Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

22/10/2010
Dieta zero Glúten para o verão

O glúten é de fato uma proteína líder de audiência em nossa alimentação, encontrada em alimentos como: trigo, centeio, aveia e cevada, sob a função de dar elasticidade e maciez aos alimentos, ele é responsável pelo alto consumo da sociedade.

Desde muito pequenos, já nas primeiras papinhas prontas dadas por nossa mãe, lá estava ele, crescemos um pouco, e uma generosa tigela de cereal matinal com açúcar é posta na mesa do café da manhã, acompanhada por um lancheira para levar para escola, recheada de biscoitos, pães, alfajor e bebidas achocolatadas, aos domingos, através daquela famosa macorronada, ele é tradição no almoço familiar, ele não nos abandona nem naquela cervejinha com os amigos no final de semana.

A verdade é que estamos cada vez mais acostumados a alimentar-se dessa proteína e como não podemos enxergá-la, não nos damos conta de que consumimos o glúten em todas as refeições e de forma exagerada. " O glúten está presente na dieta dos ocidentais em grande excesso e muitas pessoas possuem alergia ao glúten e não sabem, pois na presença dos sintomas, o consumo de glúten é sempre o último a ser questionado pelos médicos" é o que afirma a nutricionista Natália Dourado do Espaço Sentir Bem.
 
As consequências causadas pela hipersensibilidade ao glúten podem se manifestar de diversas formas, como inchaço abdominal, diarreias, constipações, rinite, asma, artrite, prurido, dermatite, acne, e alterações de humor, como ansiedade, depressão e até mesmo a síndrome do pânico, "Muitas pessoas têm hipersensibilidade a este nutriente e sofrem com diversos sintomas desagradáveis, que desaparecem quando passam a fazer uma dieta zero glúten." explica a nutricionista Carolina Padilha consultora da Clini Beauty Nutrition. Outro problema que pode ser agravado pelo consumo da proteína é a TPM (tensão pré-menstrual), problema que atinge grande parte das mulheres e que causa diversos desconfortos.

Além das doenças relacionadas ao consumo, como é o caso da Doença Celíaca, causada pela intolerância permanente ao glúten, como encontramos o glúten na maior parte dos alimentos ricos em carboidratos, a sua total exclusão pode ajudar o indivíduo a perder peso, uma vez que os alimentos que encontramos grandes quantidades de glúten são os pães, massas, bolos (principalmente os fofinhos), biscoitos, entre outros. " Ao retirarmos o glúten da nossa dieta, deixamos de comer boa quantidade de alimentos ricos em carboidratos, portanto, diminuímos uma certa quantidade de calorias das refeições." explica a nutricionista Julia Vasconcellos da Nutricorp do RJ.

O glúten não é uma proteína necessária para o nosso organismo, portanto, ao fazermos a exclusão da mesma da nossa dieta diária não teremos prejuízos no que diz respeito a saúde. Estudos relatam a relação do excesso de glúten com processos inflamatórios, uma vez que o seu "depósito" nas vilosidades intestinais podem danificar esta região a ponto de causar uma inflamação.

Além de emagrecer, um grande número de pessoas observa que os sintomas derivados do alto consumo e de hipersensibilidades, são atenuados e até desaparecem com a retirada da proteína. Relatos como o da aposentada Sônia Regina Moreira Cobo, 58 anos, que aderiu ao menu sem o ingrediente há seis meses, por sentir desconfortos abdominais é o que mais vemos hoje em dia. Apesar de não ser celíaca, ela optou por fazer o teste para ver se conseguia melhorar os sintomas. " Além de melhorar 70% meu desconforto abdominal, em apenas 1 mês já tinha enxugado 3kilos!" atesta Sônia.

Preocupados com o alto consumo e também com as doenças relacionadas, grandes indústrias passaram a produzir alimentos livres dessa proteína e a oferta de produtos zero glúten só aumenta nas gôndolas dos supermercados. "Hoje em dia existem uma grande variedade de produtos zero glúten que são super saudáveis e saborosos, portanto, fazer um teste com acompanhamento de um nutricionista, para avaliar como você se sente sem o glúten vale muito a pena" explica a nutricionista Carolina Padilha consultora da Clini Beauty Nutrition.
 
Além da venda em comércios especializados, como é o caso da Loja Mundo Verde Vila Nova Conceição que iniciou recentemente a campanha Quinzena Zero Glúten, os restaurantes e estabelecimentos estão cada vez mais motivados por essa nova forma de alimentação, como é o caso do Espaço Sentir Bem que oferece café da manhã funcional todos os sábados com alimentos zero glúten.

A nutricionista do Espaço, Natália Dourado, elaborou uma receita saborosa e zero glúten com algumas dicas de produtos para quem já quer iniciar em casa a dieta zero glúten para a temporada mais quente do ano, sem peso na coenciência e livre de alguns quilinhos indesejáveis.

Por: Talita Martins

RECEITA:

Salada Verão com linhaça e quinua

Ingredientes

8 folhas de alface crespa, de preferência orgânicas
6 folhas de acelga, de preferência orgânicas
1 tomate em rodelas, de preferência orgânico
1 cenoura média ralada, de preferência orgânica
½ cebola ralada, de preferência orgânica
3 xícaras (chá) de agrião, de preferência orgânicas
2 xícaras (chá) de quinua em grãos cozida
1 colher (sopa) de semente de linhaça triturada
½ xícara (chá) de nozes picadas
½ xícara (chá) de suco de limão
sal marinho a gosto
azeite de oliva extravirgem a gosto

Preparo
Lave e higienize todas as verduras. Em uma travessa, misture as folhas, a quinua, a cenoura, o tomate e as nozes picadas. Prepare o tempero misturando o suco de limão com o sal, a cebola e o azeite de oliva e coloque na salada. Finalize salpicando a linhaça e sirva em seguida.
Rendimento: 04 porções





Sugestões de Produtos sem Gluten
   
   
   
   
   
   


Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Nutrição e Saúde com Dra. Rosana Farah





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas