Colunistas

Flávia Lippi
Transformação Humana
Artigos | Currículo   

A síndrome do Macho Alfa



A primeira letra do alfabeto grego é a Alfa que denota o "primeiro de tudo”. Os pesquisadores de animais usam a palavra para manifestar uma posição dominante, aplicando-a ao líder do grupo, que está em primeiro lugar tanto em poder como em importância.

Entre os seres humanos, um alfa é definido como "uma pessoa que tende a assumir um papel dominante em situações sociais ou profissionais, ou que acreditam possuir as qualidades de liderança e confiança”. Neste Assessments o termo Alfa significa uma pessoa poderosa de personalidade autoritária e com um conjunto específico de características. Os Alfas se tornam agressivos em busca de resultados, exagerando em seu próprio desempenho e exigindo demasiadamente um bom desempenho dos demais. Corajoso e autoconfiante, são movidos por idéias audaciosas e inovadoras e por objetivos ambiciosos, e correm atrás dos objetivos com tenacidade, com senso de missão urgente.

No seu melhor, os machos alfa inspiram temor, e sua nobre habilidade de liderança é venerada pelos outros. Essas características constituem a metade positiva da síndrome do macho alfa. A outra metade é constituída de comportamentos negativos que levam a tudo, de pequenos problemas comerciais para catástrofes organizacionais e até verdadeiros desastres pessoais. Os Alfas disfuncionais criam resistência, ressentimento e vingança. As pessoas admiram sua competência, mas odeiam se reportarem a eles, ou trabalhar com eles. A maioria dos machos alfa, naturalmente, ficam nos extremos, oscilando entre uma fantástica ascensão, ou um queda devastadora. A tarefa do Coach é administrar estes alfas e ajudá-los a avançar para uma continuidade de trabalho positiva.

Porque machos Alfa? O que dizer sobre as fêmeas Alfa? Mesmo que um grande número de mulheres que ocupam cargos dirigentes possua as mesmas características fundamentais dos machos alfa, eles recebem a maior parte da atenção, por duas razões básicas. Primeiro, os homens são mais propensos do que as mulheres a possuírem as características alfa, e encontramos entre os executivos muito mais homens do que mulheres Alfa.

Em segundo lugar, uma grande quantidade de destroços é causada por “estes meninos comportando-se mal”. Apesar de ambos os sexos serem Alfas agressivos, competitivos e propensos à raiva, é mais provável que o macho da espécie se torne cruel, intimidador e violento. Estas observações foram confirmadas em nossa pesquisa: os homens atingiram pontuação muito mais elevada do que as mulheres em praticamente todas as medidas de fatores de risco Alfa.








Veja todos os artigos
A meditação pode mudar a vida das pessoas e aumentar a fé?
A síndrome do Macho Alfa

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas