Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

10/03/2008
Por que terceirizar a Avaliação e Orientação Física?


Qual o jeito certo de fazer as coisas ?

Após liberação médica e antes de optar por uma aula ou de suar a camisa na bicicleta ergométrica, procure o Depto. de Avaliação e Orientação Física da sua academia ou clube (se eles não têm, deveriam ter!). Devem ser feitos testes físicos (resistência muscular e flexibilidade), teste ergométrico (com ou sem eletrocardiograma, pois a liberação médica deve ser antes a academia), avaliação da composição corporal (gordura, massa muscular, massa óssea e residual), avaliação postural e uma anamnese detalhada. Com estes dados o (a) prof.(a) da Avaliação Física poderá analisar os resultados obtidos (por exemplo, comportamento da freqüência cardíaca e pressão arterial em repouso e durante o esforço), explicá-los, conhecer e orientar um hábito alimentar básico mais saudável, elaborar o melhor programa de treinamento, melhores combinações e intensidade de treinamento mais indicada para cada caso e objetivo ! Uma avaliação física completa dura em média 60 minutos, composta de testes e orientação profissional dos resultados obtidos. Tudo para que o aluno se exercite dentro dos seus limites e conquiste seus objetivos sem estresse e, principalmente com saúde.

Pois bem, infelizmente muitas avaliações físicas são de má qualidade e incompletas. Profissionais sem treinamento e conhecimento para tal, se arriscam em fazer apenas algumas medidas e uma anamnese, e aí acham que avaliaram e orientaram alguém. Os proprietários de academias estão errando ao considerar a avaliação e orientação física mais uma grande fonte de renda. Cada um na sua! As academias têm que se preocupar em oferecer um serviço de qualidade em todos os setores que se propõem: ginástica, musculação, natação e deixar a avaliação física para quem é especialista e que vai proporcionar um serviço completo e de qualidade, seja ele terceirizado ou não! O pior que está acontecendo é que proprietários de academia estão "usando" o serviço de Avaliação e Orientação Física" para fonte de renda, deixando de se preocupar com o que está sendo feito com o aluno, se o profissional tem treinamento para executar e analisar testes, se vai cuidar do seu (ua) aluno (a), etc. Tudo em nome de diminuir custos com o serviço! Tudo errado! Um serviço terceirizado certamente vai ser mais caro, PORÉM COM MAIS QUALIDADE.

Isto fez com que as pessoas sintam resistência ao serviço quando se matriculam, achando que é mais uma forma da academia ganhar dinheiro. Nossa empresa está há 12 anos neste ramo, e sabemos o quanto é difícil conscientizar os proprietários de academias da importância de uma boa avaliação e orientação física. Quantas vezes não ouvimos: não queremos uma avaliação tão completa, queremos apenas uma medição básica e só. Isto vem totalmente contra ao que "pregamos" que é um cuidado com o aluno.Não é a toa que em meu tempo de atendimento (12 anos em academia e mais 5 anos em consultório próprio), cultivei meus alunos e famílias, por todo cuidado que eu tinha com a saúde deles. Esta é a missão que criei dentro da Alti Assessoria e que levamos às academias e empresas que nos contratam.

Veja logo abaixo prós e contras de terceirizar o serviço de Avaliação e Orientação Física:

CONTRAS PARA A ACADEMIA TERCEIRIZAR:
- custo maior
- se academia não propiciar, a integração aos outros professores, será menor
- professores muitas vezes não especialistas
- custo trabalhista do professor
- gasto com materiais (compra e calibragem)

PRÓS PARA SE TERCEIRIZAR O SERVIÇO:
- professores especialistas e treinados para o serviço
- materiais calibrados com freqüência
- sem custo do professor
- custo mensal dependente do número de avaliações, ou seja o custo não fica fixo, varia conforme o movimento
- controle de marcação na recepção feito pela equipe da Avaliação
- pessoa especializada na área para comandar o serviço

Como você pode notar, os ganhos com a terceirização vão muito mais além do que os ganhos financeiros. O ALUNO SAI BENEFICIADO!

Serviço:
Por Profa. Priscilla de Arruda
Responsável pelo Depto. de Avaliação e Orientação Física da Alti Assessoria em Fitness
priscilla@sentirbem.com.br

Currículo resumido: http://sentirbem.uol.com.br/index.php?modulo=resp





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas