Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

12/09/2013
Hora para o CAFÉ!

O café teve origem na Arábia, mais precisamente no Iêmen às margens do Mar Vermelho. Estima-se que a planta exista há mais de 1000 anos no Oriente Médio na região de Kafa (daí o nome café). Os grãos ficaram conhecidos somente em meados do século XV, principalmente por causa da propriedade estimulante da cafeína.

No Brasil, hoje

O Brasil inteiro tem um aroma peculiar. E ele vem de um delicioso e quentinho café, que tem data para comemoração o dia 14 de Abril. Famoso no mundo inteiro, nutritivo, estimulante e detentor de um sabor apaixonante, o ilustre “pretinho” possui estas e muitas outras características que fazem da bebida a preferida e uma das mais consumidas pelos brasileiros. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas ingerem diariamente cerca de quatro a cinco xícaras, o que coloca o cafezinho no topo da lista de consumo per capita de vários alimentos.

“O café se faz presente no menu dos brasileiros, principalmente, pela manhã e após o almoço, e vai muito além de um café coado ou de um expresso. Os principais estabelecimentos investem em servir a bebida aos seus clientes como uma cortesia da casa. Trata-se de um mimo e com a cara do Brasil”, explica Monica Leonardi, especialista no assunto.

O cultivo é feito nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rondônia, Amazonas e Paraná. Em 1985, as indústrias produziam 7,1 milhões de sacas. Hoje, a produção gira em torno de 20 milhões de sacas.

Uma das constatações realizada pela Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) é que o consumo diário médio de café subiu para o recorde de quatro xícaras por dia no Brasil, acima da Itália, França e Estados Unidos, tradicionais consumidores.

Este crescimento faz com que o setor tenha uma evolução de 3,5% ao ano, uma taxa superior à do PIB (Produto Interno Bruto). As pesquisas da Abic indicam que o aumento de consumo é generalizado e vem também das classe C e D.

Para Monica, um dos motivos do aquecimento do setor foi a inovação e o surgimento das cápsulas de café que chegaram e se espalharam rapidamente pelo mercado brasileiro.

“O consumidor se adaptou a tomar café em dose única. Alguns pontos que podemos ressaltar são que a diversidade de marcas favoreceu o consumidor e a mistura da bebida com outros ingredientes e de qualidade superior, os chamados tipos gourmet, atraíram a atenção da população que, apesar de se adaptar bem a tantas novidades, não abre mão de sentir o gostinho do café tipicamente brasileiro”, conclui.


Segredos de um bom café

Em matéria de sabor, o conceito de um bom café varia para cada pessoa, sem levar em conta as distintas variedades de cada espécie de café. Vários fatores podem influenciar o sabor e o aroma da bebida. Esses fatores associados compõem o complexo das sensações degustativas de quem saboreia uma xícara de café: procedência, clima, altitude, solo, método de cultivo, sistema de beneficiamento, armazenamento, grau de torra, moagem, preparação, qualidade da água e tipo de cafeteira e os materiais que são fabricadas



Como o café é apreciado por diversos países do mundo

• França: aprecia-se o sabor amargo que a chicória dá ao café

• Áustria: figos secos com café são uma combinação popular. Em Viena, a capital, as casas servem bolos e doces para acompanhar o café com chantilly

• África e Médio Oriente: é comum acentuar o sabor do café com algumas especiarias tais como canela e cardomomo, alho ou gengibre

• Bélgica: o café é servido com um pedaço pequeno de chocolate, colocado na xícara para derreter quando o café é despejado nela

• Itália: o café expresso é servido preto em xícaras pequenas, acompanhadas com tiras de limão

• Grécia: o café é acompanhado por um copo de água gelado

• Cuba: o café bebe-se é servido forte e doce

• Sul da Índia: o café é misturado com açúcar e leite servido com doces

• Alemanha: é servido com leite condensado ou chantilly

• Suíça: adiciona-se ao café um licor, o "kirsch"

• Brasil: é costume servir café preto em pequenas xícaras



Café Expresso:

• A espuma é responsável por proteger os aromas e manter a temperatura do café na xícara, deve ser espessa e produzir um desenho rajado, durando cerca de um minuto e ser capaz de sustentar o peso do açúcar, por alguns instantes.

• Um expresso perfeito tem um creme cor de avelã avermelhada com estrias claro-escuras.

• Só o expresso pode extrair fragrâncias mais escondidas no grão

• Um bom café arábica (mais rica em sabor), natural de origem, recém - torrado

• O tempo de extração deve ser em torno de 20 segundos

• A temperatura ideal da água é de 90 º C

• A pressão da bomba deve ser de 9 atmosferas

• A quantidade de bebida por xícara deve ser de 30 ml



O café no organismo:

A absorção gastrointestinal da cafeína é rápida e completa. A cafeína circula nos fluídos corpóreos e sua concentração atinge o nível mais alto entre 15-45 minutos depois da ingestão. A meia-vida da café nos humanos varia de acordo com a idade, sexo, condição hormonal, ingestão de drogas tabagismo. A cafeína é biologicamente transformada pelo fígado e seus metabólitos são excretados quase que completamente pelo rim e pelo trato urinário. O café pode ser contraindicado para pessoas com patologias como: úlcera, problemas cardíacos e hipertensão.


Efeitos da ingestão de café:

Grande parte do café é constituída por cafeína (substância estimulante poderosa), mas além desta substância existem quase 400 outros componentes nesta bebida. Os efeitos que o café pode causar vão depender do organismo de cada indivíduo, por isso não se pode afirmar que todas as pessoas irão sentir algum tipo de reação. Dentre as reações observadas destacam-se:

• Alterações de humor
• Melhora da capacidade intelectual
• Cefaleia
• Ansiedade
• Insônia
• Distúrbios psiquiátricos

Tanto o cafeinado quanto o descafeinado estimulam a secreção de ácidos no estômago podendo causar diarreia ou promover o peristaltismo intestinal em muitos indivíduos. A cafeína também pode provocar a excreção de cálcio. Em relação às doenças cardiovasculares, existem escassos indícios de perigo, desde que a ingestão de café e cafeína sejam moderadas (menos de 4 a 6 xícaras -50mL- por dia). Inúmeras pesquisas realizadas sobre a cafeína não revelaram nenhum perigo significativo para a saúde decorrente do consumo moderado de café.




Café e Sono

Além de excitante, por conta da célebre cafeína, a bebida produz alguns efeitos curiosos no organismo, principalmente quando se fala da sua relação com o sono. Mas afinal, o café tem mesmo o poder de inibir algumas horas de repouso ou isso já virou um mito?

Pesquisa recente realizada pela Universidade Técnica de Lisboa constatou que o consumo moderado de cafeína – cerca de cinco cafezinhos por dia – pode sim reduzir o período de sono. Inclusive, uma observação significativa do estudo é que, o tempo de repouso diário dos voluntários sob o efeito da substância, foi reduzido em 45 minutos.

Segundo a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, há pessoas, no entanto, que acabam ficando condicionadas e tolerantes aos efeitos da cafeína. “Nestes casos, mesmo que a pessoa imagine que não interfira no tempo de sono, a substância atrapalha, sim, a qualidade do descanso. Por ser excitante, ela aumenta o número de despertares, por isso, aconselhamos sempre evitar toda e qualquer bebida que contenha cafeína em sua fórmula algumas horas antes de dormir”.

Mas, o que fazer para consumir o tão famoso cafezinho e ainda garantir um sono revigorante? Renata explica que, como tudo em excesso não faz bem, é possível conciliar a dosagem moderada de café por dia e, ainda ter um sono de qualidade, levando em consideração algumas dicas:

• Evite o consumo de café, chás ou refrigerantes à base de cola antes de dormir. Estes alimentos contém cafeína e prejudicam o sono. Para se ter uma noção, o tempo de permanência da cafeína no organismo é de aproximadamente oito horas;

• Procure dormir ao menos oito horas por noite. Estas horas fazem com que o organismo realize todas as funções necessárias durante o período noturno, além de proporcionar um descanso merecido;

• Utilize travesseiros adequados ao seu biótipo e de acordo com suas preferências pessoais. O modelo Altura Regulável é um dos mais indicados, pois possuem três camadas internas e possibilitam quatro opções de altura. O travesseiro adequado e com tratamento anti-ácaro ajuda a prevenir problemas de coluna, evitar a transpiração e, até mesmo, acabar com a recorrência de crises alérgicas;

• Tomar um banho morno ajuda a tirar todas as impurezas do corpo acumuladas durante o dia, além de ajudar a refrescar e, principalmente, relaxar;

• Evite refeições pesadas antes de deitar e, sobretudo, alimentos que promovam o aumento dos níveis de insulina (acionando assim o metabolismo). Quanto maior a refeição noturna, maior dificuldade de ingestão e pior o sono;

• Procure dormir em ambientes escuros. A luz prejudica os ciclos biológicos e a produção hormonal, já que, na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, causando uma sensação de cansaço pela manhã;

• Evite distrair-se com outras atividades já estando deitado na cama. Algumas pessoas acreditam que ver TV, por exemplo, até ajuda a adormecer, porém, o que acontece é que o indivíduo não dorme profundamente, despertando vez ou outra.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas