Saúde
CLIQUE AQUI PARA FAZER O TESTE
WGO OFERECE AOS LEITORES DO SENTIR BEM UM TESTE SIMPLES PARA DESCOBRIR MAIS SOBRE A SAÚDE DIGESTIVA
A maioria das pessoas com Síndrome do Intestino Irritável sofre em silêncio, ou seja, segundo a Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO), 90% não buscam cuidados médicos. Os sintomas que vão inchaço e diarréia até dores abdominais e estomacais.
A ação global tem como objetivo chamar a atenção para a importância dessa síndrome que atinge mais de um bilhão de pessoas (cerca de 20% da população mundial). Esse é um número subestimado, devido à dificuldade do diagnóstico preciso. Para auxiliar as pessoas a descobrirem se sofrem de SII, a WGO elaborou um questionário simples.
Assinale todas as opções e, em seguida, você terá o resultado da sua pontuação para verificar o seu perfil de saúde digestiva. Em caso de necessidade de melhorá-la, você pode seguir as sugestões correspondentes ao seu perfil. Vale ressaltar que este questionário não substitui a avaliação ou o diagnóstico médico.
A fim de atingir e manter um funcionamento saudável do sistema digestivo siga as "10 recomendações da WGO*" e veja como você pode melhorar sua saúde digestiva:
- Aumente a ingestão de líquidos;
- Tenha uma dieta que inclui alimentos com propriedades probióticas comprovadas;
- Coma pequenas porções e de forma mais frequente: cinco refeições reduzidas em vez de duas ou três refeições grandes por dia.
- Coma cinco porções de frutas, legumes e grãos;
- Aumente a ingestão de peixe;
- Limite a ingestão de comidas produtoras de gases;
- Limite o consumo de comidas gordurosas;
- Evite bebidas com cafeína, álcool e refrigerantes;
- Evite bebidas alcoólicas;
- Coma lentamente e mastigue a comida completamente;
- Evite sorbitol, encontrado nos adoçantes dietéticos, e frutose;
- Eduque seu intestino: nunca deixar de ir ao banheiro quando você sentir necessidade.
*The World Gastroenterology Organisation (WGO) – Organização Mundial de Gastroenterologia, uma federação de 107 sociedades nacionais e 4 associações regionais de gastroenterologia, representando mais de 50.000 membros individuais em todo mundo. Para maiores informações, visite: www.wgofoundation.org