Colunistas

Dr. Luiz Felipe Scabar
Saúde Bucal
Artigos | Currículo   

Clareamento Dentário

O clareamento é um procedimento estético realizado pelo dentista ou sob sua supervisão, sendo o tratamento estético mais procurado na odontologia. O gel peróxido de carbamida é o agente clareador mais utilizado, tendo diversas concentrações e técnicas de aplicação. O tratamento pode ser realizado no consultório ou em casa, conhecido como tratamento caseiro, mas sempre sob supervisão do profissional.

Alguns cuidados são muito importantes: o produto não é indicado para gestantes, lactantes e crianças; não é recomendado para pessoas que apresentam cárie, restaurações extensas, problemas gengivais ou periodontais, que tenham realizado cirurgia gengival/peridontal recentemente, ou que apresentem outros problemas passíveis de hipersensibilidade; o tratamento é contra-indicado para pessoas que apresentam reações alérgicas ao produto.

O gel utilizado para clarear os dentes percorre os poros presentes no esmalte, liberando substâncias que atuam convertendo as moléculas pigmentadas em moléculas menores e consequentemente mais claras. Existem equipamentos cuja finalidade principal é atuar em agentes fotossensíveis presentes nos agentes clareadores, acelerando a reação química que culminará com a liberação rápida de oxigênio para oxidação dos pigmentos das moléculas que alteram a cor do esmalte. Agentes dessensibilizantes podem ser empregados para minimizar ou mesmo impedir a sensibilidade, pois alguns pacientes submetidos ao procedimento de clareamento podem apresentar sensibilidade dentária durante e após o tratamento.

Algumas pessoas utilizam os agentes clareadores sem orientação profissional, de forma abusiva e indiscriminada, com concentrações elevadas, sem o mínimo de precaução quanto aos seus efeitos adversos e riscos frente à exposição repetitiva com alterações cumulativas por longos períodos de tempo.

O uso contínuo dos agentes clareadores pode trazer consequências graves, tais como danos pulpares irreversíveis, porém, a toxicidade dos procedimentos clareadores está associada à concentração de peróxido nos agentes clareadores e ao tempo de contato do gel com a superfície do dente. Por esses motivos, a supervisão do profissional durante todo o tratamento é fundamental.

O clareamento dentário é um tratamento seguro, contudo, apelos em propagandas devem ser considerados com cuidado. O paciente deve procurar um dentista para receber todas as informações sobre o procedimento, sendo imprescindível a supervisão durante o tratamento e após o tratamento.








Veja todos os artigos
Você está escovando os dentes com a frequência que deveria?
Clareamento Dentário
Implantes Dentários
Pesquisa Nacional de Saúde Bucal
Gengivite e doença periodontal
Mau Hálito ou Halitose
Odontologia na Terceira Idade - Odontogeriatria
Como está o tratamento da cárie?
Auto-Exame Bucal: Prevenção do Câncer de Boca
Saúde Bucal: Dúvidas mais freqüentes

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas