Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

07/01/2011
Badminton

O Badminton, é um esporte que mistura peteca com tênis. Jogado em ginásios cobertos, além do prazer esportivo, o Badminton também traz ótimos resultados para quem quer manter a forma. Pode ser praticado por qualquer pessoa, de todas as idade, inclusive crianças.

De onde vem o jogo

Segundo os estudiosos, o Badminton teve sua origem, há cerca de dois mil anos, na Grécia. Lá existia um jogo chamado "Tamborete e Peteca" (Battledore and Shuttlecock) que era jogado por adultos e crianças. O jogo tinha como objetivo rebater uma peteca com tacos, sem deixar ela cair no chão. Muitos anos depois o esporte foi incorporado na Índia e batizado de "Poona".

Oficiais ingleses de passagem pela Índia gostaram do jogo e o levaram para a Europa. No século XVII o "Poona" já havia se espalhado pelo continente europeu. Foram encontradas algumas evidências de que o "Poona" também era jogado na América colonial. O jogo passou a se chamar Badminton quando, em 1870, uma nova versão do esporte foi jogada na propriedade de Badminton, na Inglaterra.

Como é o jogo

As raquetes podem ser de vários materiais, desde carbono, cerâmica até alumínio ou aço. Elas são muito leves, pesando cerca de 90 gramas. As petecas são de cortiça, couro e penas de ganso, com peso fica em torno de 5g. A rede tem altura de 1,55m. E a quadra é bem menor que a de vôlei ou basquete. Suas medidas são: 13m40 x 6m10, enquanto a quadra de vôlei tem 18m x 9m.

O esporte pode ser disputado individualmente ou entre duplas, inclusive mistas.Podemos colocar homens e mulheres disputando o Badminton, o que democratiza ainda mais o esporte. A técnica do jogo se assemelha ao tênis, ou seja rebater a peteca através da rede com as raquetes. A dinâmica é mais parecida com o vôlei, já que a peteca não pode cair no chão e nem fora da quadra.

Para competir no Badminton, o ideal é ter um bom reflexo e coordenação motora, pois é um esporte de explosão. A peteca pode alcançar quase 300 km/h.É mais veloz que o saque mais rápido do tênis. Em cerca de 20 segundos, chega-se a bater na peteca entre 40 e 50 vezes. Badminton exige constante atenção. Além de exigir um grande esforço físico, já que o praticante terá que correr, saltar e virar bruscamente. Durante uma partida, chega-se a correr quase dois quilômetros. Podem ser queimadas 468 calorias praticando uma hora de Badminton.

Os jogos também podem ser mais lentos, de acordo com o gosto do praticante. Tudo depende da abertura que se dá à peteca. As penas da peteca podem ficar mais abertas ou fechadas, de acordo com a velocidade que se quer no jogo. Por isso, esse esporte também pode ser praticado por idosos e crianças, já que é possível fazer jogos mais lentos, que não necessitam de tanta correria. Segundo Roberto, não existem contra-indicações para praticar o esporte. Qualquer pessoa que queira fazer uma atividade física, seja um idoso ou um jovem, deve sempre fazer uma avaliação médica antes de começar a praticar.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Atividade Física e Musculação com Amauri Altieri e Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas