Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

17/06/2011
Alimentos que ajudam na boa saúde!

Como o estresse físico (provocado por excesso de exercícios), ambiental (causado por poluição ou trânsito) e emocional (a exemplo da depressão) e a alimentação desequilibrada podem acarretar prejuízos para o sistema imunológico. Quando ele fica debilitado, você se torna suscetível a vírus, que tendem a provocar resfriados, gripes ou outras doenças mais sérias, como infecções generalizadas e até câncer.
Para potencializar as defesas orgânicas, contamos com uma série de substâncias, como vitaminas, minerais e enzimas, que devem ser consumidas com certa frequência. Por isso precisam ser incorporados à dieta grãos, frutas e hortaliças frescas, nozes, sementes e outros alimentos ricos em fibras. E é bom que se evitem alimentos processados, gorduras e açúcares, além de refrigerantes.

Alimentos que mantêm o sistema imunológico em dia



Eles também devem estar na sua alimentação
Com propriedades benéficas para o sistema de defesa do organismo, outros alimentos também devem estar presentes nas refeições.

Suco verde: que contenha clorofila, já que é rica em zinco, ferro e vitamina C. Um exemplo é o suco de agrião com laranja. Basta um copo (250 ml) por dia.

Iogurte: um copo diariamente. Estudos científicos mostraram que os lactobacilos, presentes no iogurte, recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

Cogumelo shitake: possui lentinan, substância que tende a estimular a produção das células de defesa do organismo. É recomendável consumir esse cogumelo pelo menos uma vez por semana.

Alho: suas propriedades nutricionais funcionam para prevenir o câncer e as doenças cardíacas. Pode ser usado como condimento. Se preferir, consuma um dente de alho assado em forno comum ou no microondas.

Gengibre: fortalece o sistema de defesa do organismo. O ideal é consumi-lo antes das refeições para ajudar no processo digestivo. Pode ser usado em conserva com vinagre (bastante comum na culinária japonesa), na preparação dos pratos ou como chá, uma vez por semana.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas