Colunistas

Immo Oliver Paul
Tecnologia para uma Vida mais Saudável
Artigos | Currículo   

Como a tecnologia está começando a revolucionar a saúde?

Estamos nos primeiros estágios da democratização de tecnologias de saúde! Estas, provavelmente, mudarão a assistência médica de maneiras que mal podemos imaginar atualmente!



Se a medicina continuar sendo praticada como hoje, a assistência médica se tornará algo insustentável em todas as sociedades modernas em um futuro muito próximo.

Quando pensamos sobre as forças motrizes que definirão a assistência médica para os próximos 20 a 30 anos, três fatores se destacam:

1o maior envelhecimento da população

2o enorme crescimento de doenças crônicas

3a falta de cuidadores.

Apesar de sabermos que os custos da assistência médica estão cada vez mais altos, não é fácil consertar o sistema. Nos últimos anos, houve uma verdadeira disputa entre as inovações relacionadas à assistência médica (que podem mudar essa tendência preocupante) e a resistência a mudanças, que é inerente aos sistemas existentes.

Para transformar o sistema, será necessário aceitar o potencial revolucionário de um mundo em que as informações deixaram de pertencer a poucas pessoas e podem ser coletadas de muitas pessoas de modo automático para melhorar significativamente a assistência médica para todos nós. A confluência da medicina e da tecnologia promete transformar a oferta de assistência médica, pois altera a função do paciente. Consumidores informados assumirão o controle de sua própria saúde com base em dados obtidos em tempo real por meio de sensores sem fio e redes de área corporal sem fio (Wireless Body Area Networks).

Devido ao número crescente de pacientes inteligentes, as muitas partes interessadas na saúde acelerarão as mudanças à medida que a medicina se adapta a um novo mundo de dados e tecnologias. Na verdade, estamos substituindo a estrutura médica de tecnologias de saúde, que viam o paciente ou cidadão como algo posterior, por tecnologias de saúde que aproveitam o enorme poder de comunicação que está ao alcance de nossas mãos.

Essa revolução ascendente é possível por causa do amadurecimento das tecnologias do mundo digital – a onipresença de smartphones, banda larga, conectividade generalizada, ludificação e redes sociais. Além disso, a tempestade digital perfeita inclui um imenso poder de computação por meio de fazendas de servidores em nuvem, sensores corporais e dispositivos de rastreamento, sequenciamento do genoma e sistemas de informações de saúde inovadores.

A última geração de dispositivos é uma amostra de um futuro não muito distante. Nele, todas as ferramentas de monitoramento encontradas atualmente na unidade de tratamento intensivo de um hospital serão transformadas em aparelhos utilizáveis discretos e fáceis de usar. Em comparação com a imagem limitada da saúde que é obtida durante uma consulta médica anual, essas ferramentas e técnicas revelam as informações de saúde de uma pessoa no contexto e com uma resolução muito superior.

Como a maioria dessas tecnologias é recente, poucos estudos abrangentes foram realizados. Até o momento, eles indicam um grande aumento na sensação de controle das pessoas em relação à sua saúde e na satisfação geral com os cuidados recebidos. É possível que a importância da tecnologia em termos de melhorar a assistência médica seja percebida somente depois que os sensores forem usados por grupos maiores de pessoas. No entanto, o sucesso visto até agora parece sugerir que o futuro não está relacionado ao tratamento de doenças, mas a manter a saúde e aumentar a paixão pela vida!








Veja todos os artigos
Seu sensor corporal pode manter você em forma!
Como a tecnologia está começando a revolucionar a saúde?

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas