Beleza
Toxina Botulínica, por que, quando e como usar?

O uso da toxina botulínica para o tratamento de rugas tornou-se popular nos últimos anos. Por mais que apareçam novas tecnologias destinadas a esse fim, a aplicação da toxina ainda é a campeã dos procedimentos em consultórios dermatológicos

De acordo com a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Carolina Marçon, o uso da toxina botulínica é uma alternativa eficiente para eliminar rugas. “Por meio do relaxamento de músculos específicos, a toxina complementa ou substitui algumas técnicas tradicionais para a eliminação ou melhoria de rugas de expressão. É um procedimento seguro e pouco doloroso e o resultado final dependerá da técnica, habilidade e experiência do medico, envolvendo desde a avaliação da face do paciente até a dosagem e pontos onde será aplicada a substância.”

O início da ação da toxina botulínica se dá após 48 horas do procedimento, atingindo o resultado máximo em até 15 dias. O músculo reage com relaxamento, sem mudança na sensibilidade cutânea. Uma aplicação bem dosada proporciona um efeito jovem e natural. Porém, Dra. Carolina adverte: deve ser evitada em locais onde a musculatura tem funções fisiológicas, como na área da boca. E, mais, a toxina colocada em excesso e de forma inadequada pode levar à mudança da expressão do rosto e determinar uma aparência artificial.

“A toxina botulínica é um modo eficaz de prevenir e tratar rugas, como aquelas entre as sobrancelhas e na fronte e ao redor dos olhos, pois são rugas causadas pela contração repetida de músculos que ficam abaixo da pele. Conforme o músculo contrai, ele repuxa a pele que o recobre e, com o tempo, isso deixa marcas. Sob a ação da toxina, os músculos ficam paralisados. Assim, a marca na pele suaviza e não se acentua mais”, afirma a dermatologista.



A médica explica que a idade para começar o uso da toxina varia e, a partir do momento em que as rugas aparecem, vale a pena investir no tratamento. “Dependendo da idade e das alterações cutâneas de cada paciente, os resultados podem ser complementados e potencializados com outras técnicas, como preenchimento, peelings, luz intensa pulsada e laser.”

Já o cirurgião plástico Maurício de Maio, especialista em técnicas minimamente invasivas, dá algumas dicas muito utilizadas pelas modelos com a toxina botulínica e que facilitam os cuidados com o corpo e rosto. São cuidados simples que fazem a diferença! Confira:


• Olhar sedutor –
A aplicação de toxina botulínica, ou Botox®, como é mais conhecido, é ideal para levantar as sobrancelhas e promover um olhar mais altivo durante o desfile. O tratamento é rápido e praticamente não deixa sinais.


• Nariz arrebitado –
Procedimento frequente no exterior, principalmente no meio artístico, a aplicação de ácido hialurônico ou do Botox® arrebita a ponta do nariz e, consequentemente, deixa o rosto mais elegante não só para o desfile, como também para as sessões de fotos comuns entre as modelos.


• Boca sensual –
O ácido hialurônico também pode ser aplicado ao redor dos lábios, deixando-os mais definidos e sensuais.


• Sem suor –
É possível evitar o suor excessivo mesmo com um ritmo de desfiles acelerado e estressante. A aplicação de toxina botulínica pode acabar com os problemas de hiperidrose que, além de incômodos, podem causar mau cheiro.


Dra. Carolina ressalta também uma outra indicação bastante eficaz da toxina botulínica: no tratamento da hiperidrose (suor excessivo). Assim, pessoas com excesso de suor em regiões palmares, plantares e axilares - onde as glândulas sudoríparas estão concentradas - podem se beneficiar da toxina melhorando sua qualidade de vida. “A toxina botulínica bloqueia temporariamente a ação da glândula sudorípara, resolvendo a questão por alguns meses."

Para os interessados que pretendem fazer uso da toxina, ou mesmo para quem já se trata com ela, a dermatologista alerta para alguns cuidados, como tratamentos extremamente baratos (toxina botulínica é cara), aplicações em salão de beleza e clínicas de estética e aplicação da toxina por profissionais que não são médicos.



Veja mais sobre BELEZA em:

1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches

4) Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Rodrigo Gimenez


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas