Novidades
Adoçante natural produzido no Brasil é alternativa para reduzir consumo de açúcar no mundo. Veja aqui!

23/04/2014


Por ser naturalmente doce, stevia brasileira desponta como um dos principais substitutos do açúcar

Por conta dos altos índices de obesidade e diabetes apresentados em diversos países, a Organização Mundial de Saúde (OMS) quer reduzir pela metade a quantidade de açúcar ingerida pela população. A nutricionista catarinense Ana Rubik esclarece os efeitos que o excesso de açúcar pode causar no corpo. “Quanto mais açúcar ingerimos, mais insulina temos que produzir e, com o passar do tempo, podemos ficar resistentes aos efeitos desse hormônio e, consequentemente, precisarmos de uma quantidade cada vez maior para fazer o seu trabalho no nosso organismo. Por isso, dizemos que ingestão exagerada do açúcar pode levar a doenças crônicas como diabetes, problemas cardiovasculares, obesidade, entre outros”.



Alternativas já existem e as opções naturais são cada vez mais procuradas por quem deseja manter uma alimentação saudável. “Temos boas opções no mercado como mel, melado, açúcar mascavo, demerara e de coco. Na forma de adoçantes, os produtos à base de stevia são recomendados por terem baixo índice glicêmico e por serem uma boa alternativa aos adoçantes artificiais, que devem ter seu consumo evitado ao máximo”, explica a nutricionista.

A stevia é uma planta naturalmente doce e tem potencial de dulçor 300 vezes maior do que o açúcar de cana. Por ser natural, não contém calorias, evita o aparecimento de cáries nos dentes e pode ser consumida por diabéticos e gestantes. É da stevia que se extrai o adoçante natural esteviosídeo, responsável por realçar o sabor dos alimentos e que tem sido usado cada vez mais pela indústria alimentícia ao redor do mundo.



“Nosso foco atual é disseminar o uso da planta como ingrediente na formulação de alimentos e bebidas assim, os consumidores poderão ter acesso a um produto nutricionalmente melhor”, diz Paulo Nonino, diretor-presidente da Stevia Soul, a primeira indústria alimentícia do ocidente a ter uma plantação própria para processar a folha de stevia (Stevia rebaudiana),




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas