Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

16/04/2007
Mudanças de temperatura e lesões

Dores nos ossos e articulações são alguns dos problemas mais comuns

Basta o tempo mudar para os casacos saírem dos guarda roupas. Mas o glamour desta época dura pouco tempo, quando alguns problemas entram em cena. As doenças respiratórias não são as únicas a prejudicar o corpo com as seqüelas da mudança de temperatura. Uma série de distúrbios articulares e males ósseos costumam ocorrer. O massoterapeuta Kiyoshi Nagaoka avisa que os riscos de lesões aumentam neste período.

Os músculos exigem mais cuidados com as mudanças bruscas do tempo, porque o corpo demora mais tempo para alcançar a temperatura ideal. Isso gera vários problemas como os estiramentos musculares, tendinites e dores nos ossos. Nesta época as pessoas deixam de praticar exercícios físicos regularmente, a preguiça faz com que muitos fiquem dentro de casa, diminuindo a freqüência nas academias.

“Os executivos, por exemplo, costumam ter muitas dores na região do trapézio (músculos localizados nas costas), por causa da tensão do dia-a-dia no trabalho e pelas horas passadas na frente do computador. Com a mudança de tempo costuma intensificar muito as dores pelo corpo”, explica o massoterapeuta. Kiyoshi indica o tratamento preventivo com a Tsuya, união das massagens como o Shiatsu, o ANMA, Quiropraxia e a Reflexologia como forma de evitar tensões e desvios nas articulações.

A massagem reduz a tensão dos músculos, melhora a flexibilidade dos tecidos e ativa a circulação sanguínea. O massoterapeuta avisa que com a massagem, o risco das dores e lesões diminui significativamente. Mas dá um conselho para aqueles que trabalham sentados. “Alongar os músculos do pescoço, braços, pernas, mãos e pés é importante para aquecer o corpo e melhorar a circulação sanguínea”.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Priscilla de Arruda Camargo, na coluna de Musculação com Amauri Altieri e na coluna de Ortopedia com Dr. Roberto Ranzini





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas