Novidades
Estudo reforça que a reconstrução mamária deve ser feita logo após a mastectomia

Em pacientes submetidas a mastectomia, o objetivo maior da cirurgia reconstrutora é a reabilitação estética, retirando da paciente o estigma do câncer e da mutilação

Mulheres submetidas à mastectomia, devido ao câncer de mama, podem ser submetidas à reconstrução mamária imediata. O procedimento apresenta um baixo risco de complicações e não provoca atrasos injustificados no tratamento do câncer. As conclusões são de um estudo – Immediate Free Flap Reconstruction for Advanced-Stage Breast Cancer: Is It Safe? – publicado, recentemente, no jornal Plastic and Reconstructive Surgery.

Para chegar a esta conclusa, os pesquisadores avaliaram um número significativo de mulheres com câncer de mama avançado que se submeteram à reconstrução mamária imediatamente após a mastectomia. Ao longo de um período de dez anos, a reconstrução imediata foi realizada em 170 mulheres, incluindo a reconstrução de ambas as mamas em 13 pacientes. As reconstruções foram feitas principalmente usando tecidos da área abdominal.

Os resultados da reconstrução mamária imediata foram analisados com foco em taxas de complicações, tempo de outros tratamentos de câncer e os resultados cosméticos. O objetivo era determinar se os benefícios comprovados da reconstrução imediata eram justificados em termos de riscos e possíveis efeitos adversos.

Segundo os pesquisadores, 15 complicações foram registradas: uma taxa de 8,8 %. As complicações levaram a atrasos nos tratamentos de câncer (quimioterapia e / ou radioterapia) em apenas oito pacientes. O atraso máximo foi de três semanas. Quinze mulheres tiveram câncer de mama recorrente durante o acompanhamento e a reconstrução imediata não provocou atrasos no reconhecimento destas recorrências.

A importância da rápida reconstrução mamária

Para mulheres submetidas à mastectomia por câncer de mama, a reconstrução mamária imediata oferece diversas vantagens sobre a reconstrução tardia, incluindo melhores resultados cosméticos, menor tempo de recuperação e custos menores do tratamento.

“A reconstrução imediata também é um importante mecanismo de enfrentamento do câncer associado a uma melhor qualidade de vida e à redução do risco de depressão. Como a mama é um dos símbolos da identidade feminina. A sua extração significa muito, tanto do ponto de vista físico, quanto do ponto de vista psicológico. A sua imediata reconstrução é de suma importância para que a paciente recupere a auto-estima, auxiliando, assim, o tratamento do câncer e o restabelecimento do convívio social”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.

O novo estudo sobre reconstrução mamária imediata é um dos maiores já realizados até hoje sobre o tema. Os resultados sugerem que a reconstrução imediata é segura e bem tolerada pelas pacientes e não conduz a um risco aumentado de complicações. “Os atrasos no tratamento do câncer encontrados são comparáveis ​aos das mulheres submetidas à mastectomia sem reconstrução mamária”, explica o médico.

Direito assegurado

A cirurgia de reconstrução da mama é assegurada pelo Sistema Único de Saúde, SUS, desde 1999. Os procedimentos cobertos incluem o implante da prótese de silicone. A saúde suplementar também prevê a cirurgia plástica reconstrutiva da mama, após tratamento para retirada de câncer para os contratos celebrados após 1998.

Serviço:
http://www.medintegrada.com.br/site





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas