GH para envelhecimento
Para combater o envelhecimento cutâneo e deixar a pele mais forte, uma alternativa pode ser o
GH – O HORMÔNIO DO CRESCIMENTO
A pele sofre constantemente a influência do meio ambiente e da ação de substâncias produzidas pelo nosso organismo. Dentre estas substâncias, as mais importantes são os hormônios e as enzimas. Os hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas agem em todos os órgãos, porém as recentes descobertas apontam para a importância de certos hormônios locais e inibidores de enzimas que agem especificamente na nossa pele.
A grande novidade que vem sendo aplicada de forma inédita e eficaz para o tratamento da pele são os “GF” – “Growth Factor”, ou seja, fatores de crescimento humano, popularmente conhecido como hormônio de crescimento(GH). São produzidos através da inoculação de genes humanos em bactérias como a Escherichia Coli, antiga “amiga” do corpo humano. O produto secretado pela bactéria é filtrado e separado por eletroforese, e este, já é o fator de crescimento ativado. Para uma melhor absorção pela pele e segurança do ativo, estas moléculas são nano encapsuladas.
Os Fatores de Crescimento Humano, GF, são proteínas que se unem a seu receptor, na superfície da pele, resultando primariamente na ativação, proliferação e/ou diferenciação celular. Mediadores biológicos naturais que atuam sobre os processos de reparo e regeneração. Eles são encontrados em vários tecidos em fase de cicatrização e/ou renovação celular.
Atualmente vem sendo desenvolvido dezenas de diferentes tipos de peptídeos, citoquinas, fator de crescimento, hormônios, neurotransmissores, imunomoduladores, como, EGF, IGF-1, bFGF, IL-10 e ainda fatores de crescimento semelhantes aos peptídeos humanos, como o Rejuline e CG-IDP2, todos com diversas atividades comparadas aos hormônios de crescimento intactos.
A importância dos peptídeos e dos fatores de crescimento na regulação da expressão genética e do metabolismo celular é estabelecida na biologia da pele.
Fatores de Crescimento e seus peptídeos similares são obtidos através de engenharia genética, uma técnica de empregar genes em processos produtivos, com a finalidade de se obter produtos úteis ao homem e ao meio ambiente. Este método permite aos cientistas identificar, isolar e multiplicar genes de quaisquer organismos.
As vantagens destes peptídeos como ingredientes cosméticos são:
• Ação prolongada, devido alta estabilidade, resultado da modificação da seqüência primária;
• Penetração transdérmica por nano estrutura;
• Alta pureza do produto.
|
Funções dos peptídeos e fatores de crescimento:
• Remove células epidermais danificadas;
• Estimula a proliferação celular na pele e folículos capilares;
• Repara e previne rugas além de minimizar as cicatrizes na pele;
• Reduz e previne a celulite;
• Previne a queda capilar;
• Revitaliza e nutre as células epidermais e do couro cabeludo.
|
GH
O GH é um hormônio responsável pelo crescimento tratando-se de uma proteína globular com 191 aminoácidos em sua estrutura e específica a cada espécie animal. Nos humanos, é produzido na parte anterior da glândula hipófise localizada no centro do cérebro e sua função não se limita apenas a crescimento. É responsável pela restauração dos tecidos musculares, ósseos, produção de enzimas, integridade dos cabelos, unhas e da pele.
O hormônio de crescimento é produzido durante toda a vida, mas não de forma constante. Apresenta picos de produção em determinadas fases da vida. Sendo assim, na adolescência é quando atinge a sua maior produção diária seguida de um declínio gradual médio na ordem de 14% por década.
|
Quem não quer deter o processo de envelhecimento? Na linha do “vale tudo para ficar mais bonita” e saber mais sobre o GH, é importante procurar uma clínica de estética respeitável, com profissionais qualificados para executar tratamentos eficientes.
|