Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

24/11/2009
Simpósio confirma os benefícios da proteína de soja no controle de peso e diabetes tipo 2

Durante simpósio no XV Congresso Latino Americano de Nutrição, a Solae, líder mundial no desenvolvimento de tecnologias e ingredientes à base de soja, junto a líderes científicos, confirmou os benefícios da proteína de soja no controle de peso e saúde cardiovascular em indivíduos com diabetes tipo 2.

Durante o simpósio, Dra. Ratna Mukherjea, Líder de Ciências Clínicas na Solae, apresentou estudos-chave que relacionam o consumo de proteína de soja e controle de peso, além de destacar importantes evidências científicas sobre obesidade e complicações que podem estar associadas à má alimentação e ao sedentarismo (como colesterol alto, diabetes e pressão alta).

“Além de nutritiva, a proteína isolada de soja, como parte de uma dieta para controle de peso, contribui para a diminuição do acúmulo de gorduras, enquanto também auxilia no aumento da massa muscular magra”, destaca Mukherjea. “A proteína de soja traz a sensação de saciedade porque é um alimento de baixo índice glicêmico e pode ajudar a controlar as flutuações de insulina, que são responsáveis, em parte, pelo aumento da sensação de fome ao longo do dia”, esclarece.

O simpósio também destacou os benefícios do consumo de soja para pessoas com diabetes. Em todo mundo, diversas estratégias são estudadas para melhorar a saúde de pacientes com diabetes do tipo 2 e controlar as complicações causadas pela doença. Um estudo publicado recentemente pelo The Journal of Nutrition e apresentado durante o congresso por Alison M. Duncan, PhD e Professora do Departamento de Saúde Humana e Ciências da Nutrição da Universidade de Guelph, no Canadá, confirmou os benefícios da soja para a saúde do coração de adultos com diabetes do tipo 2.

“O objetivo do estudo foi determinar o efeito da proteína de soja nos níveis de gordura do sangue em adultos com dieta controlada para diabetes do tipo 2”, afirma Duncan.

Proteína de soja no controle do peso

Estudos recentes sobre controle de peso indicam que o aumento da ingestão de calorias provenientes de proteínas pode trazer mais benefícios do que uma dieta baseada apenas na redução calórica.

Pesquisadores concluíram que a substituição de gordura e carboidratos - especialmente carboidratos refinados – por fontes de proteína com baixos níveis de gordura saturada aumenta a saciedade, aumenta a perda de gordura corporal e diminui a perda de massa magra.

A proteína isolada de soja da Solae é uma proteína de alta qualidade, possui aminoácidos indispensáveis para o corpo e é naturalmente isenta de colesterol. É uma proteína vegetal completa que garante nutrientes essenciais. Quando comparada a outros tipos de proteínas de alta qualidade como, por exemplo, proteínas lácteas, a proteína isolada de soja apresenta a mesma eficiência na indução da saciedade, colaborando, também, para a diminuição da massa adiposa e manutenção da massa muscular, com o benefício único de contribuir para a redução de riscos de doenças cardiovasculares.

O Food and Drug Administration (FDA), agência de saúde pública americana, aprovou a alegação de saúde, afirmando que uma dieta diária contendo 25 gramas de proteína de soja, associada a uma alimentação com baixo teor de gordura saturada e colesterol, pode reduzir os riscos de doenças do coração. Em 2005, a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – validou a alegação de saúde que diz que 25 gramas de proteína de soja ao dia podem ajudar a reduzir o colesterol. Além do Brasil, na América Latina, Chile e Colômbia também possuem alegações de saúde aprovadas relacionando o consumo de proteína de soja à redução do risco de doenças cardiovasculares. Em todo o mundo, 11 países aprovaram alegações de saúde para a proteína de soja, relacionadas à saúde do coração e/ou benefícios para a diminuição do colesterol.

O papel da soja na saúde cardiovascular em adultos com diabetes tipo2

O diabetes representa uma ameaça à saúde de milhões de pessoas. Segundo a Federação Internacional de Diabetes, a doença afeta 246 milhões de pessoas em todo mundo e, até 2025, cerca de 380 milhões de pessoas sofrerão desse mal.

Além disso, adultos com diabetes tipo 2 representam um grupo de maior risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e são, também, 2 a 4 vezes mais propensos a sofrer algum tipo de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Resultados do estudo apresentado pela Dra. Duncan indicam que a proteína de soja reduziu os fatores de riscos de doenças cardiovasculares em adultos com diabetes tipo 2. Depois da ingestão de proteína isolada de soja, os participantes (um total de 29) com dieta controlada para diabetes tipo 2, apresentaram uma redução do LDL (mau colesterol) e uma melhora nas taxas de HDL (bom colesterol).

“Os benefícios da proteína de soja para a prevenção de doenças cardiovasculares estão demonstrados na população geral e possuem alegação de saúde do FDA (Food and Drug Administration) e de diversos órgãos regulatórios em todo o mundo”, afirma Duncan. “Os resultados desse estudo estendem os benefícios da proteína de soja para indivíduos com diabetes tipo 2”, diz.

Duncan apresentou, ainda, as principais descobertas de diversos outros estudos científicos sobre a contribuição da soja para a saúde de diabéticos por meio de benefícios no controle glicêmico e saúde renal. As pesquisas demonstram que os principais componentes da soja, entre eles a proteína e as fibras, têm influência na melhora do controle glicêmico, nos fatores de risco cardiovasculares e renais em adultos com diabetes tipo 2.

Serviço:
www.solae.com


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Soja, amiga da mulher

2) Soja aliada à prevenção de osteoporose





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas