Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

09/06/2008
Academias para 40 ou +

Muito se falou em ginástica de 30 minutos só para mulheres, certo? Pois bem, um novo nicho chegou ao mercado: academias especializadas para pessoas de 40 anos ou mais.


Com a proposta de incentivar quem já passou dos 40 anos a sair do sedentarismo e praticar exercícios físicos, a 40+ Academia mapeou os bairros de Campinas onde vive a maior parte deste público e iniciará um sistema de franquias para a instalação de pelo menos mais quatro unidades na cidade.

O diferencial desta academia é que os exercícios em aparelhos de musculação são aplicados de acordo com o condicionamento e articulação física inerente a essa faixa etária, num atendimento semi-personalizado por um preço muito inferior aos cobrados por treinamento individualizado. Cada aula é direcionada a grupos de, no máximo, 8 alunos.

Cambuí concentra 15 mil moradores com idade acima dos 40 anos
A 40+ foi Inaugurada no início de abril na rua Maria Monteiro, no Cambuí, bairro de Campinas (SP) que concentra no mínimo 25 mil habitantes pelo censo de 2.000, dos quais cerca de 60%, ou, aproximadamente, 15 mil pessoas, têm mais de 40 anos idade.

A proposta da academia de acordo o idealizador do método de exercícios para um público tão específico, o fisioterapeuta e professor de Educação Física Luis Gustavo Lopes, é atender quem nunca praticou exercícios físicos (pessoas sedentárias), quem necessita de fortalecimento muscular (como os idosos, por exemplo), quem deixou de praticá-los há tempos e, simplesmente, quem não se adapta às academias tradicionais.

"Como a nossa proposta é atrair as pessoas que não costumam freqüentar academias e as que evitam os exercícios, temos que nos esforçar para colocar as novas unidades bem próximas a elas, reduzindo as distâncias e facilitando a não utilização dos carros", explica o fisioterapeuta.

Investimento
O investimento necessário para o empreendimento é de cerca de R$ 100 mil, incluindo desde a reforma do imóvel, a compra dos equipamentos para os exercícios, material promocional e treinamento dos profissionais. O prazo necessário para a abertura de uma unidade é estimado em 90 dias, considerando que o franqueado já tenha o local para a instalação da academia.
De acordo com Luiz Basolli, consultor de empresas e sócio de Gustavo Lopes na 40+ Academia, para o funcionamento de cada unidade é necessária a contratação de quatro profissionais, sendo dois professores e dois assistentes.
Os professores, além do salário, têm participação no faturamento da empresa. Informações sobre a 40+ Academia podem ser obtidas pelo telefone (19) 3203-5178.



Estatísticas por bairros
Quase a metade da população de Campinas tem mais de 40 anos de idade. A estatística é baseada na projeção para os dias atuais dos números obtidos no censo realizado em 2000 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou cerca de 470 mil pessoas nesta faixa etária em Campinas.
A preocupação dos sócios foi analisar o número de pessoas pertencente ao público alvo da 40+ nos principais bairros de Campinas. O Cambuí, escolhido para sediar a matriz, registra individualmente uma concentração de pouco mais de 15 mil pessoas acima dos 40 anos, o que representa 60% da população do bairro.

Outros bairros foram analisados em conjunto, pelo critério de proximidade, para a definição dos locais para abertura das franquias em Campinas. A Ponte Preta e o Bosque, por exemplo, registram cerca de 30 mil pessoas, o equivalente a 60% dos moradores destes dois bairros, com mais de 40 anos de idade; o Castelo e o Jardim Chapadão, contam com aproximadamente 14 mil pessoas com mais e 40 anos, representando 55% do total de moradores; e, o Distrito de Sousas, embora não entre nas estatísticas, também foi selecionado para receber uma franquia da 40+ Academia pela procura que a matriz vem recebendo de moradores desse local.

"Neste caso, a análise que fizemos foi de acordo com o cadastro de alunos que nos telefonam, interessados em utilizar nossa academia", explica Basolli. De acordo com ele, cerca de 30% dos alunos matriculados na matriz no bairro Cambuí nunca se dedicaram à prática de exercícios físicos.

"Nossa proposta é desenvolver programas de exercícios específicos com a modulação adequada da intensidade da carga e criar as condições de sociabilização para o aumento do grau de motivação e freqüência às aulas", complementa Gustavo Lopes.

Abertura das franquias
O sistema de franquias já está sendo organizado e, no máximo, até outubro deste ano os proprietários da 40+ Academia esperam que outras quatro unidades já estejam funcionando na cidade. Basolli informa que os interessados nas franquias serão selecionados criteriosamente, levando em consideração o desempenho esperado de atendimento aos alunos, a equipe de profissionais e aceitar os critérios de remuneração aos professores e assistentes, entre outros quesitos.
Por seu lado a 40+ Academia oferece todas as etapas de formalização da unidade, treinamento completo da equipe e acompanhamento constante.

"Muitas pessoas com mais de 40 anos não freqüentam as academias tradicionais por acreditarem que o local não é apropriado para elas. Elas dizem que a maioria é apenas direcionada para o público mais jovem, seja pela carga (pesos) colocada nos aparelhos, pelos espelhos espalhados nas salas de musculação para a auto-admiração do físico, pela variedade de roupas e até a música alta e frenética que embala os exercícios", explica Gustavo. Como professor de Educação Física e fisioterapeuta, Gustavo tem grande experiência no segmento, pois já atua com um grupo de idosos na Hammer Sports, academia que mantêm duas unidades em Campinas (Jardim Flamboyant e Proença).

Diferencial
Na 40+ Academia cada aula tem 60 minutos e comporta somente oito alunos por turma para que os exercícios sejam semi-personalizados. Cada aluno ocupa um dos 8 aparelhos (quatro para exercícios com as pernas (- membros inferiores -) e quatro para os braços - (membros superiores )) dispostos em circuito. A dinâmica da aula é dada e preparada pelo professor que acompanhará os exercícios em tempo integral.
De acordo com fisioterapeuta Luis Gustavo, a musculação reduz a perda óssea (osteoporose) e contribui para a manutenção ou até para o aumento da massa muscular. É por isso que a musculação é indicada para quem já passou dos 40 anos de idade. "Pretendemos que os filhos tragam seus pais, as esposas, os maridos e vice-versa. O importante é fazer com que as pessoas mais adultas, mesmo as que nunca foram adeptas de práticas esportivas, começam a exercitar-se para ter melhor qualidade de vida na velhice", aconselha.

Mais do que uma academia, a 40+ pretende ser um local de convivência. Para tanto, oferece uma sala com internet e TV, jardim e um espaço gourmet onde serão ministradas palestras sobre temas escolhidos pelos alunos e que, também, poderá ser utilizado por eles para pequenos eventos com o grupo.

"Nossa proposta é desenvolver programas de exercícios específicos com a modulação adequada da intensidade da carga e criar as condições de sociabilização para o aumento do grau de motivação e freqüência às aulas", explica o professor.

Conceitos
"Muita gente acredita que caminhar é o exercício ideal para quem já passou dos 40 anos. Mas só a caminhada não basta, pois a rotina de exercícios, sem novos estímulos, não produz os efeitos necessários ou desejados para o organismo", explica Gustavo.
"Nossa academia está adequada para atender grupos de alunos que exigem maior atenção dos professores diferenciando dos serviços individualizados, cujo custo inviabiliza a prática dos exercícios para a maioria dos interessados ou das pessoas que necessitam de atividades físicas", complementa Basolli.

A orientação individualizada por mês, com três horas aulas semanais, não custa menos do que R$ 400,00. Na 40+ as mensalidades acompanharão os preços das boas academias de ginástica, hoje em torno de 50% deste valor. "Manter a atividade física ao longo de toda a vida deveria ser considerado uma necessidade para todas as pessoas, independente da recomendação médica. Principalmente para que já ultrapassou os 40 anos", diz.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas