Novidades
Como melhorar a vida com a gestão do tempo?

27/03/2015

Podemos não saber exatamente o que é tempo e o que ele representa para nós, mas sabemos exatamente como medi-lo – pelo menos de maneira formal. Porém, medir o tempo é algo de certa maneira superficial, afinal, o que realmente importa é o que é feito com ele, e não sua medida em números. Mas e você, sabe com o que tem gastado o seu tempo? Se você tivesse uma linha do tempo, onde estaria? Se tivesse que apontar em direção ao seu passado, para onde apontaria? Onde fica o seu futuro?

Com poucas perguntas percebemos que o tempo é algo muito mais complexo do que números e datas especiais: ele é aquilo que praticamente "controla" a nossa vida, mas cabe a nós decidir como esse tempo será investido e se preferimos viver no passado, aproveitar o presente ou planejar o futuro. Qual a sua escolha?

Segundo Andreia Rego, Psicanalista e Coach de Desenvolvimento Humano no Rio de Janeiro/RJ, ao apontar uma direção no seu passado e escolher uma posição para o seu futuro, ligando-se tudo isso, cria-se a sua própria linha do tempo, ferramenta importante para que as pessoas não se sintam perdidas e saibam como se localizar em sua vida. "Utilizo a ferramenta Linha do Tempo para ajudar pessoas a acessarem seus melhores recursos, criarem futuros alcançáveis e a organizarem suas vidas", comenta a coach.

Para complementar o entendimento sobre a ferramenta, há três passos principais: a gestão do tempo; o fato de lidar com o passado e acessar recursos; e o olhar para o futuro. Andreia Rego explica melhor:

“A gestão do tempo, primeira parte da ‘"Linha do Tempo", é ainda dividida em três esferas menores, nas quais são classificadas as atividades urgentes, as atividades importantes e as atividades circunstanciais”, ressalta.

Segundo a especialista, nas atividades urgentes se encaixam aquelas tarefas que já deviam ter sido executadas, mas que ainda não foram. “Você sente que não pode deixar de executá-las. Você já estourou ou está quase estourando o prazo das atividades e isto pode te trazer sérias consequências. Exemplo: entregar um relatório, ir ao médico, levar o carro na oficina mecânica, etc.,” pontua.

As atividades importantes são todas aquelas que possuem prazo e alavanca a vida da pessoa, trazendo melhores resultados, como estudar para uma prova, preparar-se para uma entrevista, analisar a pauta de uma reunião complexa, etc. Já as atividades circunstanciais são aquelas excessivas ou que não trazem resultado nenhum. “Coloco nessa categoria aquelas atividades que fazem a hora, o dia, a semana passarem e depois você fica com a sensação de arrependimento por ter gastado tanto tempo à toa. Exemplos simples – e clássicos – são: ficar muito tempo nas redes sociais, assistir muito televisão, dormir em excesso, falar ao telefone, jogar vídeo-game por horas, etc”, diz Andreia Rego.

Já a segunda parte da "Linha do Tempo", que trabalha como lidar com o passado e acessar recursos, diz respeito a entender de onde a pessoa vem entender e analisar seus erros e maiores acertos, superar possíveis perdas e rancores e, com isso, ter certeza do que fazer para melhorar daquele ponto para frente. A partir de então, será focar no terceiro passo, que é olhar para o futuro.

“Quando a pessoa está pronta para seguir em frente, mais consciente da sua linha do tempo, é a hora de fortalecer suas metas, traçar os caminhos necessários e se orientar na melhor direção. Se existirem muitas dúvidas ou insegurança nesse processo, ou se a pessoa não souber muito bem qual caminho seguir, uma opção é procurar um profissional que, com um olhar externo, possa ajudar a pessoa a enxergar por um novo viés – porém, sempre lembro que é a própria pessoa que escolhe o caminho a ser traçado, o trabalho do coach ou psicanalista serve como um ‘empurrão’, como uma visão profissional para o assunto”, ressalta Andreia Rego, que conclui dizendo que "o nosso sentido de tempo é crucial para nossa identidade. Reorganizar linhas do tempo é uma forma poderosa de mudar a realidade de uma pessoa”.




Veja mais sobre COMPORTAMENTO em:

1) Como ser um líder e estar sempre motivado com Nilson Redis Caldeira

2) Transformação Humana com Flavia Lippi

3) Mais Consciência, com Vania Bueno

4) Mundo Corporativo, um Lugar que é Possível ser Feliz!, com André Freire




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas