Colunistas

Dr. Nabil Ghorayeb - CREMESP 15715
Cardiologia & Exercício/Esporte
Artigos | Currículo   

Quando a pressão arterial se torna uma doença?

PRESSÃO ARTERIAL, O QUE É E QUANDO É UMA DOENÇA?


O que é?

A pressão arterial é a pressão que o sangue exerce nos vasos sanguíneos ao circular pelo corpo. A pressão arterial chamada de máxima ou sistólica, refere-se à força com que o sangue é bombeado pelo coração, enquanto que a pressão chamada de mínima ou diastólica é a pressão que o sangue exerce dentro dos vasos sanguíneos de todo o corpo.


Quais os valores considerados normais?

O seu valor normal em jovens, adultos e idosos, medido nos braços é 120 x 80 ou 12 x 8, em mm de mercúrio (Hg) e pode variar com a posição do corpo, deitado ou de pé e se a pessoa está fazendo exercício ou não. A modificação do estado emocional de uma pessoa, como por exemplo, um susto, a faz subir naturalmente, mas, dentro de um padrão fisiológico conhecido. Outras variações podem ocorrer em algumas pessoas: no calor (pequenas quedas da pressão) e no frio, elevações da mesma.


A doença, Hipertensão Arterial

A doença, hipertensão arterial, é quando a pressão se eleva de maneira consistente e constante, acima de 130 x 85 e é conhecida como “pressão alta”. Mais de 30% da população adulta brasileira sofre dessa doença, que não é hereditária, mas ocorre em membros de uma mesma família.


Causas

A causa mais comum (95%) é o excesso de sal na alimentação, principalmente em pessoas que tem antecedentes familiares dessa doença silenciosa. A cultura alimentar dos brasileiros é temperar com sal, fato absolutamente errado. Deve-se usar ervas, pimentas e outros condimentos no lugar do sal, que não deve ultrapassar 4 a 5 grs. por dia. Em nosso país chega-se a 14 gr por dia.



Como saber se me tornei um hipertenso?

Para ter certeza que está com a pressão alta, é necessária uma consulta médica, que irá analisar não só os números da pressão, como também obrigatoriamente, quais os órgãos do corpo que são alvo, com alguma lesão por conta dessa pressão, quase que muitas vezes sem nenhum sintoma. O tratamento deve ser por toda a vida e compreende a perda de peso, medicação individualizada e exercícios físicos regulares. Nunca se deve suspender um tratamento por conta própria. As complicações da hipertensão arterial podem ser graves. As mais comuns são derrame cerebral e o infarto do miocárdio, além de problemas circulatórios nos genitais, pernas e pescoço (carótidas: os vasos sanguíneos que levam o sangue do coração para o cérebro).

Estudos recentes mostram que o derrame é mais frequente nas mulheres e o infarto nos homens.

Um tratamento com sucesso, mantém a saúde e o Sentir Bem em todos os sentidos por muitos anos.









Veja todos os artigos
Quando a pressão arterial se torna uma doença?
Doze conselhos para não ter um infarto
Colesterol muda com a atividade física ?

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas