Colunistas

Dr. Luiz Felipe Scabar
Saúde Bucal
Artigos | Currículo   

Implantes Dentários

A partir da descoberta dos princípios da osseointegração, tornou-se possível a criação de uma técnica reabilitadora com a colocação de implantes intra-ósseos na odontologia, fazendo com que as possibilidades de reabilitação da função mastigatória, fonética e estética facial se expandissem, já que esses implantes são capazes de se adaptarem ao osso e suportarem as reabilitações protéticas.

Seguindo o protocolo estabelecido por alguns autores a colocação de implantes dentários é realizada em dois procedimentos cirúrgicos, onde no primeiro instalam-se os implantes no osso deixando-o em repouso por um período de cicatrização que varia aproximadamente em 3 a 4 meses para mandíbula e 5 a 6 meses para a maxila. Durante esse período nenhuma carga funcional deve ser colocada sobre o implante para que haja a formação do tecido ósseo, e após esse período de cicatrização em outro procedimento cirúrgico a prótese é instalada no implante.

Uma das alternativas atuais é o uso da “carga” imediata nos implantes dentários, ou seja, coloca-se uma prótese no mesmo procedimento cirúrgico de colocação do implante, tornando-se um recurso viável para reabilitar pacientes com perda de dentes.

A principal função do uso da técnica de “carga” imediata é simplificar o procedimento, reduzindo o tempo de tratamento e o período de cicatrização.

Outra vantagem é a estética, pois se coloca a prótese logo após o ato cirúrgico, levando ao aumento dos benefícios psicológicos e sociais do paciente em relação a entrega das próteses em função e da estética facial.

A preocupação mais importante quanto ao uso da “carga” imediata, é que ainda se faz necessário proteger a interface osso/implante de forças excessivas durante a fase de cicatrização. É necessário, portanto, que o implante fique o mais estável possível para que ocorra a remodelação da interface, que é o principal fator de sucesso da técnica.

A colocação de implantes em osso com boa estabilidade, de preferência região anterior de mandíbula onde o osso é mais denso é um fator para obtenção de sucesso da técnica.

Outro fator de sucesso é a dieta do paciente que durante o tratamento com carga imediata deve limitar-se a alimentos macios.

A técnica é uma alternativa viável para a reabilitação bucal, com taxas de sucesso semelhante a técnica convencional em dois tempos cirúrgicos.

Os fracassos ocorrem devido a aplicação de implantes em osso de qualidade e quantidade insuficiente, ausência de estabilidade e não cooperação do paciente quanto a higiene bucal.

O uso da “carga” imediata em implantes tem a finalidade de reduzir o tempo de tratamento, possibilitando que o procedimento protético seja realizado logo após a colocação do implante, porém, o cirurgião dentista deve saber indicar adequadamente a sua aplicação, seguindo todos os critérios necessários para evitar que ocorram insucessos do tratamento.

Este tipo de técnica não deve ser utilizado como substituto da técnica convencional, e sim, como uma alternativa de tratamento, onde seus princípios estão bem indicados. Uma relação risco/benefício deve ser avaliada quando a técnica é viável.








Veja todos os artigos
Você está escovando os dentes com a frequência que deveria?
Clareamento Dentário
Implantes Dentários
Pesquisa Nacional de Saúde Bucal
Gengivite e doença periodontal
Mau Hálito ou Halitose
Odontologia na Terceira Idade - Odontogeriatria
Como está o tratamento da cárie?
Auto-Exame Bucal: Prevenção do Câncer de Boca
Saúde Bucal: Dúvidas mais freqüentes

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas