Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

21/11/2008
Colesterol: o vilão das festas de final de ano

As festas de fim de ano estão chegando e todos começam a se preocupar com a saúde. Ceia farta, com muita carne, maionese, farofa e bebidas alcoólicas podem aumentar significativamente os riscos para o corpo, pois são nessas datas festivas que ganhamos peso e o nosso índice de colesterol aumenta.

Inevitavelmente, nas ceias do Natal e do Ano Novo, temos o hábito de comer de tudo um pouco e, muitas vezes, exageramos. Segundo Dr. Henrique Oti Shinomata, especialista em Medicina Preventiva, não há necessidade de experimentar todas as carnes. Para isso, ele dá a dica: “Ignore as carnes gordas e opte pelo frango que é uma carne mais magra, por exemplo. Lembre-se também de tirar a pele, rica fonte de colesterol”.

Além da carne, o médico lembra que outros alimentos são fontes ricas em gorduras e colesterol, como as gemas de ovos, a manteiga, o creme de leite, a maionese, os queijos amarelos e alguns frutos do mar, como o camarão e o caranguejo. “Se o nível do colesterol já estiver alto ou se estiver em dieta para controle de peso, estes alimentos devem ser evitados. As frutas e as carnes magras podem ser uma fonte para substituí-los”, afirma.

E, para quem não sabe, as bebidas alcoólicas também representam um aumento significativo de calorias em sua alimentação. Por isso, o seu consumo deve ser moderado. Por este motivo, opte pelos champanhes e deixe de lado a cerveja e o vinho.

Dr. Henrique reforça ainda que não é apenas no fim do ano que devemos nos preocupar com a saúde. “Nessas datas devemos ficar atentos para não ter um aumento repentino de peso e gorduras no corpo. Porém, ter uma vida saudável, com atividades físicas regulares e não fumar é um grande avanço para a manutenção da qualidade de vida”, diz.

CONHEÇA OS ALIMENTOS “AMIGOS” DA SUA SAÚDE:

- Azeite: ajuda a diminuir o colesterol das artérias e, conseqüentemente, ajuda no combate a doenças cardíacas. O azeite combate ainda a hipertensão, alguns tipos de câncer e fortalece os aparelhos digestivos e imunológicos.

- Cereais Integrais e Farelos: sem exageros, ajudam a prevenir a prisão de ventre, reduzem as taxas de colesterol no sangue e os riscos de câncer associados à obesidade e geram sensação de saciedade.

- Frutas Cítricas (limão, laranja, acerola e outros): protegem contra o envelhecimento das células, reduzem risco de câncer, ataques do coração e doenças pulmonares.

- Peixe: fonte completa de proteínas, o peixe alivia os sintomas de depressão, como a tristeza e a ansiedade. Além disso, combate doenças do coração colabora com o controle da pressão arterial, com a coagulação do sangue e com as inflamações.

- Nozes, amêndoas e castanhas: previnem doenças coronárias e câncer.
Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas