Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

19/02/2007
Cuide-se em qualquer idade

Você chegou ou tem mais de 50 anos? Não se preocupe, não desanime, pelo contrário! É possível conseguir um bom estado físico depois de décadas de inatividade e não demandará tanto tempo e esforço como achávamos. Você pode consegui-lo, mesmo depois dos 50!

O que pode ser feito para minimizar ou bloquear a perda de massa muscular? E a deteriorização da função do músculo? O envelhecimento desafia a definição, pelo menos, o envelhecimento biológico. O envelhecimento não é somente uma passagem pelo tempo, mais do que isto, é o acúmulo de eventos biológicos que ocorrem ao longo do tempo. Se nós definirmos envelhecimento como a perda das habilidades de adaptação ao meio, então a idade biológica e funcional torna-se a forma mais adequada de se medir o envelhecimento e suas adaptações.

Tem-se teimado muito sobre a necessidade de evitar um estilo de vida sedentário e apegar-se a um programa de exercícios físicos apropriados à idade e às condições orgânicas. Numerosos estudos publicados nas mais diversas e renomadas revistas médicas, conferem o efeito preventivo da atividade física sobre inumeráveis males de nossa época: obesidade, hipertensão arterial, colesterol, acidentes cardiovasculares, diabetes, osteoporose e até perturbações de angústia e depressão, entre muitas outras. Contudo, uma grande porcentagem da população não segue esse saudável conselho. Entre eles, existe um grupo especialmente chamado a obter os enormes benefícios da atividade física: os homens que têm estreado a quinta década de sua vida.
Muitos deles abandonaram o exercício depois de se formar, faz aproximadamente 25 ou 30 anos. A maioria deles possui empregos que não contribuem muito à necessidade de movimento do organismo. Eles passam sentados muitas horas por dia, deslocam-se nos seus carros ou no transporte público e passam o resto do dia dentro de suas casas. O que é que eles podem esperar depois de algumas semanas de aplicação a um projeto de atividade física controlada? Estas pessoas melhorarão o sono e as defesas do organismo. Vão conseguir um estado de sesentir bem que vai melhorar sua autoestima. E também vão produzir mudanças biológicas e não tem que parecer raro que o cite como último dado. Mesmo que as primeiras mudanças serão da ordem psicológica, depois continuarão as físicas. Eles melhorarão seu peso, diminuirão seu colesterol, ficarão mais ágeis e flexíveis, reduzirão sua cintura, terão mais força e o cansaço será menos. Também melhorarão a potência sexual."

Para um programa de atividade de três dias por semana, não está nada mal...Uma pessoa de 50 anos que deseja se inserir nas atividades físicas aeróbicas, pela própria iniciativa ou pela prescrição do médico, pode fazê-lo, seja que ele esteja são, seja portador de fatores de risco ou já tenha padecido alguma patologia. Mas, primeiramente, deverá cumprir um ritual de exames para treinar com segurança:

1. passar pelo seu clínico geral e, se necessário, por um cardiologista;

2. realizar exames laboratorias conforme prescrição e indicação;

3. fazer uma avaliação física;

4. procurar orientação com um profissional de educação física.

“Ninguém quer que esse idoso corra os 100 metros rasos ou seja um atleta campeão, mas que ele consiga se locomover, levantar da cadeira, tomar banho. Essas pequenas tarefas diárias são importantes e permitem que ele mantenha um mínimo de dignidade e independência. Os exercícios regulares tornam isso possível”, afirma Sandra Matsudo, autora de uma tese de doutorado que se dedicou a estudar o tema.

O American College of Sports Medicine (ACSM), tem publicado posicionamentos sobre os efeitos dos exercícios para a saúde do adulto e do idoso. Esta fase biológica não é o limite para se iniciar um programa de exercícios (no entanto, com aprovação médica), e que o exercício deve ser progressivo e natural. Abranger todos os grupos musculares. Devem ser feitos duas a três vezes por semana, com pelo menos 1 séries de 8 a 15 repetições. Aumentar as séries pode trazer maiores benefícios, e exercícios que favoreçam o equilíbrio e a postura devem ser praticados. Procure orientação e mãos à obra!!

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Priscilla de Arruda Camargo, na coluna de Musculação com Amauri Altieri e na de Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas