Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

24/09/2007
Gelatina, a solução para o verão

Corpo em forma sem passar vontade
Consumindo alimentos sem gordura, como a gelatina, é possível emagrecer, preservar a beleza e a saúde sem passar fome


A gelatina é mais do que um alimento barato, prático e versátil que pode ser utilizado em receitas doces e salgadas. Ela é o grande aliado da boa forma.

Sem gordura e com poucas calorias – a versão light contém, em média, 4 calorias por porção – a gelatina é a mais rica fonte industrializada de aminoácidos, pois “possui nove dos dez essenciais ao nosso organismo que ajudam na síntese e na renovação do colágeno, responsável pela estrutura corporal”, explica a Dra. Tamara Mazaracki, especialista em Nutrologia, Membro da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia e Pós-graduada em Terapia Ortomolecular, Nutrição Celular e Longevidade. Isso significa que se os níveis de colágeno estiverem em dia, a pele adquire mais firmeza, consegue se manter hidratada e corre menos risco de ficar marcada pelas rugas. E caso você tenha perdido ou pretende perder alguns quilinhos, também evita a flacidez.

Ela também substitui ingredientes mais calóricos e é bastante indicada por ser um alimento que, depois de preparado, agrega grande quantidade de água e ajuda a proporcionar uma sensação de saciedade após uma refeição. Pode ser utilizada em inúmeras receitas saborosas de baixas calorias, muitas vezes, substituindo o lanche da tarde.

A utilização da gelatina em programas de redução de peso, substituindo ingredientes mais calóricos, é bastante indicada por ser um alimento que depois de preparado agrega grande quantidade de água e ajuda a dar sensação de saciedade. Além disso, é recomendável justamente porque fornece aminoácidos importantes para manter a pele elástica no processo de emagrecimento.

Utilizada principalmente para sobremesas, a gelatina comprada em supermercados pode ser em pó com sabor ou sem sabor, em folhas incolores ou coloridas. Quando utilizada como alimento, é recomendado o consumo diário de 2 porções de 125ml cada.

Outra variação é o seu uso como suplemento alimentar, onde aparece em cápsulas ou em pó. A Dra. Tamara explica ainda que “O ideal é consumir diariamente 10g na forma de gelatina suplementar em pó, diluída em meio copo de água ou adicionada em sucos, leite, sopas e chás e associar o uso de colágeno suplementar com a gelatina alimentar”. Ela pode ser incorporada ao cardápio diário de diversas maneiras, em pratos doces ou salgados, sucos e iogurtes.

Sugerimos receitas de baixas calorias, que contém gelatina

MOUSSE HAVAIANO
1 mamão médio em pedaços
1 melão médio em pedaços
1 gelatina de abacaxi
4 gelatinas sem sabor

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, coloque em forma arredondada e deixe na geladeira por 4 horas.


MOSAICO DE FRUTAS
Saudável e leve, servido com refrescante molho de hortelã, o mosaico de frutas é ideal para dias quentes. O rico recheio de frutas encanta aos olhos e ao paladar, com as frutas surgindo na gelatina de sabor suave. Esta receita leva de 30 a 40 minutos para preparar.

Ingredientes:

2 Laranjas
175g de Uvas-rubi (de preferência, sem sementes)
125g de cada fruta: amoras, framboesas, blueberries e morangos.

Para a gelatina de vinho:

150ml (2/3 xícara de chá) de água
100mg (2/3 xícara de chá) de açúcar
10g (1 colher de sopa) de gelatina em pó sem sabor
1 Limão
500ml (2 xícara de chá) vinho branco doce

Para o molho de laranja e hortelã:
10g (4 colheres de chá) de araruta
4 Laranjas
3 ramos de hortelã seca
30g (3 colheres de sopa) de açúcar

Utensílios:

Fôrma esmaltada (também pode ser de porcelana ou vidro) retangular de 1,25 litros.
1 tigela grande
1 tigela pequena
faca de cozinha
faca pequena
faca serrilhada longa
Espátula larga de metal
Espremedor
Peneira pequena
Concha
Batedor de arame
Colher de pau
3 Panelas – uma pequena, uma média e uma grande
Tábua de cortar

Passo 1 – Prepare as frutas

Usando uma faca pequena, corte as extremidades da laranja. Descasque eliminando a parte branca e seguindo a curvatura (o formato) da fruta. Segure a laranja sobre uma tigela, para recolher o suco. Passe a faca pelas laterais de um gomo, separando a membrana branca. Retire o gomo e reserve. Repita a operação com os outro gomos, virando as membramas como as páginas de um livro. Esprema o bagaço da laranja para extrair todo o suco.

Destaque os bagos de uva e limpe as outras frutas. Lave-as rapidamente e seque-as. Limpe os morangos. Se forem grandes, corte-os ao meio. As frutas devem ser bem firmes para não se desfazerem na gelatina.

Passo 2 – Prepare a gelatina de vinho

Como amolecer e derreter a gelatina em pó: A gelatina deve ser usada com cuidado, pois encaroça e forma fibras com facilidade, quando adicionada a outras misturas.

1 - para amolecer, coloque a água em uma panela pequena e polvilhe a gelatina por cima.

2 – deixe descansar por 5 minutos; a gelatina ficará com uma consistência esponjosa.

3 – para derreter, aqueça em fogo brando ou em banho-maria. Deixe aquecer durante 1-2 minutos, sem mexer, apenas sacudindo de vez em quando até derreter. Use a gelatina morna, como indicado nas receitas. NÃO MEXA A GELATINA ENQUANTO DERRETE, OU PODERÁ FORMAR FIBRAS.

Leve ao fogo uma panela com 1/3 xíc. (90 ml) de água, junte o açúcar e aqueça até dissolver, mexendo de vez em quando. Deixe ferver em fogo baixo, por 5 minutos. Acrescente a gelatina derretida e ainda morna à calda de açúcar e misture bem. Esprema o suco de limão. Junte metade do suco e todo o vinho à mistura de gelatina. Prove e acrescente mais suco se necessário. Reserve o bastante.

Passo 3 – monte a gelatina e leve pra gelar

Usando uma concha, despeje gelatina na fôrma, até atingir cerca de 1,5 cm de altura da borda. Leve para gelar por cerca de 30 minutos, até endurecer. Reserve a gelatina restante à temperatura ambiente.

Escorra os gomos de laranja e reserve o suco. Com as mãos e muito cuidado para não amassar, misture todas as frutas em uma tigela grande. Coloque uma camada de frutas sobre a gelatina endurecida, misturando os diversos tipos, e pressione levemente com as costas da mão.

Despeje o restante da gelatina sobre as frutas com cuidado. Sacuda a fôrma e dê pancadinhas para que a gelatina preencha todos os espaços. Cubra e leve para gelar por cerca de 6 horas.

Passo 4 – Prepare o molho de laranja e hortelã

Coloque a araruta em uma tigela pequena. Aos poucos, adicione o suco de laranja reservado e misture com uma colher até formar uma pasta macia.

Esprema as laranjas; você precisará de 1 ½ xíc. chá (375ml) de suco.

Passe o suco pela peneira em uma panela pequena.

Adicione 2 ramos de hortelã ao suco de laranja, o suco de limão reservado e o açúcar. Leve essa mistura ao fogo brando e deixe ferver por 1 minuto. Então, elimine a hortelã.

Em seguida, junte a pasta de araruta à panela, batendo sempre e mantendo o fogo baixo. Quando engrossar, retire a panela do fogo e deixe o molho esfriar.

Enquanto isso, separe as folhas de hortelão restantes e coloque-as sobre a tábua de cortar. Coma faca de cozinha, pique-as e junte ao molho. Prove, e acrescente açúcar ou suco de limão, se necessário.

Passo 5 – Desenforme a gelatina

Coloque a fôrma em um recipiente com água morna, e deixe por 5-10 segundos. Retire e seque a base da fôrma. Depois, descole a gelatina das laterais. Puxe a gelatina com cuidado, desprendendo da borda da fôrma para eliminar o vácuo.

Coloque a tábua de cortar sobre a fôrma e, segurando as duas com firmeza, vire a gelatina sobre a tábua.

Usando uma faca serrilhada, corte o mosaico em fatias. Passe-as para um prato de sobremesa com uma espátula de metal. Por último, regue cada porção com o molho preparado.


ASPIKE DE FRUTOS DO MAR
1 copo de creme de leite
1 copo de requeijão
200g de salmão e de camarão (pode adicionar e substituir por outros frutos do mar)
4 gelatinas sem sabor

MODO DE PREPARO

Prepare a gelatina e reserve. Enquanto isso misture bem o creme de leite e requeijão. Em uma forma, coloque o camarão e o salmão em pedaços, despeje a gelatina por cima, e por último, a mistura do requeijão com o creme de leite, Leve a geladeira por 4 horas e desenforme.


SALADA GELATINADA
½ cabeça de repolho
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
5 gelatinas sem sabor

Modo de preparo:

Misturar o repolho picado com os pimentões também picados, colocar na forma e adicionar as gelatinas.

Dica: você pode substituir o repolho ou acrescentar outras verduras e legumes. Mas cuidado com alimentos “aguados”, como o tomate, para não amolecer a gelatina. Se você for usar tomate, remova as sementes e junto com a parte mais mole, utilizando somente a parte mais firme.


MOUSSE DE MIRTILO
300g de mirtilo
2 latas de creme de leite
1 lata de leite condensado
300ml de água
2 colheres de gelatina incolor

MODO DE PREPARO

Coloque em uma panela o mirtilo com água, coloque no fogo e deixe até levantar fervura. Bata no liquidificador e peneire. Junte todos os ingredientes e bata novamente no liquidificador até ganhar consistência de creme. Em uma forma, leve a geladeira por 4 horas.


MOUSSE DE MARACUJÁ
2 latas de creme de leite
2 latas de leite condensado
1 lata de suco de maracujá
1 colher de sopa de gelatina incolor

MODO DO PREPARO

Bater todos os ingredientes no liquidificador por 5 minutos. Em uma forma, leve a geladeira por 4 horas.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Cardiologia com Dr. Ricardo de Tavares





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas