Novidades
Aplicativo sobre diabetes

10 milhões de brasileiros são diabéticos


SBMFC explica quais os tipos mais frequentes e como preveni-los


Segundo o Ministério da Saúde , aproximadamente 5,8% da população a partir dos 18 anos tem diabetes tipo 2, o equivalente a 7,6 milhões de pessoas. Juntos, o diabetes tipo 1 e 2, atingem um total de 10 milhões de pessoas. “Trata-se de uma doença na qual os níveis de açúcar no sangue estão mais altos que o normal, fator que se persistir pode levar ao infarto, derrame, doenças nos rins, danos aos nervos e perda de visão. O tipo 2 é a mais comum, e o controle não é tão difícil quanto muitas pessoas imaginam”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Dr. Nulvio Lermen Jr.



Ainda de acordo com dados do MS, somente no Brasil, aparecem 500 novos casos por dia. Como forma de alertar sobre a doença a Organização Mundial da Saúde institucionalizou o dia 14 de novembro com o Dia Mundial do Diabetes.



Nulvio explica que a alimentação saudável e o incentivo à prática de exercícios físicos desde a infância são medidas fundamentais na prevenção da doença. “Há alguns anos atrás o fator genético era supervalorizado, hoje sabemos que a adoção de hábitos de vida saudáveis e a manutenção de um peso adequado são preponderantes para definir o desenvolvimento ou não na doença”, conta.



O MFC sugere ainda algumas mudanças no cardápio que podem atuar a favor de uma vida mais saudável, como dar preferência para saladas, vegetais, cereais integrais, peixe, feijão e outras carnes e evitar açúcar branco ou mel. “Prevenir o diabetes é simples e faz parte do atendimento de um médico de família e comunidade, pois esse profissional acompanha o paciente como um todo. Por isso, pode orientar e também identificar a doença desde o início”, conclui.



Tipos mais frequentes de diabetes



• Tipo1 - DIABETES MELLITUS INSULINODEPENDENTE

Geralmente ocorre em crianças, jovens e adultos jovens e necessita de insulina para o seu controle.



• Tipo 2 - DIABETES MELLITUS NÃO INSULINODEPENDENTE

É o tipo mais frequente de diabetes, aparece geralmente após os 40 anos de idade.



• DIABETES GESTACIONAL

É o tipo que aparece na gravidez, sobretudo se a mulher: tem mais de 30 anos, tem parentes próximos com diabetes, já teve filhos pesando mais de 4 Kg ao nascer, já teve abortos ou natimortos, é obesa ou aumentou muito de peso durante a gestação.



Como se manifesta

Um dos sintomas mais comuns, sobretudo no diabetes tipo I e no tipo II descontrolado é sentir muita fome (Polifagia). Já no diabetes tipo I ou tipo II descontrolado ocorre perda de peso, ao contrário do diabetes tipo II que normalmente registra ganho de peso, além de desânimo, fraqueza e cansaço físico.



Estes sintomas são os mais frequentes e eles não aparecem isolados. No diabetes tipo I eles surgem de maneira rápida e no diabetes tipo II eles podem estar ausentes ou aparecem de forma lenta e gradual.





Aplicativo para diabetes



A Novartis, através de seu programa de educação médica continuada, lançou no Brasil o Atlas Diabetes, seu primeiro aplicativo para médicos e profissionais da saúde envolvidos no diagnóstico e tratamento dessa doença. Disponível para iPhone e iPad, o serviço é gratuito e contempla uma enciclopédia com imagens em alta qualidade, que ajudarão os médicos a conversar com seus pacientes e explicar como o diabetes atua no organismo em seus diferentes estágios.



O aplicativo dispõe de ferramenta de busca e é dividido em quatro grandes seções: Anatomia e fisiologia, Diabetes, Tratamento do diabetes e Complicações do diabetes. O conteúdo médico é apresentado por meio de ilustrações do corpo humano que podem ser salvas para utilização em uma aula ou apresentação, por exemplo, ou até enviadas diretamente do app para o e-mail.



Atualmente, a diabetes atinge 346 milhões de pessoas em todo o mundo1. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), no Brasil o número de diabéticos chega a 12 milhões.



1 Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)


Veja mais sobre Diabetes em nossa coluna de Endocrinologia com Dr. Filippo Pedrinola




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas