Colunistas

Dr. Rodrigo de Andrade Venticinque
Odontologia Holística
Artigos | Currículo   

Bruxismo

O medo, ansiedade, competição, ódio, dúvidas, etc geram um dos maiores males do seculo o estresse. A falta de alinhamento entre razão, emoção e corpo geram tambem um forte estresse emocional. Exemplo: o corpo cansado quer descansar, porem a razao manda levantar para ir trabalhar; Desse desequilíbrio muitos hormonios sao produzidos preparando o corpo para a luta ou para a fuga. Um deles se chama adrenalina.

Com o passar do tempo doencas podem ocorrer devido a este desequilibrio ou excesso de sobre carga sobre nosso sistema.

Muitas pessoas tem dores na região auditiva e regiao temporal, derivadas de problemas de mal alinhamento dos dentes, oclusão e mastigação, normalmente apresentando limitações no movimento de abertura de boca, devido a dor. Entre os sintomas encontramos sinais de recorrência em período de estresse.

Estes pacientes percorrem vários profissionais até chegarem ao Dentista, pois a dor é difusa e facilmente confundida com outras especialidades como otorrino e neurologia.

A chance deste individuo ter bruxismo e muito grande. O bruxismo é conhecido pelo habito de apertar, cerrar ou ranger os dentes, podendo durante a noite no estado inconsciente, exercer ate 6 vezes mais forca que durante o dia. Nao se conhece exatamente sua causa porem existem varias teorias: stress emocional e físico, medo, ansiedade, transtornos de atencao, disturbios do sono, uso de drogas como o ecstasy, problemas neurologicos, genetica, processos alérgicos. Ele pode ser multicausal. Oque parece estar sempre presente é o stress. As preocupações e nervosismo aumentam o bruxismo.


Podem ocorrer os seguintes problemas:

- dores de cabeça
- dores irradiadas na musculatura da mastigação
- dores e ruidos no ouvido e articulacao temporo mandibular (zumbido e estalitos)
- dor nos ligamentos dos dentes (pericimentite)
- lesões na estrutura dental (abfrações e desgastes)
- retracoes gengivais e reabsorcoes osseas,
- morte do nervo do dente( tratamento do canal),
- fraturas dentais e proteticas,
- perdas de implantes
- limitação da abertura (trismo muscular) e dos movimentos da boca,
- movimentações dentais, mau oclusão, entre outros.

Estima se que aconteça em 40% da população. Apesar da sua alta frequencia nao pode ser considerado normal. Sempre que houver sua manifestacao superior a uma semana deve se procurar um dentista visto os agravos que pode causar.

Sem tratamento, pode evoluir para graves problemas odontológicos, que podem prejudicar estruturas orofaciais.


A terapia se dá avaliando a oclusão do paciente e reacomodação da articulação e dos dentes ,através da ortodontia, próteses, placas reposicionadoras de discos articulares, placas mio-relaxantes, restaurações, reabilitacao oral, entre outros.

Até a próxima!









Veja todos os artigos
Bruxismo
A importância do sorriso!
Odontofobia
Yoga e Odontologia

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas