Colunistas

Dr. Luiz Felipe Scabar
Saúde Bucal
Artigos | Currículo   

Saúde Bucal: Dúvidas mais freqüentes

1- Qual escova de dente devo utilizar?

A escova deve ter cabeça pequena, proporcional ao tamanho dos dentes, e arredondada, cabo reto, ou com pequena angulação, e cerdas da mesma altura, macias e arredondadas. A escova deve ser trocada assim que suas cerdas perderem o paralelismo, em média a cada 30-45 dias. Após a escovação, lave a escova e guarde em lugar limpo e arejado, lembre-se de guardar a escova seca e dentro de uma capa protetora.

2- Quando usar a primeira escova?

Devemos nos preocupar com a higiene bucal desde o nascimento do bebê, realizando diariamente a limpeza da gengiva com uma gaze embebida em água filtrada. Com o surgimento dos primeiros dentes, a higiene deve ser realizada com escovas macias, específicas para estas idades.

3- O que devo usar, fio dentário ou fita?

Está muito relacionado à adaptação em cada caso, o conselho é utilizar os dois para verificar qual o paciente se adapta melhor, e assim optar pelo fio ou fita. Porém o importante é utilizar sempre durante a higiene bucal, devemos realizar movimentos de vai e vem entre todos os dentes.

4- Quantas vezes devo escovar os dentes por dia?

No mínimo três escovações, depois das principais refeições: café da manhã, almoço e jantar. O ideal é escovar os dentes após a ingestão de qualquer alimento, principalmente os açucarados e pegajosos.

5- Em média quanto tempo preciso para escovar os dentes?

Devemos nos preocupar com a qualidade da escovação, nunca esquecendo também de utilizar o fio ou fita. É preciso pelo menos cinco minutos. Um cuidado especial para a última escovação à noite, porque a salivação e os movimentos da língua diminuem durante o sono e interrompem o processo de autolimpeza da boca, deixando os dentes mais suscetíveis à cárie.

6- O que é a escova interdental e o passa fio?

As escovas interdentais, de formato cônico ou cilíndrico, são complementares para uma escovação adequada, o passa fio ajuda a levar o fio dentário em regiões de difícil acesso, como exemplo em pacientes que utilizam aparelhos fixos. Ambos são indicados para fazer a remoção da placa bacteriana nas áreas de difícil acesso, a escova interdental está indicada para região de terceiros molares, aparelhos ortodônticos, no espaço entre os dentes, para próteses sobre implantes e sob as próteses fixas.

7- Vale a pena usar escovas elétricas?

As escovas elétricas são indicadas para pessoas que têm algum tipo de dificuldade motora para usar a escova comum. Estas escovas não apresentam vantagens em relação à escova tradicional.

8- Devo escovar a língua?

A língua também retém bactérias, portanto é necessário que seja escovada. Devemos escovar com movimentos suaves, com delicadeza, com a própria escova. Existem limpadores de língua, que se necessário serão indicados pelo seu Dentista.

9- Que pasta devo utilizar?

A pasta é um auxiliar da escova e do fio dentário, existem muitos tipos de pasta, cada uma com sua indicação, que será recomendada pelo seu Dentista. Pessoas que apresentam a boca livre de doenças podem utilizar uma pasta tradicional e com flúor. Cuidados com a utilização de pastas com muito flúor para crianças de baixa idade existem pastas específicas para cada faixa de idade, cuidados também com as pastas que levam medicamentos em suas fórmulas, elas são indicadas para um determinado tratamento e durante um certo tempo. E lembre-se, devemos colocar pouca pasta na escova, em média um terço da área das cerdas.

10- Com que freqüência se deve ir ao dentista?

Escutamos a tradicional recomendação a cada seis meses, mas não há comprovação científica que confirme este intervalo. O retorno depende do risco de cada paciente em desenvolver as doenças bucais. O retorno varia, existem pacientes que retornam a cada 15 dias, uma vez ao mês, a cada três meses, seis meses, etc, é preciso avaliar individualmente a necessidade e o intervalo ideal, sendo que com a melhora das doenças bucais e com a colaboração do paciente, mantendo sua higiene, este intervalo tende a ser mais espaçado.

11- Posso utilizar bochecho, anti-sépticos bucais?

Lembre-se, a escovação ideal é realizada com a escova, o fio dentário e o creme dental como auxiliar. O bochecho, os anti-sépticos devem ser utilizados com muito cuidado, devem ser indicados pelo seu Dentista. Cada solução foi desenvolvida para auxiliar um determinado tratamento. Estes anti-sépticos devem ser indicados pelo profissional que irá orientar a freqüência de utilização e o tempo do tratamento, pois utilizado sem cuidados os componentes da fórmula podem provocar irritações, alterar a flora bacteriana normal e gerar desconfortos desnecessários. O bochecho é contra indicado para menores de seis anos de idade.

12- E a alimentação?

Chamamos os alimentos que “colaboram” com a cárie de alimentos cariogênicos, alimentos como chocolates, balas, bolachas, bebidas adoçadas, etc, porém eles não devem ser proibidos, devemos nos preocupar com a freqüência de ingestão, que deve ser menor em relação a estes alimentos e com a escovação após a alimentação.
Segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde a dieta alimentar deve ser balanceada, reduzindo os alimentos compostos por açucares entre as refeições (conhecido, no meio odontológico, como "convívio inteligente com o açúcar").
Os alimentos que não estão relacionados com a cárie são os duros e fibrosos, como verduras, legumes e frutas. Eles estimulam a mastigação, o desenvolvimento e aumentam o fluxo salivar.

13- A água ajuda a prevenir a cárie?

Sim, a água de abastecimento público possui flúor, que irá fortalecer os dentes, deixando menos suscetível a cárie, muitas pesquisas mostram que cidades onde a água é fluoretada apresentam índices de cárie em média 50% menores.

14- O que é fluorose?

Em altas doses, o flúor pode provocar uma alteração no esmalte do dente, um manchamento. Esta alteração está relacionada ao excesso de flúor durante a formação do esmalte dental, porém desde que bem administrado o flúor só trará benefícios ao dente. Uma das principais causas está relacionada à ingestão de cremes dentais fluoretados por crianças, por este motivo as pastas devem ser indicadas pelo seu dentista, crianças de baixa idade devem utilizar cremes dentais com menor quantidade de flúor, e a escovação deve ser supervisionada pelos pais.








Veja todos os artigos
Você está escovando os dentes com a frequência que deveria?
Clareamento Dentário
Implantes Dentários
Pesquisa Nacional de Saúde Bucal
Gengivite e doença periodontal
Mau Hálito ou Halitose
Odontologia na Terceira Idade - Odontogeriatria
Como está o tratamento da cárie?
Auto-Exame Bucal: Prevenção do Câncer de Boca
Saúde Bucal: Dúvidas mais freqüentes

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas