Novidades
A única osteotomia de joelho navegada por computador do interior do Brasil é sucesso

Procedimento realizado pelo ortopedista Dr. Maurício Mod, em parceria com a empresa MB Osteos e experiente equipe, correu bem e paciente já está se recuperando. Ideia é disseminar a técnica em toda a região, de forma que esteja ao alcance de todos.

Quem sofre de dores constantes nos joelhos causadas por deformidades no osso oriundas de diferentes motivos, como o joelho varo ou valgo (em cavaleiro ou em x ), já pode comemorar a boa notícia.

Foi realizada hoje pela manhã, no Hospital Evangélico, em Sorocaba, uma cirurgia de osteotomia de joelho (cirurgia reparadora do osso do joelho) navegada por computador, a única do interior do Brasil. O procedimento comandado pelo ortopedista Dr. Maurício Mod, em parceria com a empresa especializada MB Osteos e uma equipe de experientes instrumentadores, auxiliares e anestesistas, é menos invasivo que o convencional e mais preciso, minimizando, ainda mais, os riscos envolvidos na cirurgia, que se torna mais rápida e potencializa as chances de recuperação total do paciente.



A cirurgia durou cerca de 1h30 e a paciente, Maria Rocha Pinheiro, se recupera muito bem (veja depoimento, abaixo). Dr. Mauricio é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Em Sorocaba, ele atua na Clínica Ápice e, em Cerquilho, no Centro Médico São José.

A idéia, diz Dr. Mauricio, é disseminar a tecnologia em toda a região, para que esteja ao alcance de todos. “De forma bem simplificada, trata-se de a colocação de sensores posicionados pela coxa e perna do paciente e um computador conectado a esses dispositivos que, por meio de infravermelho, leem os dados e fornecem a posição precisa de onde deve ser feito o procedimento cirúrgico, que é a colocação de uma placa com um calço no joelho. A exatidão é tamanha que a variação é de apenas um grau”, destaca.



Tanto a placa de última geração utilizada na cirurgia, chamada “HTO”, da marca alemã Aesculap – uma estrutura implantada no joelho para corrigir a deformidade óssea -, quanto à tecnologia de navegação, denominada “OrthoPilot”, foram trazidos ao Brasil pela empresa MB Osteos, com sede em São Paulo e que atua na capital paulista, no Vale do Paraíba e na Grande São Paulo.

Vida nova para dona Maria

“Sinto muita dor. Não consigo subir escada ou agachar, nem dobrar o joelho. Parei de costurar há anos, porque não consigo mais fazer os movimentos”, conta a paciente Maria Rocha Pinheiro, de 54 anos, minutos antes da cirurgia.



A expectativa pela melhora era tão grande, que Maria só conseguia pensar no que voltaria a fazer após a recuperação do procedimento cirúrgico. “Vou cuidar da minha casa, ir à piscina, cuidar dos meus pais, que são bastante idosos. Sou uma pessoa que gosta muito de falar e não vejo a hora de poder me movimentar para todos os lugares”, adiantava-se.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas