Novidades
Escolha da panela certa pode contribuir com a saúde do consumidor

10/05/2015

Panelas feitas de cerâmica lideram a lista pela praticidade e inúmeros benefícios à saúde dos consumidores

O cuidado na hora de preparar os alimentos exige algo que vai além da escolha dos ingredientes. Muitas pessoas nem se dão conta que, ao preparar as refeições, o tipo da panela ou de outros utensílios, pode ser essencial para evitar possíveis problemas de saúde. Isso acontece porque alguns materiais podem contaminar os alimentos durante o cozimento, ao liberarem parte dos resíduos presentes na sua composição, são os chamados metais pesados.

Nos dias de hoje existe uma grande variedade de panelas no mercado. Algumas atraem o consumidor pelo design ou até mesmo pelo preço, mas pecam quando o assunto é saúde e segurança alimentar. São muitas as panelas que exigem cautela dos consumidores! Uma delas é a antiaderente, que se tiver seu revestimento danificado, provoca a migração de metais nocivos. Outro modelo arriscado é a de aço inoxidável, que por ter fundo triplo, atinge altas temperaturas. É composta por ferro, cromo e níquel. O níquel é um dos metais mais tóxicos da tabela periódica. Sua toxidade está associada a alergias, dermatites de contato, asma e pode afetar diretamente o sistema nervoso. Panelas de barro também são vilãs, pois podem somar as reservas corporais de ferro no organismo, aumentando doenças degenerativas como infarto, câncer, artrite, artrose e diabetes.

As panelas de alumínio são as campeãs de risco, pois durante o cozimento, o alumínio do recipiente migra para o alimento, podendo levar a uma séria intoxicação. O excesso de alumínio interfere com a absorção do selênio e do fósforo. Alguns sintomas de intoxicação leve por alumínio incluem a diminuição da capacidade intelectual, esquecimento fácil, dificuldade de concentração e perda de massa óssea. Também foi comprovado que o alumínio está associado à incidência dos males de Alzheimer e de Parkinson, às doenças do sistema esquelético, como alterações do metabolismo do cálcio (raquitismo), hematológico (do sangue), à constipação intestinal, cólicas abdominais, anorexia, náuseas, fadiga, alterações neurológicas com graves danos ao tecido cerebral. Na infância pode causar hiperatividade e distúrbios do aprendizado.


Indicações médicas

Mas nem todas as panelas são vilãs na cozinha quando se trata de cuidar da saúde. As panelas feitas de cerâmica atóxica são a melhor opção para a saúde e praticidade dos consumidores. Muito indicada por médicos e nutricionistas, a linha de cerâmica da marca catarinense Ceraflame estão entre as melhores opções do mercado.

Segundo a empresa, além de serem feitas a partir de matéria prima inorgânica exclusiva - o que as tornam atóxicas - as cerâmicas preserva, o calor, deixando o alimento quente por mais tempo. Além disso, têm tecnologia 100% resistente a choques térmicos, não riscam e não prejudicam a saúde dos consumidores. No quesito versatilidade, o produto da empresa também tem vantagens. Pode ser levado a geladeira, forno, lava-louças ou micro-ondas. São peças indicadas para todos os tipos de alimentos, sem contraindicações.







Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas