Novidades
Comida Japonesa: aprecie com moderação

Nunca se comeu tanta comida japonesa no Brasil como nos últimos anos. Os restaurantes japoneses viraram moda e agradam a todas as idades. Por incluir alimentos naturais, como peixes, legumes, frutas e algas marinhas, trata-se de uma culinária, geralmente, equilibrada e saudável.

Segundo a nutricionista Teresina Mendes dos Santos, o consumo desses alimentos deve ser moderado. "Alguns pratos são menos calóricos do que os outros, mas se qualquer um deles for consumido em excesso, haverá ganho de peso. Não é porque a comida é natural que não possui calorias. Ainda de acordo com a especialista, molho de soja, típico dessa culinária, contém alta concentração de sódio e não deve ser amplamente utilizado, pois pode aumentar os níveis da pressão sangüínea. É preciso também tomar muito cuidado na hora de consumir peixe cru (sushi), pois um prato mal preparado pode conter bactérias extremamente perigosas.



As pessoas devem ficar atentas na escolha do restaurante. Quando elaborada por profissionais qualificados, a comida japonesa traz inúmeros benefícios ao paladar e à saúde.

Muito utilizados na culinária japonesa, os peixes mais indicados são: salmão, atum, robalo, namorado, linguado. "Antes do consumo, é muito importante observar a aparência, que deve estar com cor suave e fibras firmes. O odor também deve ser suave", ressalta a nutricionista. Por se tratar de peixes crus, devemos lembrar que se deterioram facilmente quando elaborados e armazenados de forma incorreta.

Mas, nem só de peixe é feito o cardápio japonês. Um ingrediente muito utilizado é a soja. Sábios, os japoneses não a utilizam à toa. "Eles normalmente não usam carnes vermelhas (que possuem maior quantidade de ferro do que a encontrado no peixe) em seus pratos. Mas, a falta delas não prejudica o equilíbrio da dieta. A soja, que compõe o tofu (uma espécie de queijo) e o missô, (pasta de soja fermentada e servida com caldos e sopas), consegue suprir a falta de carne vermelha", explica.

No fim da refeição, o chá verde, que caiu no gosto do ocidente, é ingerido sem açúcar. "Ele é antioxidante e combate os radicais livres, que são prejudiciais à saúde", finaliza Teresina.

Alguns alimentos da culinária japonesa mais consumidos e os benefícios:

* Broto de feijão: deve ser consumido cru, em saladas. É rico em vitamina C e fibras.
*Nabo: também deve ser consumido cru é rico em fibras e ajuda na digestão. *Arroz branco: Preparado sem sal nem gordura, é fonte de carboidrato e aminoácidos essenciais (deve ser ingerido em porções moderadas)

*Gengibre e raiz forte (wasabi): são anti-bactericidas, e também auxiliam na digestão.
*Shitake (cogumelo, comum na culinária japonesa) estimula a defesa imunológica.
* Sashimi: por ser peixe cru fatiado, possui poucas calorias (cerca de 20 cal/unidade). É excelente fonte de proteína e principalmente de ômega 3. Contribui para diminuir os níveis de colesterol no sangue.

* Tempurá: legumes, verduras, frutos do mar, empanados e fritos: Uma unidade tem, em média, 80 calorias.

Sushis / Calorias
Há diversos tipos de sushis e, dependendo da sua composição, podem ser menos ou mais calóricos. Os mais consumidos pelos brasileiros são:

+Tekamari: arroz+ atum+ alga marinha: 8 cal/ unidade

+Shakemari:arroz+ salmão+alga marinha: 10 cal/ unidade

+Sushi de camarão: bolinho de arroz com camarão: 40 cal/unidade

+Califórnia: Arroz recheado com manga, kani, maionese, pepino e alga marinha, envolto em gergelim : 50 cal/unidade

+ Hot Filadélfia: arroz, cream cheese e salmão: 90cal /unidade (É o mais calórico porque é frito)




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas