Colunistas

Emerson Vilela
Corrida
Artigos | Currículo   

História da Maratona

Texto extraído do livro Aprendendo a Correr do Prof. Carlos Ventura.

“A história marca como 490 a.C. a vitória dos gregos sobre os persas na batalha de Maratona – planície da Grécia. Após a batalha, coube a Pheidippides a tarefa de levar a boa notícia à cidade de Atenas. O mensageiro correu cerca de 40km e logo após a chegada, assim que deu a notícia, caiu morto.

Existe muito questionamento sobre este fato. Uns afirmam que é lenda, outros, que é história verídica.
Lenda ou não, séculos mais tarde, em 1896, quando os Jogos Olímpicos foram recriados, dando início às Olimpíadas da Era Moderna, Pheidippides foi homenageado com uma nova modalidade olímpica: uma corrida de 40.000 metros que recebeu o nome de Maratona. E imaginem só: o vencedor da prova foi um grego, Spiridon Louis, que era carteiro e veterano de marchas militares. Em 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres, a distância da Maratona foi aumentada para 42.195 metros, para que os atletas pudessem começar a prova do Castelo de Windsor e terminá-lo no estádio White City, em frente ao rei Eduardo VII.
Depois de 16 anos de discussão, na Olimpíada de 1924, em Paris, ficou estabelecido que esta seria a distância oficial da Maratona.”

VENTURA, Carlos Gomes – Aprendendo a Correr – São Paulo, Brasil

Abraços

Emerson Vilela








Veja todos os artigos
São Silvestre– polêmica e muito orgulho
Treinamento corporativo
São Silvestre – a prova
História da Maratona
Tênis ideal para correr
Vai correr?...beba água!
Uma atleta mais que campeã
Introdução

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas