Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

20/11/2006
Diminuição nos índices de gravidez de trigêmeos, quadrigêmeos

É muito comum em tratamentos para engravidar que aconteçam casos de trigêmeos e quadrigêmeos, certo? Pois bem, pensando nisto, uma clínica resolveu investir e divulgar um método diferenciado. A Clinica FGO passou a oferecer recentemente o serviço de Reprodução Humana Assistida usando o método de FIV (Fertilização In Vitro) associada à técnica de ICSI (Injeção Intra-citoplasmática de espermatozóide). Nesse processo o espermatozóide é injetado ativamente dentro do óvulo, provocando a fertilização, ao contrário da FIV convencional, em que o espermatozóide penetra no óvulo por sua própria conta.

O diferencial da Clínica FGO é a redução no número de embriões inseridos na futura mamãe. Na atualidade, com os avanços e difusão das técnicas de cultivo embrionário, podemos obter embriões de excelente qualidade. Quanto maior a qualidade embrionária melhor a chance de implantação. Por isso, a intenção é transferir no máximo dois embriões de excelente qualidade morfológica após 3 dias de cultura in vitro, para pacientes com menos de 35 anos.

O especialista em reprodução humana e gestação múltipla, Dr. Flávio Garcia de Oliveira, ressalta: “ queremos prestar um serviço personalizado de forma a transferir o menor número de embriões possível em cada caso, pois nos preocupamos com a qualidade de vida futura do casal e dos filhos. Sabe-se que a qualidade de vida e de relacionamento entre pais e filhos é inversamente proporcional ao número de filhos concomitantes. Dados de pesquisas recentes mostram que o índice de separações entre casais é maior naqueles que são pais de múltiplos. Além disso, a incidência de prematuridade e suas seqüelas (deficiência mental e distúrbios respiratórios) é 10 a 20 vezes maior em bebês nascidos de gestações triplas e quádruplas. Assim queremos assumir o compromisso de oferecer ao casal maior chance de ter um só filho, talvez dois. A intenção é evitar trigêmeos, quadrigêmeos e outros múltiplos de maior ordem”.

Evitar a gravidez múltipla também ajuda a mulher a conseguir manter a estética corporal. Sabe-se que aumentou consideravelmente o índice de cirurgias plásticas abdominais em decorrência do excesso de distensão abdominal durante essas gestações multifetais. Pode-se também diminuir o risco de perda de massa óssea (osteoporose) que acontece com essas grávidas, pois impreterivelmente elas necessitam repouso prolongado durante pelo menos uma fase da gravidez. “O resultado de uma gestação única é muito mais positivo”, é o que diz o membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana e Climatério, Dr. Flávio.

É usada a mais moderna e eficiente técnica de reprodução assistida e procedimento de ponta na escolha do melhor embrião, na qual hoje o Dr. Flávio Garcia de Oliveira é médico de referência, devido as suas intensas pesquisas focam principalmente a aplicação e otimização de técnicas para diagnóstico de infertilidade, atendimento à gravidez de alto risco e a falha reprodutiva, sendo publicadas inclusive em revistas nos EUA e na Europa.

Segundo o Dr. Flávio Garcia de Oliveira da Clínica FGO, o pré-natal após a gravidez por fertilização “IN VITRO” também requer uma atenção toda especial da paciente. Muitas mulheres que se submetem à FIV ou indução da ovulação são portadoras de certas anomalias que podem atrapalhar o desenvolvimento do embrião. Dessa forma, a rotina de consultas e de exames é um pouco diferente da rotina habitual. Aconselham-se consultas obstétricas no mínimo quinzenais até a 28ª semana de gestação. A partir daí até o término da gravidez as consultas passam a ser semanais e às vezes 2 a 3 vezes por semana, dependendo do risco gestacional associado.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas