Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


Aprenda como sair de férias se preocupações!

23/09/2014


A visão "chefe", que deveria ser líder e liderado, que ainda é chamado de "empregado" é algo obsoleto, partindo inclusive das antigas definições. Hoje, o que existe é uma relação de parceria. O papel do líder é desenvolver o potencial das pessoas, contribuindo para o seu alto desempenho de forma sustentável. No entanto, primeiro é preciso repensar o seu estilo de liderança, transformar comportamentos e gerar novos estados emocionais em si e nos outros.

"O líder aprendeu a ser um executor: fazer. Agora, o líder precisa criar estratégias e envolver seu pessoal", diz Flávia Lippi, Colunista do Portal Sentir, transformadora, master coach e diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi (leia as colunas dela, clicando aqui) .

De acordo com uma pesquisa realizada pela professora Betania Tanure, da Fundação Dom Cabral, escola para executivos em Belo Horizonte, muitos profissionais do alto escalão não conseguem ficar longe do trabalho. De mil executivos entrevistados no Brasil, 30% declararam não tirar férias há três anos ou mais. Entre aqueles que param para descansar, 50% tiram, em média, apenas dez dias de férias por ano.



Nos Estados Unidos, não é diferente. Em um levantamento realizado com 2 mil executivos americanos pela Hudson, multinacional do ramo de recrutamento, 24% afirmaram não ter saído de férias em 2006. O estudo revela também que 37% não costumam tirar os 20 dias de férias, que têm direito. E, 14% costumam tirar menos de uma semana de férias por ano. Mesmo quem consegue sair do escritório não consegue, muitas vezes, se desligar. Durante as férias, usam seus laptops, telefones celulares e smartphones - os celulares com acesso à internet e aos e-mails - para se comunicarem com clientes ou cobrarem tarefas e relatórios dos subordinados.

“Em primeiro lugar, é preciso entender que a capacidade de ser produtivo está diretamente relacionada à sua capacidade de se equilibrar. Ou seja, se você está em um estresse constante, tende a perder performance e, muitas vezes, nem se dará conta disso. Se esse ciclo não for interrompido (com férias, por exemplo) você poderá sentir os sintomas no corpo (gripes, gastrites, dores de cabeça, etc.) ou no resultado do trabalho (esquecimentos, erros, etc.). Todos precisamos de férias em algum momento,” explica Christian Barbosa - especialista em administração de tempo e produtividade, fundador da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo.

Quando se fala “férias”, não significa, necessariamente, usufruir 30 dias conforme o padrão, pode ser alguns dias apenas, o importante será a qualidade desse período. Isso depende de cada pessoa. Porém, se você não pode tirar férias, alguma coisa está errada na empresa. Até médico, vendedores autônomos e profissionais agitados tiram férias.

Segundo a pesquisa da Hudson, 39% dos entrevistados checam e-mails de trabalho quase todos os dias das férias. Com o intuito de auxiliar os workaholics a largarem esse vício, alguns hotéis no Caribe e nos Estados Unidos estão impedindo que seus hóspedes usem aparelhos eletrônicos na estada. Na unidade de Chicago da rede Sheraton, os hóspedes são obrigados a deixar laptops e smartphones trancados num cofre. No resort Caneel Bay, nas Ilhas Virgens Americanas, há um sistema que bloqueia o sinal dos celulares. A regra é clara: quem burlá-la é transferido imediatamente para outro hotel do complexo.

Diversos executivos afirmam que não conseguem tirar férias ou que precisam trabalhar durante o período de descanso, por causa do excesso de trabalho. "Isso tem muito mais a ver com o ego e as frustrações pessoais de cada indivíduo do que com a quantidade de obrigações reais. Segundo Marcos Piccini, do Hay Group (consultoria internacional especializada na área de recursos humanos) os executivos creem que são insubstituíveis e que a companhia entrará em crise caso eles estejam ausentes. E isso não é verdade", esclarece Flávia Lippi.


Veja alguns pontos que Christian Barbosa sugere para você revisar e tornar esse período possível:

1 – Crie Processos – Muitos gestores não conseguem sair de férias porque tudo está centralizado com eles, o “como fazer” quando algo acontece é sempre “personalizado” e está apenas na mente do gestor. Se este é seu caso, seu trabalho é transformar as pequenas dúvidas ou procedimentos do dia-a-dia, em processos documentados e devidamente publicados;

2 – Tenha Pessoas Chave – O papel do líder é criar sucessores, ou fica impossível de você subir na empresa ou de pelo menos poder tirar férias. A época do “monarca soberano” na empresa acabou. É necessário investir em pessoas, em treinamento, em conhecimento para priorizar as atividades. Sentem e definam as prioridades, para que, durante o período de férias, tudo continue bem;

3 – Utilize períodos de feriado – Evite tirar férias quando todo mundo tira. Analise os períodos sazonais do seu negócio e/ou empresa e aproveitar este momento para sua saída;

4 – E-mail nas férias? – Mesmo quem é viciado em tecnologia, quando está de férias, deve procurar ver e-mails apenas a cada dois dias, em geral à noite, vendo TV ou depois das crianças dormirem. Desliguem seus smartphones também. Assim, você consegue se desligar completamente da empresa. Se algo urgente acontecer, poderão te ligar, por isso fique tranquilo. Todos os e-mails que você respondeu e que ficaram dependentes aguardando alguma posição sua já devem te ajudar a pensar em como você pode delegar ou automatizar o processo. Tudo é aprendizado.

Férias ou períodos mais curtos de descanso são essenciais para ajudar você e a sua empresa a crescerem. Além disso, você traz ideias novas, arejadas e disposição para colocá-las em prática. Não seja negligente com você, da próxima vez que pensar em férias, leve esse assunto muito a sério. Será bom para todo mundo!






Quer ver mais sobre este assunto e COMPORTAMENTO?

1) Como ser um líder e estar sempre motivado com Nilson Redis Caldeira

2) Transformação Humana com Flavia Lippi

3) Mais Consciência, com Vania Bueno





Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas