Novidades
Programa gratuito para obesos

Programa gratuito atende obesos em Guarulhos e Alto Tietê

Tudo começa com investidas para mudar o pensamento do paciente. “É preciso que ele tenha um pensamento magro, saudável“, explica o psicólogo José Cândido Cheque. Posteriormente, são desenvolvidas ações nas áreas de Nutrição, Educação Física, Fisioterapia e Enfermagem de maneira articulada, visando reeducar a alimentação e estimular o desenvolvimento de atividades físicas sem lesões. “Seguimos um modelo cognitivo-comportamental. Nosso trabalho visa orientar para uma mudança de comportamento. Isso ajuda a ter melhores respostas quanto à introdução de novos hábitos alimentares”, acrescenta Cheque, que coordena o Goam (Grupo Obesidade Atendimento Multidisciplinar) e o Goami, versão infantil do primeiro.

Desenvolvidas pela Universidade Guarulhos (UnG), as iniciativas querem abrir as portas para mais pacientes. Isso porque a questão obesidade vem se manifestando de forma latente nos últimos anos no País. “Precisamos evidenciar ao maior número possível de pessoas que a escolha do alimento e todo o processo que envolve o ato de comer são decisivos para uma vida saudável ou não”, diz o psicólogo.

Para atingir essa meta, os programas estão com inscrições abertas para novas turmas, cujos encontros iniciarão no 2.º semestre de 2011.

Os interessados em se inscrever ou fazer o mesmo pelo filho podem ligar para 0800 15 88 22; ou enviar e-mail com nome completo, telefone de contato, peso e altura para o endereço paddac@ung.br . O único pré-requisito é estar acima do peso. O prazo encerra-se em 08 de julho.

O Goami é voltado a crianças entre 07 e 10 anos de idade. Os encontros acontecem apenas da Unidade Guarulhos-Centro da UnG. Já o Goam tem inscrições abertas para atividades em Guarulhos, Itaquá e Arujá.

Segundo Cândido, os participantes recebem acompanhamento gratuito durante três meses. Nesse período, são orientados a escolher melhor os alimentos, aprendem técnicas de exercícios físicos e descobrem se o aumento de peso está atrelado a algum problema de origem psicológica. “Para quem não emagrecer ou se sentir inseguro tem a opção de seguir o tratamento no grupo de manutenção, também gratuito”, finaliza.

Criada Comissão de Prevenção e Combate à Obesidade

O excesso de peso não deve ser encarado como um fator apenas estético. É um problema crônico de saúde pública relatado pelos Institutos Internacionais de Saúde no mundo. No Brasil, mais de 65 milhões de pessoas (40% da população) estão com excesso de peso e cerca de 10 milhões (10% dos adultos) são obesos. As mulheres (12 a 13%) sofrem mais com a obesidade do que os homens (7% a 8%).

As principais causas da obesidade estão ligadas a alimentação (consumo excessivo de açúcar e gordura e compulsão), sedentarismo (inatividade e desmotivação) e stress (tensão psicológica e depressão). Segundo Rogério Toledo Júnior, responsável pela criação da Comissão de Prevenção e Combate à Obesidade, hoje consumimos quase 20% a mais de gorduras saturadas e açucares industrializados.

Rogério ressalta também que a nutrição tem importância no aspecto de que uma criança superalimentada será provavelmente um adulto obeso. “O excesso de alimentação nos primeiros anos de vida aumenta o número de células adiposas, um processo irreversível, que é a causa principal da obesidade para toda a vida”, explica ele.

Além dos problemas estéticos, a obesidade traz inúmeros problemas ao organismo, ligados ao sistema psicológico, cardiovascular, respiratório, articulações, digestivo e reprodutivo. “Cansaço, apneia do sono, hipertensão, insuficiência coronariana, depressão e diminuição de autoestima são alguns que podemos apontar”, disse Rogério.

A nova Comissão irá criar alternativas de combate à obesidade sob o ponto de vista das Entidades Médicas, elaborar projetos de leis e emendas visando a redução da obesidade na população brasileira e criar campanhas educativas. “Também será feito um Fórum Técnico sobre a Obesidade com as especialidades médicas para entregar um estudo ao Ministério da Saúde”, finaliza o coordenador da Comissão.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas