer e preparar o corpo para um melhor retorno no pós-parto.

Essas informações são válidas para todas as gestantes saudáveis, o que muda da sedentária para a ativa é a escolha do exercício e carga realizada.

Seguindo esses passos, a futura mamãe poderá manter o seu programa até o finalzinho da gestação, não se esquecendo da concordância do obstetra.








Veja todos os artigos
Benefícios cardiovasculares do exercício durante a gravidez: mamãe e bebê
Voltando à forma no pós-parto – considerações à prática da musculação
Benefícios dos exercícios de fortalecimento durante a gravidez
Benefícios do exercício durante a gravidez

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas