Colunistas

Amauri Sergio Altieri
Atividade Física e Musculação
Artigos | Currículo   

Carga ideal para os exercícios

A quantidade de peso para a execução de um exercício deve ser determinada com bastante atenção, respeitando a fase de treinamento e os objetivos do praticante. Normalmente o peso é ajustado automaticamente mediante ao número de repetições, buscando sempre a carga máxima para o valor estipulado. O melhor parâmetro seria a sensação de cansaço e fadiga ao final dos levantamentos de cada série, de modo a não conseguir mais nenhum movimento após o último. Para chegar nessa situação pode ser necessário alguns dias de treino, com acompanhamento supervisionado.

No primeiro dia de treinamento, na aula inicial, o professor deverá determinar a carga mediante às informações recebidas na anamnese do aluno e se apoiar em sua experiência prática com o trabalho. Durante a execução das repetições, deve-se observar a qualidade (postura, amplitude e velocidade) de execução dos movimentos que terá que se manter até as últimas repetições. Após o término da série é muito importante abordar o aluno a respeito da dificuldade sentida durante o trabalho, podendo assim, ser um auxílio complementar para a definição da carga ideal. Esse processo na verdade, é considerado um teste de carga máxima para um número específico de repetições, sendo provavelmente o método mais fácil e seguro para de determinar a carga.

Outra maneira de se determinar a carga é através do teste de carga máxima em uma repetição (RM). Utiliza-se um percentual do valor obtido, por exemplo 75% ou 80% de 1 RM. Se o indivíduo levantou 50Kg no teste, uma carga de 80% eqüivale à 40Kg. Esse teste pode ser aplicado em situações especiais onde os objetivos estejam bem claros. O praticante já deve ter conhecimento técnico e experiência com os movimentos a serem executados. E também, deve possuir condição física suficiente para suportar a carga super alta que será submetido. É importante ter em mente que o resultado do teste pode se tornar impreciso ou desatualizado mediante à evolução do treinamento, tendo que ser feito regularmente, o que não seria tão produtivo pelo seu dispêndio de tempo e exposição à lesões.

Os aumentos de cargas devem ser gradativos, sempre respeitando a evolução natural do condicionamento. Não se deve ter preocupação com os valores das cargas, mas sim, com a resposta muscular ao peso levantado. A medida que a sensação de facilidade apareça, significa que é o momento de elevar a carga. É importante que não se faça os exercícios com pesos excessivos, pois pode ocasionar sofrimento das estruturas musculoesqueléticas levando à lesões, com interrupções do treinamento (progresso) e diminuição da motivação.

Sendo assim, o método usado para determinar a carga em programa de treinamento deve ser cuidadosamente pensado para cada indivíduo, grupo muscular, tipo de exercício e estratégia de treino.








Veja todos os artigos
Treinamento feminino: erros comuns
Atividade física e circulação: respiração correta durante os exercícios e prevenção de varizes
Princípios de RPG para alongamentos na corrida
Musculação e lesões
Esteróides anabolizantes
Musculação na melhor idade
Musculação e diabetes
R P G no Esporte
Musculação com SWISS BALL
Musculação e aptidão cardiovascular
Ordem de disposição dos exercícios
Carga ideal para os exercícios
Ajustando o número de repetições
Quanto devo treinar?
Sistema superlento
Respiração e musculação
Treinamento em fase intermediária
Musculação na infância e adolescência
Ingestão de proteína
Musculação para iniciantes
Musculação e idosos
O que é DHEA?
Adaptação das massas musculares
Musculação e a mulher

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas