Novidades
Carnaval 2008: ainda dá tempo para se preparar

A festa popular mais esperada do ano está chegando e, com alguns cuidados e ajuda especializada, ainda dá para fazer bonito na hora de vestir o biquíni.

Quer evitar sustos diante do espelho? Então comece agora a prestar atenção a seu corpo. Com força de vontade e auxílio da medicina estética, é possível eliminar, ou pelo menos amenizar, problemas que infernizam muita gente, como celulite, flacidez e quilinhos a mais. Quem garante é o endocrinologista e diretor do Centro de Estudos de Pós-Graduação da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Dr. Wilmar Jorge Accursio.

O primeiro a se observar são as medidas. Dr. Accursio explica que, na hora de perder os quilos extras, é preciso orientação e paciência. Mais importante do que perder peso rapidamente lembra, é manter esta perda a longo prazo. "O Consenso Latino-Americano de Obesidade recomenda uma perda média de no máximo quatro quilos por mês, a não ser para grandes obesos", conta o especialista, ressaltando que bom senso é fundamental também na hora de se avaliar qual o peso ideal. "Há inúmeras tabelas e nenhuma tem a verdade absoluta, pois cada pessoa tem seu próprio ideal de bem-estar e aparência. Peso saudável é aquele que, para determinada pessoa, não causa problemas de saúde nem problemas psicológicos e pode ser mantido com relativa facilidade por longo prazo".

Há, porém, gorduras localizadas que não desaparecem por mais que se malhe e se emagreça. O uso de pílulas anticoncepcionais, gravidez, menopausa e alimentação errada são alguns fatores decisivos para que elas apareçam, assim como estar acima do peso, não praticar exercícios físicos e ter má postura. Eliminá-los pode ajudar, assim como apelar para a tecnologia e os tratamentos disponíveis em clínicas de estética.

Dr. Accursio explica que hoje há diversos aparelhos e procedimentos que auxiliam na obtenção de uma silhueta mais esguia e saudável. A primeira é a lipoplastia, ou lipoaspiração, que aspira gorduras nas mais diversas áreas do corpo: da face ao abdômen, das nádegas aos joelhos. Já a drenagem linfática auxilia na eliminação de líquidos e a intradermoterapia ajuda a melhorar a circulação e esvaziar células de gordura, por meio de aplicação de substâncias diretamente no local afetado.

A eletromioestimulação, com eletrodos que provocam a contração dos músculos, a eletrolipoforese, que altera células de gordura por corrente elétrica, a endermologia, que promove uma redistribuição de gordura, e o ultra-som também são métodos que contribuem para a boa forma.

Para combater outra inimiga dos biquínis - a celulite, a recomendação também é associar tratamentos. Disfunção crônica das células gordurosas, ela causa má circulação e rompimento das fibras de colágeno e elastina, que dão firmeza e sustentação à pele. É um problema que atinge 90% das mulheres em alguma fase da vida e surge por várias causas, incluindo fatores nutricionais e hormonais, sedentarismo e fumo. Segundo o Dr. Accursio, entre as armas para atacar a celulite, estão cremes, injeções dérmicas, exposição ao calor de raios infravermelhos e procedimentos terapêuticos, como eletrolipólise, endermologia, ultra-som e drenagem linfática.

Ao falar de verão, também não se pode esquecer da proteção solar. "O sol é benéfico ao ser humano porque ativa a circulação e estimula a produção de vitamina D, essencial na calcificação óssea. Mas, se a exposição for excessiva e descuidada, pode provocar queimaduras, manchas e desidratação e trazer danos irreversíveis que só são percebidos a longo prazo", alerta Dr. Accursio.

Quanto maior o número de exposições ao sol, por exemplo, sobretudo durante a infância e adolescência, mais cresce a possibilidade de desenvolvimento de câncer de pele na idade adulta. Por isso, a dica é: quanto mais sensível e clara for a pele, maior deverá ser o fator de proteção solar (FPS) utilizado. "Faça do sol seu aliado! Pele bem cuidada é pele jovem e bonita", resume o especialista.

Wilmar Accursio – médico endocrinologista e nutrologista, formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. É Diretor do Centro de Estudos de Pós-Graduação da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Presidente da Sociedade Brasileira para Estudo do Envelhecimento (SOBRAE) e Presidente do IV Congresso Internacional de Antienvelhecimento realizado em São Paulo em 2007.




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas